Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Cadeia de óleos vegetais é exemplo de sucesso para bioeconomia na Amazônia

Marca coletiva Inatú Amazônia comercializa produtos florestais amazônicos.

Por UP Comunicação Inteligente,
sábado, 4 de setembro de 2021
 
 
 

Cadeia de óleos vegetais é exemplo de sucesso para  bioeconomia na Amazônia
Óleos Vegetais / Acervo / IDESAM

Marca coletiva Inatú Amazônia comercializa produtos florestais amazônicos para grandes empresas do mercado nacional


O extrativismo sustentável representa geração de renda e trabalho para milhares de ribeirinhos em comunidades e unidades de conservação na Amazônia. Apesar dos desafios de logística envolvendo o beneficiamento e transporte, causados pelas características próprias da região, a cadeia de óleos vegetais é um exemplo de sucesso da bioeconomia amazônica. É o caso da marca coletiva Inatú Amazônia, que comercializa produtos florestais amazônicos e beneficia 2 mil pessoas.

A Inatú Amazônia é fruto do projeto Cidade Florestais, iniciativa coordenada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) com financiamento pelo Fundo Amazônia/BNDES. Desde 2018, o projeto fomenta a produção e a comercialização de óleos vegetais, com foco em gestão e na melhoria das condições de trabalho e de vida dos extrativistas. São 14 associações integrantes do projeto pela iniciativa, localizadas na região dos municípios de Lábrea, Silves, Carauari, Apuí e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã.

De 2019 para cá, as associações comercializaram 50 toneladas de óleos vegetais, com receita de R$ 2,07 milhões. De acordo com o gerente do Idesam e responsável pelo projeto, André Vianna, a marca Inatú Amazônia pode render até R$2 milhões por ano. “Isso demonstra o potencial dos negócios sustentáveis, que respeitam a floresta, e o impacto positivo que eles têm na realidade das comunidades que têm no extrativismo sua fonte de renda”, diz o gerente.

A marca coletiva é administrada pelas associações extrativistas. No catálogo da Inatú Amazônia há opções de óleo vegetal de café verde, óleo de copaíba, óleo essencial de breu e óleo de andiroba. Juntas, as associações já fornecem produtos para grandes empresas nacionais e transacionais. Todo esse trabalho foi fomentado pelo Cidades Florestais, que investiu em infraestrutura e equipamentos para os extrativistas.

“Construímos duas miniusinas de óleos vegetais e apoiamos outras três existentes. Foram adquiridos máquinas e equipamentos, como quebradores, destiladores, filtros prensas e secadores para ampliar a capacidade de produção”, informa André. Desse modo, as associações têm capacidade de processar  três toneladas por mês de óleos fixos (gorduras, óleos e manteigas) e até 90 litros de óleos essenciais.


Seminário

O projeto Cidades Florestais teve seu encerramento em 2020  e, para apresentar os resultados desses dois anos de trabalho em parceria com as comunidades, o Idesam realizará o II Manejar – Seminário de Produção Florestal Familiar e Comunitária do Amazonas. O evento acontece nos dias 14 e 15 de setembro, totalmente online com transmissão pelo canal do Idesam no Youtube.

“O II Manejar será o encerramento de um ciclo que iniciou em 2018. Vamos mostrar os resultados, desafios e inovações promovidos no âmbito do projeto. Assim, novas iniciativas poderão ter na marca Inatú uma fonte de inspiração e indicador de sucesso, ao mesmo tempo que preparam seus negócios de acordo com os desafios que forem apontados”, compartilha André Vianna.

O seminário também discutirá as demandas de melhorias em políticas públicas para o desenvolvimento das organizações comunitárias e de suas cadeias produtivas florestais. A programação completa e como se inscrever podem ser encontrados no site do evento: www.manejar.org.br.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024