Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Ação de limpeza recolhe mais de 2 toneladas de resíduos do igarapé Tarumã-Açu

A primeira ação de limpeza do projeto Plástico Zero nos Igarapés de Manaus.

Por UP Comunicação Inteligente,
sábado, 11 de setembro de 2021
 
 
 

Ação de limpeza recolhe mais de 2 toneladas de resíduos do igarapé Tarumã-Açu
Plástico Zero nos Igarapés de Manaus. / Divulgação.

A primeira ação de limpeza do projeto ‘Plástico Zero nos Igarapés de Manaus’, uma iniciativa da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Coca-Cola Brasil e Grupo Simões para redução da poluição por resíduos plásticos nos cursos d’água da capital amazonense, aconteceu no último final de semana com o apoio de 75 voluntários. Juntos, eles recolheram duas toneladas de resíduos do igarapé Tarumã-Açu, situado na Zona Oeste da cidade.

A atividade foi realizada em parceria com voluntários dos projetos Remada Ambiental e Igarapés Limpos, além de colaboradores do Grupo Simões. Os resíduos foram recolhidos com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e destinados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, que fez a limpeza, reaproveitamento e descarte correto do plástico.

O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, destaca que o projeto Plástico Zero nos Igarapés de Manaus é uma iniciativa inédita e representa um passo importante na busca de soluções sustentáveis para a questão da poluição fluvial na Amazônia.

“Acreditamos que esta ação é apenas o primeiro passo para ajudar na recuperação e na conservação das bacias fluviais no Amazonas. A Coca-Cola Brasil atua há 30 anos no estado investindo no desenvolvimento local e a parceria com a FAS faz parte desse histórico”, afirma.

O projeto visa a criação de um modelo de construção participativa, alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo a supervisora da agenda de Cidades Sustentáveis da FAS, Cristine Rescarolli, o projeto terá três frentes. A primeira é a de mapeamento de soluções inovadoras, a nível mundial, para a problemática do descarte incorreto do plástico após o consumo.

“Além de retirar o resíduo plástico do meio ambiente, estas soluções visam a geração de renda para catadores e coletores que atuam no processo de retirada e reciclagem desse material. A ação de limpeza é apenas uma das frentes do projeto, que também envolve o mapeamento de soluções inovadoras para a poluição por plástico e um diagnóstico da população que vive nas regiões mais atingidas por esse problema”, explica Cristine.

A segunda frente será o diagnóstico da realidade da população situada nas áreas da Marina do Davi e do Porto de Manaus, regiões que sofrem bastante com a poluição das águas. O objetivo é identificar as características locais e pensar em formas para lidar com os resíduos dessas áreas.

“O intuito é realizar oficinas de educação ambiental voltadas para essas populações, levando a sensibilização em relação ao descarte correto dos resíduos sólidos”, completa a supervisora. As oficinas ocorrerão entre setembro e outubro, com atividades de sensibilização.

O Grupo Simões, engarrafador da Coca-Cola Brasil, além de possuir uma marca própria de água mineral, a Belágua, também participou da ação de limpeza. Segundo o diretor geral de Bebidas, Lucas Simões, é essencial apoiar ações como o projeto “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus. “Acreditamos nessa iniciativa pela oportunidade de levarmos a coletividade à reflexão acerca da problemática do descarte e destinação de resíduos. Ações como essas contribuem com a conscientização e quem sabe futuramente, na melhoria desse cenário".

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024