Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


A utilização da goma xantana nos alimentos



Por Luiz Affonso Mehl,
segunda-feira, 20 de setembro de 2021
 
 
 

A utilização da goma xantana nos alimentos
Uso da Goma Xantana / Divulgação.

Muito utilizada pela indústria farmacêutica e pela gastronomia, a goma xantana é um aditivo que muita gente comum provavelmente nunca ouviu falar, mas que, sem saber, consome quase todo dia. Como assim?

A goma xantana, assim como tantos outros aditivos alimentares, faz parte da culinária gastronômica brasileira diária.

É, basicamente, um polissacarídeo natural fermentado pela bactéria Xanthomonas campestris. Após o processo de fermentação natural desta bactéria, ele se torna um caldo viscoso parecido com uma goma e, depois de ser solidificado com adição de álcool, é transformado em pó.

Para que serve a goma xantana?

Após passar por todo o processo de fermentação, solidificação e transformação em pó, a goma xantana é acrescentada a um líquido que ao ser dispersado cria uma solução viscosa estável. Isso torna o produto um ótimo agente para espessamento e estabilização de muitos tipos de produtos.

Muito utilizada na indústria farmacêutica, a goma xantana pode ser usada com espessante ou estabilizador.

Pode melhorar tanto a consistência quanto o sabor do produto. Além disso, a adição da goma pode aumentar o prazo de validade dos produtos e até mesmo a aparência, muito útil para artigos que são usados na gastronomia.

Usada mais na culinária isenta de glúten, pois aumenta a elasticidade que o produto perde por não usar esse ingrediente que cria maciez em pães e massas.

Origem da goma xantana

Descoberto pelos cientistas em 1963, desde então tem sido pesquisado e garantido como um produto seguro. Assim, o FDA (Food and Drug Administration, departamento similar à Anvisa internacional) aprovou seu uso e criou nenhum impedimento quanto à quantidade que algum produto precisa conter.

Porém, mesmo sendo sintetizada em laboratório, é uma fibra solúvel que o corpo não é capaz de fazer a decomposição. Ao invés disso, ela se transforma em uma substância gelatinosa dentro do sistema digestivo do corpo humano retardando a digestão. O alimento não oferece nenhum tipo de calorias e nutrientes para o organismo.

Quais produtos alimentícios contêm a goma xantana?

Dentre os produtos da indústria farmacêutica e gastronômica que podemos encontrar a goma xantana, encontram-se:

  • Molhos para saladas;
  • Produtos para confeitaria;
  • Sucos de vários tipos de frutas;
  • Vários tipos de sopas;
  • Sorvetes;
  • Xaropes;
  • Produtos alimentícios sem glúten, como pães e massas;
  • Alimentos com baixo teor de gordura.

Produtos para cuidado pessoal
A goma xantana também é muito difundida entre os produtos de higiene e beleza cosmética. A adição da goma xantana permite que esses produtos sejam mais espessos, e ainda mais capazes de fluir mais fácil por seus recipientes. Além de permitir que partes sólidas sejam suspensas em líquidos, facilitando a aplicação desses cosméticos.

Cosméticos que usam goma xantana

  • Creme dentais;
  • Cremes hidratantes corporais;
  • Loções;
  • Xampus e condicionadores.

Produtos industriais
Aplicada também em grandes indústrias, até porque é capaz de suportar diferentes tipos de temperatura e níveis de PH, além de aumentar a aderência de superfícies e engrossar líquidos.

Produtos usados em indústrias

  • Fungicidas;
  • Limpadores de forno;
  • Tintas;
  • Fluidos utilizados na perfuração de petróleo;
  • Adesivos.


Benefícios da goma xantana
Dentre vários benefícios que a goma contém, os principais são a capacidade de diminuir o açúcar no sangue, ótimo para quem tem diabetes e precisa ter uma dieta que diminua o consumo de açúcares.

Acredita-se que ela transforme líquidos no estômago e no intestino delgado em uma composição gelatinosa, retardando o sistema digestivo. Dessa forma, afeta a rapidez com que o açúcar entra na corrente sanguínea, diminuindo os níveis de açúcar no sangue depois de comer.

Pesquisas envolvendo goma xantana
Por ser sintetizada em laboratório por cientistas, foram realizadas várias pesquisas com esse produto. Pesquisadores acompanharam nove homens com diabetes e quatro sem nenhum problema de saúde, foram orientados a consumir um bolo pequeno por dia, durante seis semanas, sem adição de goma, e depois foram orientados a comer 12 bolinhos contendo 12 gramas do ingrediente.

Depois, ao serem avaliados, em jejum, os homens que ingeriram os bolos com goma tinham níveis bem mais baixos de açúcar no sangue.

Outro estudo ainda confirmou em 11 mulheres que os níveis de açúcar no sangue delas eram bem menores entre as que consumiram arroz com adição da goma xantana comparadas às que ingeriram o mesmo produto com ingredientes comuns.

Outros benefícios do uso da goma xantana

  • Menor colesterol;
  • Sensação de saciedade;
  • Melhora da saúde intestinal.

Desvantagens da goma xantana
Um dos únicos efeitos colaterais da goma xantana é que o potencial do ingrediente pode causar em algumas pessoas, uma dor de estômago.

Mas estudos comprovam que existem outros malefícios como:

  • Maior frequência de evacuação;
  • Aumento dos gases;
  • Bactérias intestinais alteradas.

Então, é seguro consumir goma xantana?
Então, sabendo de tudo isso, os alimentos que contêm esse ingrediente são, sim, seguros, já que apresentam cerca de 0,05% a 0,3% de um produto alimentar.

E, uma pessoa consome, em média, 1 grama de goma xantana por dia, quantidade 20 vezes menor do que uma ingestão considerada segura.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024