Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Espetáculo As Aventuras de Matilda – O Musical se despede de Manaus

O musical terá suas últimas sessões no palco do icônico Teatro Amazonas

Por Vivian Oliveira,
quinta-feira, 30 de setembro de 2021
 
 
 

Espetáculo As Aventuras de Matilda – O Musical se despede de Manaus
As Aventuras de Matilda - O Musical / Divulgação / Casa de Artes Trilhares

O musical terá suas últimas sessões no palco do icônico Teatro Amazonas


O Teatro Amazonas foi o cenário cultural escolhido, para as últimas apresentações em Manaus, do   espetáculo “As Aventuras de Matilda – O Musical”, da Cia Trilhares, que acontecerão dia 1 de outubro(seta), em sessões às 16h e 20h. Os ingressos já estão à venda na Casa de Artes Trilhares e na Bilheteria Digital e na bilheteria física do Teatro Amazonas, no Largo São Sebastião – Centro.


“As Aventuras de Matilda – O Musical” marca o primeiro trabalho da Turma de Teatro Musical da Casa de Artes Trilhares, envolvendo mais de 40 profissionais envolvidos no projeto, entre artistas e técnicos. A inédita versão de um dos maiores sucessos da literatura mundial, conta com artistas em formação e profissionais já renomados na cena local, dentre estes as atrizes Dávilla Holanda e Giese Santos e os atores Roque Baroque, Klindson Cruz e Matheus Sabbá.


O diretor geral pontua que a principal reflexão sobre esta obra, e consequentemente sobre esta adaptação, aqui em Manaus, é a inquietação: “Matilda é inquieta, contestadora, corajosa. Mas é importante ressaltar que isso não é o suficiente e esse é um ensinamento para todos nós: não basta apenas querer mudar o meio em que vivemos, nós precisamos buscar conhecimento, ferramentas e nos cercar de pessoas que nos deem suporte na caminhada para a mudança. Matilda encontra isso tudo nos livros, nos amigos e na figura emblemática de uma professora, a Srta. Honey”, argumenta Juca Di Souza.

 
Quem for ao teatro buscando apenas entretenimento vai ter algumas surpresas, como explica o diretor: “Ao mesmo tempo que a obra de Roald Dahl diverte, ela deixa uma forte crítica aos adultos, principalmente aos pais, escancarando situações de desrespeito à criança enquanto indivíduos com personalidades e pontua o autoritarismo, a ausência de diálogo e a alienação das grandes mídias”, destaca.
“O mais absurdo é saber que isso ainda é a realidade de muitas famílias nos dias atuais. Talvez a relação com a televisão não seja mais como o autor descreve em 1988, até porque hoje em dia temos outras ‘telas’ nesta problemática, mas a reflexão acerca dos efeitos causados se mantém viva e preocupante, nos alertando o que Matilda diz do começo ao fim deste espetáculo: que os adultos precisam olhar as crianças com mais atenção, carinho e respeito”, completa Juca.


Voz e Corpo


A produtora Rafaela Margarido explica que este é o maior desafio artístico da Trilhares, desde a criação da companhia: “São muitos artistas envolvidos dentro e fora dos palcos. São várias entradas e saídas no palco, uma grande construção e movimentação cênica, o que nos tomou muitas horas de trabalho na sala de ensaios. Além disso, temos por trás de tudo que será apresentado muitos técnicos envolvidos para que tudo aconteça. Mas ver o resultado final desse processo está sendo recompensador, ainda mais em um ano tão difícil para o setor cultural”.


FICHA TÉCNICA

Elenco
Crianças: Aadrya Pal, Davi Lucas, Ana Aurora Laan, Maria Júlia Persilva, Rhuan Gabriel, Gabriela Nakamura , Alice Frota, Ana Luisa de Oliveira Vasconcelos e Giovana Figueiredo.

Adolescentes: Letícia Marques, Yago Andrade, Iara Back, Davi Ramos, Caio Luís Marques e Bruna Holanda, Isabela Nakamura, Eduarda Sampaio.

Adultos: Matheus Sabbá; Dávilla Holanda; Klindson Cruz; Giese Santos; Gabriela Corrêa; Roque Baroque, Karine Magalhaes e Lukas Macedo.

Equipe Criativa
Direção Geral e Cenografia: Juca Di Souza
Diretora de Cena e Preparadora de Elenco: Dávilla Holanda
Preparador Vocal: Yago Reis
Direção Musical: Yago Reis
Iluminação: Léo Margarido
Direção de Produção: Rafaela Margarido
Produção: Manuel Fagache, Mickaela Raicham e Miqueias Barbosa
Figurinos: Rafaela Margarido, Manuel Fagache e Paula Andrade
Criação Coreográfica: Italo Almeida e Bruna Holanda 

Músicos
Bateria: Jessé Sicsú
Trombone: Luiz Caio Neves
Guitarra: Annison de Oliveira
Piano e teclado: Elton Nogueira
Contrabaixo: Samuel Salgado
--

Curiosidades sobre “As aventuras de  Matilda – O Musical”

1. A montagem faz parte do curso de Teatro Musical da Casa de Artes Trilhares e teve seu início em 2019, onde os alunos puderam conhecer e experimentar em pequenas exercícios alguns dos principais musicais da Broadway, e depois de um longo tempo de estudo de técnica e pesquisa em Teatro Musical foi escolhido “Matilda” em uma adaptação livre para “As aventuras de Matilda, O Musical” como montagem oficial de trabalho do Curso;

2. O elenco é composto por 22 atores e atrizes mesclando entre crianças, adolescentes e adultos que ao todo se alternam em 25 personagens diferentes. Somando-se com as equipes técnicas e criativas e excluindo-se as prestações de serviços externos, diariamente nos ensaios são cerca de 40 pessoas envolvidas diretamente no espetáculo;

3. Toda a pesquisa de Cenografia foi baseada em estudos sobre o “ferro” e a “madeira” e as características destes elementos também fizeram parte da construção de personagens pela direção artística na sala de ensaio;

4. Mesmo com todos os cuidados e testagem prévia, dias antes da estreia em novembro de 2020, três atrizes tiveram que ser afastadas devido a covid-19 e isso fez com que a direção redistribuísse de última hora o elenco, a fim de cobrir as lacunas causadas pelo evento;

5. Todos os diretores/professores têm formação acadêmica completa ou em curso, isto garante um olhar mais atento ao grande número de crianças/adolescentes envolvidos e as questões que surgem ao longo do processo, como modificações no musical, sendo que muitas delas foram sugestões das próprias crianças, e isto deixou o processo com a cara deles, que se sentem pertencentes ao todo. O olhar mais sensível dos diretores específicos e da direção geral foi fundamental para que o processo fluísse de forma saudável para todos os envolvidos no espetáculo.

SERVIÇO

O QUE: “As Aventuras de Matilda - O Musical”

QUANDO: 1º de outubro (sexta), em sessões às 16h e 20h.

ONDE: Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro.

VALORES: R$60 (inteira) e R$30,00 (meia entrada)

PONTOS DE VENDAS:

Para sessão das 16h – vendas na Casa de Artes Trilhares

Para sessão das 20h – vendas na bilheteria do Teatro Amazonas e na Bilheteria Digital: https://www.bilheteriadigital.com/as-aventuras-de-matilda-o-musical-01-10-20h-01-de-outubro

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024