Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Para que serve o chá do Santo Daime?

Esse chá vem sendo usado em mais de 40 países como uma bebida terapêutica e religiosa.

Por Luiz Affonso Mehl,
segunda-feira, 4 de outubro de 2021
 
 
 

Para que serve o chá do Santo Daime?
Chá do Santo Daime / Pixabay.

Você sabe para que serve o chá do Santo Daime?

Primeiramente, vale lembrar que hoje esse chá vem sendo usado em mais de 40 países como uma bebida terapêutica e religiosa.

Inclusive, ele foi um dos temas de uma das pesquisas apresentadas em Águas de Lindóia, interior de São Paulo.

Assim, os pesquisadores participaram da 27.ª Reunião Anual das Sociedades de Biologia Experimental e ali apresentaram suas características terapêuticas.

O estudo foi conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto. No estudo a atividade cerebral de 5 homens e 5 mulheres, em idades de 24 a 48 anos, foi analisada.

Sendo assim, no processo, os voluntários passaram por dois exames de ressonância magnética, antes e depois de 40 minutos da ingestão do chá do Santo Daime.

O grupo de professores que coordenaram a pesquisa relataram que o chá ativa a parte do cérebro ligada à memória e outra ligada a visão.
Por fim, você conhece o chá do Santo Daime? Não muito conhecido, no entanto, amado por seus usuários, abordaremos esse tema em nosso post.

O que é o Santo Daime e seu chá?
Antes de você entender para que serve o chá do Santo Daime, confira um pouco sobre a história.

Inicialmente, direto da Amazônia brasileira, da cidade de Basileia no Acre surgia em 1920 a doutrina espiritual do Santo Daime, seu fundador foi Raimundo Irineu Serra, chamado por seus seguidores de Mestre Irineu.

Sendo assim, Mestre Irineu teve contato pela primeira vez com o chá de ayahuasca, nome matriz do chá do Santo Daime, na Amazônia boliviana, em que ele diz ter visto uma mulher que se dizia ser a Rainha Universal.

A Rainha Universal o mandou fazer uma peregrinação de 8 dias na floresta Amazônica, ao término ela se apresentou como sendo a Virgem Maria.

Portanto, ele foi orientado a espalhar a Palavra de Deus através do chá de ayahuasca. Além disso, essa bebida, de acordo com ele, deveria chamar chá do Santo Daime.

O nome Daime ver do verbo Dar, nos ritos os hinos cantados empregam os termos: dai-me amor, dai-me fé e Dai-me cura.

Por fim, agora que você já sabe de onde surgiu a doutrina e seu chá, entenderá sua composição e seus efeitos.

O chá do Santo Daime e sua composição
Ponto principal do ritual religioso. Seus adeptos dizem que seu efeito amplia a força da consciência, fazendo com que a visão do universo fique mais clara.

Além disso, relatos mencionam que a compreensão de seus problemas durante essa visão é ativada. E mais, de como se libertar de seus efeitos.

Ingerido três vezes durante o ritual. Porém, nem todos podem usar, existe uma restrição para seu consumo.

Na sua composição o chá de Santo Daime ou ayahuasca tem a junção de duas ervas da floresta Amazônica: o cipó-jagube e o arbusto-chacrona.

Para que serve o chá do Santo Daime
Religião
Para aqueles que usam o chá do Santo Daime como parte de um rito religioso, sua funcionalidade é colocar o usuário numa espécie de transe que o faz ter visões.

Essas visões, segundo eles, abrem a mente do indivíduo ajudando a compreender melhor o mundo da ótica de sua própria vida, assim a pessoa consegue vencer seus problemas.

Existem também relatos que ao ingerir o chá ocorreram visões de animais, seres estranhos ou outras aberrações.

Os adeptos dizem que tais visões distorcidas têm relação com o propósito que fez uso do chá, ou seja, deve haver uma junção de objetivos.

Terapêutico
Apesar de seu consumo datar dos anos 1000 a.C., ainda não temos estudos expressivos sobre o chá de ayahuasca ou Santo Daime, mas já tem uma tendência de aproveitamento para tratamento de certos distúrbios psiquiátricos.

No lado da ciência o chá do Santo Daime é composto pelos elementos químicos: N,N - Dimetiltriptamina (DMT); alcaloides B-carbolínicos como a Harmina ou telepentina, harmalina e tetraidro-harmina.

Todos esses componentes se encontram em alta dosagem no chá do Santo Daime.

Ele ativa vários receptores da serotonina, exacerbando inúmeras funções dela – sono, humor, sensação de dor, controle da temperatura, ansiedade e depressão, tudo de uma vez.

Alerta
Em 2016 a Revista Veja associou o chá do Santo Daime a morte de Rian Brito, neto do humorista Chico Anísio. Segundo a reportagem, o rapaz disse que tinha uma missão espiritual e ingeriu o chá.

Portanto, você precisa ter cuidado no uso, considerando que a quantidade ideal não teve divulgação.

Por fim, ainda vale lembrar que estudos até esse momento, não determinaram com exatidão para que serve o chá de Santo Daime.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024