Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Consumidores no Amazonas encontram dificuldades na concessão de justiça gratuita

Amazonenses encontram barreiras judiciais para comprovar dificuldade financeira

Por Rebeca Mota,
segunda-feira, 18 de outubro de 2021
 
 
 

Consumidores no Amazonas encontram dificuldades na concessão de justiça gratuita
Fórum Central dos Juizados Especiais / Divulgação.

Amazonenses encontram 'barreiras judiciais' para comprovar dificuldade financeira

A Constituição Federal de 1988 assegura acesso pleno da justiça a qualquer cidadão. O código do processo civil garante a presunção de veracidade à afirmação de pobreza do cidadão e o Código de Defesa do Consumidor (CDC) reforça a proteção a pessoas de baixa renda. Porém, alguns consumidores do Amazonas encontram dificuldades na concessão de justiça gratuita. Eles encontram ‘barreiras judiciais’ para comprovar dificuldade financeira e com isso não conseguem obter êxito na solicitação de benefícios.

É o caso da consumidora Marinete S. V., que teve seu pedido de acesso à justiça gratuita negado. Segundo a magistrada do caso, “a questão envolvendo a justiça gratuita tem suscitado enormes discussões quanto à extensão do benefício e a forma de sua obtenção. Não se pode olvidar que a garantia ao acesso ao Judiciário é a primazia das liberdades públicas, autêntico direito impostergável e que não pode ficar condicionado ao aparato financeiro do cidadão. Mas, o sistema político e econômico em voga ainda não resultou na eficiência para se garantir o irrestrito acesso dos cidadãos à Justiça, totalmente sem ônus”, conforme a juíza, conforme processo n° 0604700-52.2018.8.04.0001.

Outro caso parecido é o do consumidor José M. P. G., que teve os benefícios da justiça gratuita negado por não ter conseguido provar sua situação de vulnerabilidade, de acordo com o processo n° 0619067-57.2013.8.04.0001.

O Art. 9 da Constituição do Estado do Amazonas diz que “o consumidor tem direito à proteção do Estado e do Município, assegurada a sua defesa, dentre outras formas estabelecidas em lei, por meio de: gratuidade de assistência jurídica, independentemente de situação social e econômica do reclamante; criação de organismos para a defesa do consumidor no âmbito dos Poderes E assistência jurídica, integral e gratuita para o consumidor.

“Taxativo e exigente”

Para o advogado Giacomo Dinelly, o judiciário tem sido taxativo e exigente quanto ao pagamento das custas processuais e do preparo em caso de recurso em juizado especial. “Isso daí tem sido um grande problema, porque na maioria das vezes, o judiciário cria ‘barreiras’, o que dificulta o acesso do autor à justiça”.

O advogado Thiago Coutinho é contra tornar o Estado garantidor universal de tudo e todos, com exceção, segundo ele, de alguns serviços públicos que devem ser irrestritos, como a saúde, por exemplo.

“O que vejo como prejudicial é tornar a exceção em regra, ou seja, em que pese algumas orientações sumulares, principalmente do STJ, é fato que o legislador, quando deu presunção relativa à afirmação de pobreza do usuário, quis flexibilizar o acesso das pessoas ao judiciário. Não vejo com bons olhos quando o judiciário afasta de ofício essa presunção e exige uma comprovação de pobreza por vezes impossível”, ressalta.


Dificuldades

Para Coutinho, o magistrado deveria indeferir o pedido de gratuidade quando se encontra nos autos algo que remeta o entendimento contrário e não exigir, de pronto, uma comprovação além da declaração e comprovante de renda básico.

“Muitos nem sequer têm comprovação de ganhos e gastos. Quantos informais não têm contracheque e moram de favor e não tem uma conta de energia em seu nome, por exemplo”.

Na avaliação do advogado Giacomo, o que poderia ser feito é diminuir a exigência de requisitos como imposto de renda, entre outras coisas. “Apenas a simples declaração de rendimentos e apresentação de contas bancárias com saldo negativo já deveriam ser suficientes para suprimir”.

Ainda para Dinelly, não é que no passado a pessoa teve um imposto de renda alto, que significa que atualmente ela continua com os mesmo status e rendimentos. “Então, seria interessante fazer este contraponto principalmente na hora da apreciação da gratuidade em recurso, porque no primeiro grau já houve o deferimento da gratuidade e, no segundo momento, pode não ter sido muito bem avaliada e seria uma forma limitar cobrando estes custos”.

Outra alternativa apontada pelo advogado seria diminuir o valor. “Às vezes o consumidor está disposto a fazer o pagamento, agora ele não concorda que seja um valor tão alto quanto é cobrado”.

Resposta do TJAM

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) respondeu que o deferimento da justiça gratuita, que passou a ser regulamentada pelo novo Código de Processo Civil, é tratado nos artigos 98 a 102 do CPC, sendo o Juízo competente pelo deferimento ou não da gratuidade, de acordo com a Legislação vigente no País.

“Importante destacar que o Superior Tribunal de Justiça possui jurisprudência afastando a aferição da hipossuficiência com base unicamente em um critério objetivo de renda. Para situações limítrofes, o CPC oferece soluções alternativas à concessão ampla e irrestrita da gratuidade, como o parcelamento de custas (art. 98, 6º) ou a limitação do benefício a específicos atos processuais, ou a simplesmente uma redução no valor das despesas (art. 98, 5º)”, disse o TJAM, em nota.

O TJAM destacou ainda que cabe ao Juízo também ponderar e analisar sobre eventuais abusos de utilização da justiça gratuita, evitando efeitos nocivos sobre todo o sistema. “E ainda, ele pode considerar o princípio constitucional do amplo acesso à Justiça, a fim de assegurar aos jurisdicionados a possibilidade de efetivação dos seus direitos”.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024