Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Educação: impactos da pandemia no aprendizado de crianças e adolescentes

O impacto econômico da pandemia e como isso afeta a educação?

Por Luiz Affonso Mehl,
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
 
 
 

Educação: impactos da pandemia no aprendizado de crianças e adolescentes
Educação: impactos da pandemia. / Canva

Já há alguns anos, mesmo antes do surgimento e do avanço da pandemia de COVID-19 ao redor de todo o mundo, a educação já vem sofrendo grandes impactos, devido a desmontes públicos e a falta de investimento no setor educacional ano após ano.

Contudo, após a chegada da pandemia e seu avanço pelo país, um quadro educacional que já era sensibilizado em diversas regiões, estados e municípios do país, foi ainda mais impactado.

Isso ocorre pois, com a chegada do ensino remoto e da interrupção das aulas presenciais, uma grande parte da sociedade brasileira, oriunda das classes sociais mais vulneráveis, enfrentou enormes dificuldades e desafios para se adaptar a esta realidade.

Apesar de hoje em dia aprender como fazer um sumário no Word é fácil e a maior parte das plataformas usadas no ensino serem super intuitivas, a questão da acessibilidade é um grande empecilho para o acompanhamento das aulas.

Isso porque muitos alunos não possuem uma conexão à Internet estável o suficiente, a ponto de conseguirem acompanhar aulas, ou até computadores e outros equipamentos para o acompanhamento das aulas são caros, hoje em dia.

Pensando neste quadro, hoje vamos juntos entender um pouco mais sobre os impactos que a pandemia proporcionou à educação e como estes impactos foram mais severos em regiões mais desfavorecidas.

 

O impacto econômico da pandemia e como isso afeta a educação?

A primeira coisa que precisamos analisar quando observamos os efeitos colaterais da pandemia em um país economicamente desigual é a questão econômica.

A recessão, por sua vez, faz com que famílias já vulneráveis em questões econômicas se encontrem em uma situação ainda mais grave, sem condições de arcar com uma conexão à Internet, com a aquisição de equipamentos eletrônicos, como celulares e computadores de última geração, que serão responsáveis pelo acompanhamento das aulas e atividades escolares.

Ainda, o preço de diversas commodities e mercadorias subiu demais durante a pandemia. Grande exemplo disso é o aumento nos preços dos combustíveis ao redor de todo o Brasil, que faz com que os gastos básicos dos brasileiros sejam ainda maiores.

 

O comprometimento da alfabetização de crianças

Todos os fatores que tornaram mais difícil o acompanhamento das aulas por crianças e adolescentes vindos de famílias de baixa renda culminaram em um déficit educacional nestes níveis, em panoramas nacionais.

De acordo com especialistas, professores, educadores e pesquisadores, o processo de alfabetização de crianças ao redor de todo o Brasil foi impactado pelo ensino remoto.

Algumas das razões apontadas pelos especialistas para este impacto são:

Dificuldade das crianças se concentrarem foram do ambiente escolar
● Falta de acesso à ferramentas digitais
● Domínio e capacidade de acesso à programas e outros recursos digitais


Logo, de acordo com o relato de vários professores, é possível ver alunos do sétimo ano que não dominam a leitura e a escrita, e até casos de alunos do sexto ano que não conseguem fazer contas básicas de subtração, segundo reportagem publicada na plataforma Agência Mural.

Vários professores também apontam que este momento do aprendizado infanto-juvenil depende bastante do contato entre o professor e o aluno, o que foi também comprometido durante a realidade do ensino remoto.

Com a falta do contato presencial com o professor, outros alunos e assistentes, as crianças passam a depender de uma rede de apoio educacional e pessoal que não existe, visto que a família raramente acompanha o ensino.

 

Vacinação: um prognóstico positivo

Apesar deste quadro social e educacional extremamente engessado devido ao avanço da pandemia, sobretudo em comunidades e municípios carentes, as campanhas de vacinação ao redor do Brasil tendem a auxiliar o retorno da normalidade.

Mediante a vacinação em massa da população, planos de retomada das aulas presenciais e de reabertura gradual do comércio começam a ser traçados, visando restabelecer as condições econômicas e sociais do país.

Portanto, é urgente que o cronograma de vacinação seja completado o quanto antes, pois além de combater o avanço da pandemia e a mortalidade por conta do vírus, a campanha será responsável também por reaquecer a economia através do retorno à normalidade.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024