Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Pesquisa amazonense sobre alimentação de tambaquis é destaque internacional na ONU

Gimbo é o único pesquisador brasileiro selecionado pela agência da ONU.

Por Press Comunicação Estratégica,
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
 
 
 

Pesquisa amazonense sobre alimentação de tambaquis é destaque internacional na ONU
Professor Rodrigo Gimbo e alunas do curso de Aquicultura. / Divulgação.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) selecionou dois artigos científicos do professor do Programa de Pós-graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins, Rodrigo Gimbo, sobre pesquisas e processos para melhoria da alimentação do tambaqui no Amazonas, para publicar na edição anual de sua revista prevista para dezembro.

Gimbo é o único pesquisador brasileiro selecionado pela agência da ONU, sediada em Roma (Itália) e que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza em todo o planeta, para integrar seu anuário ao lado dos trabalhos europeus, da América do Norte e da Ásia.

De acordo com o professor, os artigos são resultantes das pesquisas nos laboratórios da Universidade visando aumentar a produtividade do tambaqui (espécie com maior demanda comercial) nos criadouros locais, a partir do uso e aplicação do pólen e do própolis produzido pelas abelhas sem ferrão da região amazônica como aditivos na alimentação dos peixes.

Ainda segundo Gimbo, as pesquisas realizadas por ele e os alunos do curso indicaram que os tambaquis que utilizaram a nova ração apresentaram melhorias significantes no crescimento, na saúde dos peixes e também na qualidade da carne.

“Isso representa menos uso de antibióticos e outros insumos artificiais, o que representa benefícios diretos para toda a sociedade, uma vez que irá afetar positivamente a qualidade do produto consumido pelas pessoas”, afirmou o professor ao acrescentar que economicamente, a pesquisa representa redução de custos para os grandes e pequenos produtores do estado e o aumento da produtividade, pois os animais são mais saudáveis e menos suscetíveis a perdas.

A reitora da Universidade Nilton Lins, Gisélle Lins Maranhão, destaca que o Programa de Mestrado e Doutorado em Aquicultura desenvolvido pela instituição já formou mais de 100 profissionais altamente qualificados na área e que o reconhecimento da pesquisa em nível internacional representa uma conquista para a Universidade e também para todo o setor educacional e científico do Amazonas.

“É um importante indicador que estamos cumprindo a missão de educar a Amazônia a partir da construção de uma sociedade melhor, sustentável e com base na difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e das pesquisas científicas e tecnológicas geradas na instituição”, ressaltou a reitora.

A pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Universidade, Cleuciliz Santana, acrescenta ainda, que o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e voltadas para a resolução de problemas da cadeia produtiva da aquicultura amazônica é o diferencial do programa de pós-graduação, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024