Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Plano de saúde para funcionários, deve ser o mesmo para todos?



Por Luiz Affonso Mehl,
quarta-feira, 3 de novembro de 2021
 
 
 

Plano de saúde para funcionários, deve ser o mesmo para todos?
Planos de Saúde. / Freepik

No atual mercado de trabalho, o plano de saúde para funcionários passou a ser uma boa ferramenta para as empresas que procuram competitividade no mercado.

Afinal, o oferecimento de convênios traz a sensação de segurança para os colaboradores e para os que estão procurando por boas oportunidades de emprego.

Logo, planos de saúde empresariais não só deixam o colaborador mais confortável de ficar na empresa, como também parte como critério de alguém que está visando um novo emprego.

Nesse meio, acaba sendo comum para o contratante ficar em dúvida se o plano deve ser o mesmo para todo o quadro de funcionários.

Com isso, é necessário pesquisa e estar por dentro do que falam as leis e as agências reguladoras, com a ANS.

Se você está em dúvida quanto ao assunto, continue lendo este texto, pois falaremos sobre como funciona o plano de saúde para colaboradores e suas regras.

A importância de garantir um plano de saúde para funcionários

Como já dissemos, um plano de saúde para funcionários é uma aposta crescente nas empresas para torná-las competitivas.
Dados mostram que eles são contratados por pelo menos 75% dos empreendimentos brasileiros.

Esse dado confirma também um anseio dos trabalhadores do país, visto que 70% dos que estão trabalhando, procuram por planos de saúde.

Os números foram obtidos tanto em empresas de pequeno, médio e grande porte, o que mostra que todos os níveis devem observar o tópico com mais atenção.

Abaixo, listamos os principais motivos que podem levar as empresas a contratarem planos de saúde para seu quadro de colaboradores:

Competitividade diante de outras empresas

Como dissemos ao início do texto, o plano de saúde se tornou uma boa ferramenta para garantir a competitividade entre empresas.

Afinal, com setores disputando por funcionários mais capacitados, começou-se a busca por estratégias alternativas para contratos.

Assim, o plano de saúde passou a ser algo que atrai os possíveis colaboradores mais capacitados e competentes, que buscam por boas instituições para trabalharem.

Visão pública da instituição

Visto o que falamos anteriormente, os planos de saúde para colaboradores se tornaram um bom indicador de instituição.

Essa demonstração da valorização do bem-estar dos funcionários se tornou um bom termômetro para os olhares públicos, já que observam os valores da empresa.

Sendo assim, a imagem de um empreendimento que não conta com um bom plano de saúde empresarial pode ser afetada.

Essa visão não se aplica apenas aos funcionários, como também pode abranger candidatos a futuras vagas, optando por espaços que contam com convênios empresariais.

Por isso, pode haver insatisfação, de perda de funcionários e menos contratações.

Garantia de um bom ambiente

Ressaltando, uma empresa que conta com um bom plano de saúde para seus colaboradores, constrói uma ótima base para criar um bom ambiente.

Funcionários mais confortáveis quanto à sua saúde e de sua família influenciam também no trabalho, o que o torna mais produtivo, fundamental para o crescimento da empresa.

Produtividade crescente

Outro ponto também seria o zelo da empresa para com o funcionário, já que a saúde precisa ser mantida para uma boa produtividade.

Por exemplo, se o colaborador, por questões de saúde, precisar faltar ao seu posto, isso influenciará diretamente a produção da empresa.

Isso se deve não só pela não-presença, mas também pelo fator de espera nas filas da saúde pública, o que pode retardar sua recuperação.

Assim, é preciso assegurar a saúde do colaborador para que ele não precise voltar ao hospital, logo, pense nisso no planejamento da empresa.

 

Os planos de saúde devem ser o mesmo para todos?

É preciso ressaltar que não existe obrigatoriedade das empresas de contratar plano de saúde empresarial.

As obrigatoriedades nascem apenas se a empresa já oferece um convênio a alguns funcionários, assim, existe a extensão para todos para que se evite uma lesão ao princípio da isonomia.

Isto é, a equalização das regras e benefícios que cada um tem por contrato, garantindo que os convênios serão distribuído de forma igualitária.

Sendo assim, as considerações gerais da CLT sobre os planos de saúde são poucas, principalmente na parte de serem integrais ou parciais.

Em conclusão, existe um espaço de negociação entre as partes do empregador e do trabalhador, podendo escolher qual tipo de plano será contratado.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024