Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Startup amazonense que desenvolve projeto de barco voador recebe prêmio do ITA Challenge

A AeroRiver, startup amazonense com seu projeto de um Barco Voador (Ecranoplano).

Por UP Comunicação Inteligente,
quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
 
 
 

Startup amazonense que desenvolve projeto de barco voador recebe prêmio do ITA Challenge
AeroRiver, startup amazonense com seu projeto de um Barco Voador. / Reprodução.

A AeroRiver, startup amazonense com seu projeto de um Barco Voador (Ecranoplano), garantiu o segundo lugar no ITA Challenge, competição que visa difundir a cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade acadêmica. O desafio busca estimular o espírito empreendedor dos alunos e desenvolver suas habilidades em criar, desenvolver e gerir negócios criativos e inovadores em equipe, demonstrando a viabilidade técnica e comercial de suas ideias, aliando o conhecimento teórico ao prático.

A competição é uma iniciativa do Laboratório Aberto CCM-ITA e do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA), e acontece anualmente desde 2013.

Segundo Lucas Guimarães, um dos fundadores da Startup que cursa Doutorado em Engenharia Aeronáutica, a "AeroRiver está projetando um veículo de efeito solo (barco voador) adaptado às condições operacionais do território amazônico. A aeronave terá a capacidade de transporte de 10 passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, com velocidade de cruzeiro em torno de 150 km/h. "A decolagem e pouso serão feitas nos rios, utilizando o casco desenvolvido para esse propósito e pode revolucionar o transporte na Amazônia", disse.

A região Amazônica é extensa em território e a conexão entre as suas cidades é feita majoritariamente pelos rios. O veículo de efeito solo (barco voador) é até 300% mais rápido que as embarcações mais rápidas utilizadas para transporte atualmente na região. A questão da sustentabilidade e do impacto ambiental foram diferenciais apresentados pelo AeroRiver, que fizeram o projeto se destacar na competição.

A busca de soluções para o transporte de cargas e pessoas na Amazônia, cujo principal meio de transporte é o fluvial, pois o transporte aéreo convencional com seu alto custo, rotas limitadas e cada vez mais reduzidas e o transporte rodoviária que prescinde da construção de estradas com alto impacto ambiental à floresta e suas populações, apontam um grande desafio que a AeroRiver se propõe a solucionar com maior eficiência e menor impacto ambiental.

Para Felipe Bortolete, outro fundador da AeroRiver, que é doutorando em Engenharia Aeronáutica, "uma outra grande vantagem desse veículo é a independência sazonal à região, isso quer dizer que ele está pronto para operar até mesmo na época de seca dos rios podendo, portanto, manter a regularidade no transporte de pessoas e cargas de toda a Amazônia, sempre com a mesma velocidade, além de ser 50% mais econômico que as demais aeronaves e além disso dispensa custos elevados de infraestrutura e manutenção de aeroportos, tendo em vista que a sua operação é feita exclusivamente na água totalmente adequada à nossa região".

Para maiores informações sobre o AeroRiver, acesse: https://www.aeroriver.com.br/

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024