Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Livro destaca cineastas mulheres do Amazonas

Estruturado em cinco capítulos, o livro acompanha a história do cinema.

Por Cine Set,
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
 
 
 

Livro destaca cineastas mulheres do Amazonas
Elen Linth entrevista Maria do Rio / Divulgação.

"Olhar Feminino: O Norte na Direção", de Pâmela Eurídice, traz entrevistas com 7 mulheres cineastas do audiovisual amazonense e análises das obras delas.

Trazendo um registro da produção cinematográfica feminina no Amazonas, o livro “Olhar Feminino: O Norte na Direção” será lançado no sábado, dia 18 de dezembro, com uma noite de autógrafos no Casarão de Ideias, localizado na Rua Barroso, no Centro de Manaus, a partir das 19h30. O projeto foi contemplado no Edital de Conexões Culturais de 2019, realizado pela Prefeitura de Manaus.

Escrito por Pâmela Eurídice, a obra busca resgatar o trabalho das diretoras do cinema amazonense, sendo o foco as que estiveram em atividade nos últimos sete anos. Estruturado em cinco capítulos, o livro acompanha a história do cinema, trazendo um panorama geral de como as personagens femininas são projetadas seguido do histórico à atuação feminina no audiovisual amazonense.

O público poderá ainda acompanhar entrevistas com as cineastas locais em atividade – Aline Medeiros, Dheik Praia, Eliana Andrade, Flávia Abtibol, Izis Negreiros, Kátia Brasil, Keila Serruya Sankofa e Michelle Andrews – e as análises de suas produções.

MULHERES EM EVIDÊNCIA

“Olhar Feminino: O Norte na Direção” preenche um espaço na história no cinema local, evidenciando nomes de mulheres ativas em nossa produção e que tem se destacado a nível nacional e internacional com participação em mostras, festivais e rodadas de negócio.

“Enquanto os dados da produção nacional apontam para uma ausência de diretoras não-brancas, o Amazonas segue na contramão, tendo como suas principais realizadoras mulheres pretas, pardas e indígenas. Dessa forma, colocou-se em pauta como as obras destas desmistificam o olhar que há sobre o norte e as mulheres atrás das câmeras”, declarou Pâmela, também integrante do coletivo Elviras e da Abraccine.

NOITE DE LANÇAMENTO

Aberto ao público, o lançamento do livro irá contar com a presença dos integrantes do Cine Set para a noite de autógrafos e coquetel. Cada livro será vendido por R$ 30 na noite do evento.

Após a noite de lançamento,  “Olhar Feminino: O Norte na Direção” estará à venda no site e no Instagram do Cine Set assim como no Casarão de Ideias.

SOBRE A AUTORA

Pâmela Eurídice é jornalista, formada pela Universidade Federal do Amazonas, mestranda no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM) – onde pesquisa sobre mulheres no cinema amazonense, membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do Coletivo Elviras de Mulheres na Crítica Cinematográfica. Participou de duas edições do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (2018 e 2020), apresentou e produziu o podcast Visões Femininas e escreve para o Cine Set.

SOBRE O CINE SET

Site independente de cinema produzido em Manaus desde setembro de 2014 com críticas, notícias, reportagens, listas e artigos sobre cinema amazonense, brasileiro e mundial. Já realizou a cobertura de grandes eventos como os festivais de Cannes, Berlim e Gramado, além do Olhar do Norte, Mostra do Cinema Amazonense, Matapi e Amazonas Film Festival. Entrevistamos nomes como Fernanda Montenegro, Anna Muylaert, Othon Bastos, Lázaro Ramos, Pablo Villaça, entre outros. O Cine Set ainda conta com um canal no YouTube com dois vídeos semanais, podcasts e páginas nas redes sociais.

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do livro “Olhar Feminino: O Norte na Direção”
QUANDO: 18 de Dezembro, das 19h30 às 21h
ONDE: Casarão de Ideias – Rua Barroso, 279, Centro de Manaus
QUANTO: R$ 30 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024