Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Turismo sustentável é tema de curso digital voltado para fortalecer empreendedores

O Laboratório de Turismo é uma das ações para fomentar a retomada econômica do setor na região.

Por UP Comunicação Inteligente,
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
 
 
 

Turismo sustentável é tema de curso digital voltado para fortalecer empreendedores
A retomada econômica do setor na região. / Divulgação.

Iniciativa da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Accor Hotels, o Laboratório de Turismo é uma das ações para fomentar a retomada econômica do setor na região.


A retomada do turismo oferece uma oportunidade para a transformação do setor, com opções de menor impacto ambiental e alinhadas à valorização dos empreendedores e comunidades locais. Com a busca cada vez maior por experiências sustentáveis, autênticas e longe das aglomerações dos centros urbanos, o ecoturismo vem ganhando espaço como uma alternativa ao modelo convencional.

Visando fortalecer o setor na região amazônica, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Accor Hotels, lançou neste mês o projeto Laboratório de Turismo, um curso digital voltado para empreendedores da área. O projeto traz oito aulas que abordam desde conceitos de ecoturismo, desenvolvimento de roteiros, gestão empreendedora e jornada do turista, até a criação de modelos de negócio e uso de ferramentas digitais para venda. O conteúdo já pode ser conferido no YouTube (www.youtube.com/fasamazonia).

Segundo o gerente do Programa de Empreendedorismo da FAS, Wildney Mourão, o projeto foi adaptado para o formato digital devido a impossibilidade de realização presencial imposta pela Covid-19. Além de poder ser acessado por qualquer pessoa por meio da internet, o curso será entregue a empreendedores de comunidades da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro e das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, de Puranga Conquista e do Uatumã, que são apoiadas pela organização.

“Reunimos um grupo de profissionais especialistas nas áreas de turismo, gestão, empreendedorismo, tecnologia e inovação para formatar esse material, para que atenda prioritariamente as comunidades ribeirinhas e indígenas que trabalham com ecoturismo e turismo de base comunitária, mas também universitários, empreendedores, professores e pessoas que querem empreender no segmento”, disse.

Jornada de mercado

O lançamento do Laboratório de Turismo ocorreu durante a primeira edição do podcast "Jornada de Mercado", que tem como proposta estimular diálogos sobre a retomada econômica verde na Amazônia, projetando caminhos, possibilidades e oportunidades para a cadeia produtiva do turismo.

Durante o bate-papo, a analista de Empreendedorismo da FAS, Thaís Oliveira, destacou que o curso foi pensado  para a  realidade e  os desafios dos empreendedores das comunidades onde a organização atua. Na RDS do Uatumã, por exemplo, o turismo de pesca esportiva sustentável é a principal atividade econômica, porém, não pode ser desenvolvido o ano todo em respeito ao período de defeso das espécies.

“A gente percebeu que eles precisavam trabalhar o primeiro semestre do ano com outro tipo de turismo. Pelo potencial e pelos atrativos que a Amazônia oferece na região, identificamos junto com os empreendedores o ecoturismo como alternativa para diversificar a atividade. Então, o primeiro módulo desse grande laboratório que estamos entregando foca no ecoturismo”, afirmou.

O gerente geral do Mercure Hotel Manaus, Rafael Fonseca, contou que, além do curso, o projeto incluiu a realização de um intercâmbio de turismo no hotel, com a participação de cinco empreendedores das RDS do Rio Negro e do Uatumã. Os participantes vivenciaram 30 horas de imersão, aprendendo na prática conteúdos como atendimento ao cliente, gestão de vendas, organização hoteleira, formação de preço, guia de turismo, entre outros.

O resultado foi uma grande troca de conhecimento entre os profissionais que atuam no cenário urbano e quem empreende na floresta. “Foi muito enriquecedor. Eles trouxeram a realidade deles e ambos aprenderam com essa experiência”, ressaltou Fonseca.

Retomada econômica

Personagem de um estudo de caso apresentado no Laboratório de Turismo, o empreendedor de base comunitária Roberto Brito, proprietário da Pousada do Garrido, relatou que a atividade turística foi duramente afetada pela pandemia, gerando perdas sociais e econômicas significativas para as comunidades.

“O impacto foi muito grande. No início, foi gigante e depois tivemos que nos acostumar com essa perda. Porque a atividade turística foi uma das coisas que foram de 100% a zero. A gente que é empreendedor em comunidade se vira como pode”, disse.

A Pousada do Garrido, localizada na comunidade do Tumbira, no município de Iranduba, a aproximadamente 80 quilômetros de Manaus, é um dos 24 empreendimentos turísticos apoiados pelo Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa) da FAS.

Como uma das medidas emergenciais para conter os impactos da pandemia, a FAS promoveu treinamentos e auxiliou na implantação de protocolos de biossegurança para garantir um serviço seguro e alinhado às melhores práticas de prevenção ao novo coronavírus.

Com o avanço da vacinação e redução dos casos e mortes, o cenário atual é bem diferente do vivenciado no ano passado, quando as restrições sanitárias mais rígidas levaram ao fechamento das Unidades de Conservação (UCs). Desde a retomada das atividades, os empreendedores observam um retorno gradativo dos turistas.

De acordo com levantamento da FAS, na região do Baixo Rio Negro, que atua principalmente com o ecoturismo e turismo de base comunitária, a projeção de faturamento do setor neste ano é de mais de R$ 900 mil, que representa um aumento expressivo nessa retomada econômica. Já na RDS do Uatumã, onde o turismo de pesca esportiva sustentável é o grande atrativo, o faturamento deve ser de mais de R$ 2,6 milhões, representando um aumento de quase 80% em relação ao ano passado.

Mesmo diante do avanço, a organização segue trabalhando na busca de caminhos e oportunidades para ajudar as comunidades a superarem os efeitos sofridos. Durante o mês de novembro, foram realizadas visitas técnicas e orientações em 12 empreendimentos de turismo e artesanato da RDS do Rio Negro, com o objetivo de construir um plano de retomada econômica para 2022.

“Buscamos identificar quais são as principais demandas desses pequenos empreendimentos para o ano que vem, de modo que a gente possa construir um plano de ação para atender coletivamente ou individualmente cada negócio, seja com a viabilização de crédito, auxiliando na questão mercadológica ou ainda promovendo qualificação empreendedora”, explicou Wildney Mourão.


Sobre a FAS

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, contribuindo para a conservação da Amazônia. A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024