Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Rede SDSN Amazônia encerra 2021 com eventos digitais, premiação

Para a efetivação de seu trabalho, em 2021 a SDSN Amazônia realizou eventos on-line.

Por UP Comunicação Inteligente,
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
 
 
 

Rede SDSN Amazônia encerra 2021 com eventos digitais, premiação
SDSN Amazônia. / Divulgação.

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) encerra 2021 com articulações, divulgação de projetos de membros, ações importantes de voluntários jovens, realização de eventos on-line e da 4ª edição do Prêmio SDSN Amazônia.

Para a efetivação de seu trabalho, em 2021 a SDSN Amazônia realizou eventos on-line com a participação de especialistas para debater assuntos, como acesso à água limpa e desenvolvimento da biodiversidade, nos bate-papos descontraídos da série “Soluções para a Amazônia”, em formato de café virtual, além de encontros digitais frequentes com membros da rede para debater avanços e atualizações.

No formato virtual, a instituição também promoveu a terceira edição do “Amazon Solutions Day”, que aconteceu paralelamente à 26ª Conferência das Partes (COP26) e abordou temas relacionados ao evento, como políticas públicas, ações climáticas, desmatamento, atuação da sociedade civil, atividades de conservação do meio ambiente, entre outros.

Com o avanço da vacinação e a diminuição dos índices de contaminação da Covid-19, foi possível o retorno dos encontros presenciais seguindo os protocolos de prevenção. Diante disso, a SDSN Amazônia, em parceria com a FAS, a Mariepaua Sustentabilidade, Poranduba Amazônia e Amazon Sustainable Landscapes (ASL), além do apoio da Global Environment Facility (GEF), promoveu o curso “Turismo Comunitário: Intercâmbio Amazônico”, com aulas on-line e uma imersão presencial na comunidade do Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro.

O curso foi realizado com o objetivo de capacitar profissionais do turismo sustentável na região da Pan-Amazônica, promover o intercâmbio de informações e incentivar ações com o retorno responsável do turismo diante da pandemia da Covid-19. Participaram 24 pessoas do Brasil, Peru e Colômbia, que atuam no setor.

Para concretizar soluções viáveis, as pesquisas são necessárias. Em virtude disso, a SDSN Amazônia, em parceria com a SDSN Global, atuou na realização da consulta pública do Painel Científico para a Amazônia (SPA, na sigla em inglês), coordenado pela rede com mais de 200 cientistas, que buscam respostas aos desafios que a região enfrenta.

O primeiro Relatório de Avaliação da Amazônia do SPA foi divulgado durante a 26ª Conferência das Partes (COP26), apontando pontos de atenção para a situação da Amazônia e a necessidade de mudanças urgentes. O SPA também foi destaque pela atuação de mulheres cientistas no painel internacional, em meio às comemorações do Dia da Mulher e do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.

SDSN Jovem Amazônia

Um pilar importante da SDSN Amazônia é a juventude, que neste ano foi protagonista em várias ações. O grupo de trabalho que reúne jovens voluntários realizou ações importantes em prol da realidade amazônica, como a participação em atividades presenciais de conscientização sobre a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em parceria com a FAS, nas comemorações do Dia do Meio Ambiente, além de atuar no Conselho criativo da Virada Sustentável de Manaus, que trouxe neste ano diversas discussões sobre temas atuais para a Amazônia como água, clima, diversidade, economia circular, entre outros.

Entretanto, um dos maiores destaques do ano foi a realização da 1ª edição brasileira da Conferência Local da Juventude Brasileira sobre Mudança do Clima - LCOY (sigla em inglês para Local Conference of Youth), com uma programação ampla, participação de jovens de todo o país e a elaboração da Declaração da Juventude brasileira sobre questões climáticas e ambientais do Brasil, com relevância internacional.

A realização da LCOY Brasil levou duas das organizadoras do evento, a Coordenadora da SDSN Jovem Amazônia, Gabrielly Lima, e a Supervisora de Educação Ambiental da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e também voluntária no grupo de trabalho de Mudanças Climáticas da SDSN Jovem, Natália Wagner, para a 16ª Conferência da Juventude sobre Mudanças Climática da ONU (COY16) e para a Conferência das Partes (COP26), realizadas em Glasgow, na Escócia. Lá, elas participaram de debates e atividades que abordaram assuntos sobre meio ambiente, educação ambiental e mudanças climáticas, além de levar a visão da juventude amazônica sobre os problemas atuais.

Prêmio SDSN Amazônia

Um dos principais pilares da SDSN Amazônia é fomentar soluções para a região da floresta e não há lugar melhor para encontrá-las do que na própria Amazônia. É justamente essa a ideia central do Prêmio SDSN Amazônia, que em 2021 teve sua quarta edição. Com o tema “Soluções para uma nova bioeconomia Amazônica”, a iniciativa vencedora propõe a utilização de resíduos da indústria pesqueira para a produção de farinhas e gelatinas. O projeto é brasileiro e foi desenvolvido pelos pesquisadores Francisca das Chagas do Amaral Souza e Jaime Paiva Lopes Aguiar, da Coordenação da Sociedade Ambiente e Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA). Os vencedores receberam uma  premiação no valor de R$ 15 mil como incentivo ao projeto.

Plataforma de soluções

Durante todo o ano, a SDSN Amazônia apoia soluções inovadoras, promovendo a visibilidade com a plataforma de soluções, que é um canal para a difusão de novas tecnologias, modelos de negócios e políticas que tenham potencial transformador na região.

Na plataforma on-line, georreferenciada e trilíngue (português, espanhol e inglês) são divulgadas iniciativas promovidas por universidades, centros de pesquisa, fundações, organizações da sociedade civil, entre outras instituições da Bacia Amazônica, que são parceiras ou membros da rede. A ferramenta pode ser acessada através do link: maps.sdsn-amazonia.org.

Sobre a SDSN Amazônia

A SDSN Amazônia é uma rede das Organizações das Nações Unidas (ONU), sob a coordenação da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que desde 2014 atua com mais de 180 organizações e visa integrar os países da Bacia Amazônica, mobilizando universidades, organizações não governamentais, centros de pesquisa, instituições governamentais e privadas, organizações multilaterais e sociedade civil para impulsionar soluções práticas e viáveis para o desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024