Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Moradores da comunidade Coliseu começam a receber água tratada

Mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas.

Por Águas de Manaus,
segunda-feira, 3 de janeiro de 2022
 
 
 

Moradores da comunidade Coliseu começam a receber água tratada
Kamila e Ivete, moradoras do Coliseu. / Divulgação / Águas de Manaus.

Mais de 6 mil pessoas serão beneficiadas após concessionária implantar novo sistema de abastecimento regular na região. Obras vão até o fim de janeiro


“Não preciso mais acordar de madrugada ou passar grande parte do meu dia carregando baldes e garrafas. Posso dormir tranquila, pois sei que terei água em casa na hora que eu abrir a torneira. Isso é uma grande vitória”. A fala da dona de casa Ivete Mura, 55, simboliza o sentimento dos moradores da comunidade Coliseu, na zona Leste de Manaus.  Dona Ivete reside na região desde que a área começou a ser ocupada, há oito anos. Conseguir água sempre foi um problema para quem mora no Coliseu. Por ter nascido de uma ocupação, a infraestrutura do local foi improvisada e os moradores recorriam a fontes irregulares como cacimbas, igarapés e poços artesianos sem padronização para ter o mínimo de água para o consumo.

Nas últimas semanas, parte da comunidade Coliseu passou a receber água tratada em casa, 24h por dia, graças ao novo sistema de abastecimento regular que está sendo implantado pela Águas de Manaus na região. No total, a estrutura conta com 12 quilômetros de tubulações (redes), que serão interligadas ao sistema hidráulico do Jorge Teixeira e aproximadamente 1200 ligações individuais com hidrômetros e cavaletes. Mais de 6 mil pessoas que moram no Coliseu I, II e III estão sendo beneficiadas com a intervenção.

A terceira etapa do Coliseu, onde dona Ivete reside, já está com as obras concluídas e com os moradores sendo cadastrados e se interligando para utilizar água de forma regular. Somente nesta área da comunidade, foram implantados 5 mil metros de novas redes de abastecimento.  As redes implantadas pela Águas de Manaus seguem todos os padrões para que a água possa chegar com qualidade potável até os moradores.

Nas etapas I e II do Coliseu, as obras seguem e tem previsão de serem concluídas até o fim de janeiro. Para isso, uma força tarefa envolvendo 40 colaboradores da concessionária foi montada para atuar exclusivamente no local a partir desta semana, nas diversas frentes de obra que envolvem a implantação de mais 7 mil metros de redes de água.

VITAL – Moradora da aldeia Uka Anamã, que abriga 37 famílias indígenas e fica no assentamento Betel, no Coliseu III, a tuxaua Kamila Mura, 33, disse que a chegada da água tratada representa uma mudança profunda no dia a dia da comunidade. “Nós já estávamos condicionados a dedicar parte do dia atrás de água para nossas atividades, a lavar louças e tomar banho de balde... e isso finalmente está mudando para todos. Eu já consigo e adoro tomar um bom banho de chuveiro no fim do dia (risos).  Sem água não somos nada. Ela é fundamental para nossa vida”, disse Kamila.

Todos os moradores das comunidades Coliseu I, II e III estão sendo cadastrados na Tarifa Manauara, benefício que concede 50% de desconto no valor das faturas. A empresa também está realizando ações para orientar o consumo consciente na comunidade, incentivando o uso correto da água nas atividades diárias.

PROGRAMA + ÁGUAS – As novas redes de água tratada da comunidade Coliseu integram as melhorias promovidas pelo programa “+ Águas”. Através do programa, a concessionária vai investir, até o ano que vem, mais de R$ 105,6 milhões para modernizar e expandir o sistema de abastecimento da cidade.

Assim como o Coliseu, mais de 30 áreas da cidade, entre conjuntos e novos bairros, receberão as obras de criação de infraestrutura de água. Esse trabalho envolve a implantação de mais de 260 km de novas redes de água tratada. “Regularizar o abastecimento de locais como a comunidade Coliseu transformam a realidade de quem mora nestas áreas de expansão recente de Manaus e também trazem melhorias para a cidade como um todo. A água tratada traz saúde, dignidade, qualidade de vida e uma série de benefícios para estas pessoas. E ao investirmos em melhorias, também estamos modernizando o sistema de água de Manaus, reduzindo perdas e trazendo mais eficiência. Todos ganham com esse investimento”, disse Thiago Terada, diretor-presidente da Águas de Manaus.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024