Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Projeções marcam 1 ano da crise de oxigênio em Manaus

Realizada pelo Centro Popular do Audiovisual e Coletivo Difusão, ação “Para que não se esqueça” aconteceu na noite de ontem (13)

Por CPA Centro Popular Audivisual,
sexta-feira, 14 de janeiro de 2022
 
 
 

Projeções marcam 1 ano da crise de oxigênio em Manaus
Centro Popular do Audiovisual e Coletivo Difusão. / Divulgação.

O dia 14 de janeiro de 2021 ficou marcado como o momento de colapso da saúde no Amazonas em decorrência da pandemia de covid-19. Há um ano todos os hospitais de Manaus encontravam-se sem oxigênio para atendimento das pessoas internadas. Faltava este insumo em todo o estado e a empresa produtora não dava mais conta de atender a demanda. Para piorar o cenário: o poder público havia sido informado semanas antes e nada fez. Uma intensa mobilização da sociedade civil buscou compensar o pior da crise, mas muitos perderam a vida. Na noite desta quinta-feira, 13, um grupo de ativistas fez projeções em pontos da cidade para lembrar este grave momento.

Com frases como “Para que não se esqueça” e “Janeiro de 2021 nos deixaram sem respirar” a ação foi realizada em diferentes locais da Zona Norte e da Zona Sul da cidade, atraindo a atenção de pessoas que passavam pelos pontos de projeção.

Além de homenagear as vítimas da tragédia, a ação buscou cobrar a responsabilidade de agentes do poder público que cometeram erros na condução da crise. Para Michelle Andrews, ativista do Coletivo Difusão que coordenou a projeção, a crise do oxigênio é um exemplo de má gestão: “Há um ano o Amazonas enfrentava o pior estágio da pandemia, e a pior face da má gestão pública, é um dever de todos cobrar a responsabilidade daqueles que deveriam ter atuado mas preferiram abraçar o negacionismo”.

A CPI da Covid-19 realizada pelo Senado Federal recomendou o indiciamento do Presidente da República Jair Bolsonaro e do Governador do estado do Amazonas Wilson Lima, para que sejam investigados por diversos crimes, entre eles epidemia com resultado de morte, prevaricação, e o mais grave crimes contra a humanidade. “Existem muitas perguntas sem respostas: Por qual motivo o governo federal não encaminhou as cargas extras de oxigênio no dia em que foram informados do possível déficit ? Por qual motivo a FAB não encaminhou os cilindros arrecadados de forma imediata?”, lamenta Alessandrine Silva, ativista e bacharel em Direito.

A ação “Para que não se esqueça” foi realizada em meio a nova onda de contaminação por Covid-19 que volta a preocupar devido a disseminação da variante Omicron. De acordo com o boletim de quinta (13) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), foram registrados 2.404 novos casos de Covid-19 no estado. A importância da vacinação está evidente nos números dos internos em leitos clínicos, de 121 pacientes não tomaram vacinas e 51 tomaram apenas a primeira dose.

Histórico

O grupo responsável pela ação tem se mobilizado desde o início da pandemia de covid-19 em ações relacionadas a mitigar os efeitos do enfrentamento à doença. Em abril de 2020 o grupo se mobilizou para conseguir materiais de segurança para profissionais da saúde e criação de faixas de conscientização para dispor em bairros da cidade. Em janeiro de 2021, integrantes do grupo se mobilizaram na busca por oxigênio, transporte de cilindros e distribuição de cestas básicas para a população vulnerável. Após o início da vacinação, houve ainda a mobilização para a carona solidária 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024