Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


- Eu Quero Ser o Rio - volta às suas origens

Espetáculo do Grupo Jurubebas circulará em três comunidades ribeirinhas da cidade de Maués, no interior do Amazonas

Por Laynna Feitoza,
quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
 
 
 

- Eu Quero Ser o Rio - volta às suas origens
Espetáculo - Eu Quero Ser O Rio / Malu Dácio

Nossa Senhora de Lurdes Lago do Curuça, Santa Maria do Caiaué e São José do Rio Maués Mirim são as comunidades de Maués por onde a obra do artista Herberth Virgínio passará nos dias 27, 28 e 29 de janeiro. Por meio desta iniciativa, o artista, natural da terra do guaraná, retorna às suas raízes, que deram origem ao espetáculo de teatro-dança "Eu Quero Ser o Rio". A obra integra o projeto de apresentação artística e fotografia "Waranã", estreado às margens do Rio Negro no ano de 2020 e que retorna para esta nova temporada.

O município de Maués, localizado no Baixo Amazonas, é o local onde a narrativa do espetáculo “Eu Quero Ser o Rio” se desenvolve. A história de Herberth Virgínio é atravessada pelos rios Madeira e Maués-Açu, em sua trajetória até a capital amazonense. O discurso poético da obra traz uma perspectiva autobiográfica de um artista com descendência sateré-mawé, pesquisador em teatro e performance, que é parte dos 31% da população manauara vinda do interior e que encontrou diferenças culturais latentes. A partir dessas diferenças, a obra revela a forma como nos relacionamos em sociedade, e em comunidade.

O projeto “Waranã” fará o trajeto inverso: levará o espetáculo de Manaus para Maués. Ao todo, serão três apresentações na cidade que é cenário dessa história comum às pessoas do interior. A peça conta com direção geral de Francis Madson e direção de atores de Viviane Palandi, artistas que também navegaram de seus estados de origem até chegar à capital do Amazonas. A produção da circulação é assinada por Jorge Ribeiro e a produção executiva é de Felipe Maya Jatobá, com fotografias de Raiana Prestes.

“Enxergamos a necessidade de contribuirmos com a difusão das linguagens cênicas em lugares onde o acesso é cada vez mais difícil. As comunidades escolhidas para a realização da circulação pouco conhecem as produções artísticas de seus conterrâneos, e, com este projeto, temos a intenção de abrir espaços para a mudança e perspectiva, apresentando um espetáculo do entre-lugar, de um comunitário que buscou em suas descendências a autenticidade necessária para estabelecer sua presenta no contexto das artes”, afirma Felipe.

"Waranã" é o nome dado pelos sateré ao fruto do guaraná, conhecido por seu potencial energético e que é fonte da renda de parte significativa da população deste município. O projeto leva esse nome por promover a arte maueense para outros lugares, cada vez mais rio adentro. Este projeto foi contemplado pelo prêmio Amazonas Criativo, do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Serviço

O QUÊ: Apresentação do espetáculo "Eu Quero Ser O Rio"

ONDE: Comunidades ribeirinhas de Maués

QUANDO: 27, 28 e 29 de Janeiro

QUANTO: Gratuito

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024