Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


BVRio participa do Encontro Anual do GCF Task Force em Manaus

Durante o evento, foram iniciadas as atividades do projeto Destravando e Alavancando o Desenvolvimento de Baixas Emissões.

Por UP Comunicação Inteligente,
sexta-feira, 18 de março de 2022
 
 
 

BVRio participa do Encontro Anual do GCF Task Force em Manaus
GCF Task Force. / Divulgação.

Novos modelos de desenvolvimento para o futuro do planeta, priorizando a conservação ambiental e respeitando as populações tradicionais, é o foco dos debates que acontecem na 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM).

Nesta sexta, dia 18/03, o Diretor de Florestas e Políticas Públicas da BVRio, Beto Mesquita, participa da mesa de debates sobre “Sistemas Subnacionais de Acesso ao Mercado Voluntário de Carbono”. Esta é uma oportunidade para os estados definirem um modelo de governança cauteloso por parte dos governadores sobre o tipo de obrigação jurisdicional que irão adotar sobre o mercado voluntário de carbono.

Outro tema relevante neste debate é a importância da atuação da iniciativa privada na cadeia de atividades relacionadas aos mercados voluntários de carbono. Para Beto Mesquita, é imprescindível que o sistema de governança dos estados, com as respectivas regulamentações que vierem a ser adotadas, não imponha restrições indevidas aos projetos e iniciativas privadas em curso e não se torne um obstáculo para a atração de novos investimentos privados oriundos do mercado voluntário de carbono.

Durante o evento, foram iniciadas as atividades do projeto ‘Destravando e Alavancando o Desenvolvimento de Baixas Emissões’. Coordenado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), o objetivo deste projeto, que terá atividades nos nove estados da Amazônia Legal, é promover a integração e intercâmbio regionais para adoção de medidas efetivas que resultem na redução e prevenção do desmatamento, habilitando os estados da região para acessarem recursos do mercado de carbono e de redução de emissões. A implementação das ações previstas para o estado de Rondônia será coordenada pela BVRio, designada como parceira executora da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado.

O evento, realizado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), reuniu os governadores do Amazonas, Acre e Amapá, o vice-governador do Mato Grosso, além de cinco governadores de províncias e estados da Colômbia, México, Indonésia e Peru, e mais de 150 lideranças de diversos países.

Ao final da cerimônia de abertura foi assinado um memorando de entendimento entre os nove estados da Amazônia brasileira, que integram o GCF e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que tem o objetivo de engajar esforços para estimular estratégias de conservação florestal.

Além disso, o encontro resultou na elaboração do Plano de Ação de Manaus (MAP, em inglês), documento que norteará a estratégia do GCF nos próximos anos, com foco em encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável de regiões com florestas tropicais, atuando também em questões complexas como as desigualdades sociais.

Nesta sexta-feira, dia 18/03, foram realizados ainda dois painéis, um sobre ‘Finanças e Investimento: Novas oportunidades financeiras para apoiar as jurisdições de Floresta Tropical (mercados de carbono + investimento privado)’ e sobre ‘Governo e Políticas Públicas: Implementação de Governança Inovadora e Política em todo o GCF’.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024