Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Dia das Floresta é marcado com campanha de tiragem de títulos em Manaus

Ato realizado na segunda, 21, recebeu contribuições da ONG Nossas com ações da campanha Cada Voto Conta

Por Gustavo Aguiar,
quinta-feira, 24 de março de 2022
 
 
 

Dia das Floresta é marcado com campanha de tiragem de títulos em Manaus
Cada Voto Conta / Juliana Pesqueiro / Coletivo Projeta

Na última segunda-feira, 21, a Comissão Pastoral da Terra e o Coletivo Projeta Amazônia realizaram uma vigília no Largo de São Sebastião, no Teatro do Amazonas, em Manaus. A ação teve tom de protesto contra a agenda anti-indígena do governo federal, apelos de preservação ambiental e mobilização por maior representatividade em ano eleitoral. No centro de Manaus foram projetadas frases em defesa da floresta amazônica e outros temas de mobilização política.

Além da CTP e do Projeta Amazônia, outras ONGs e entidades fizeram coro às palavras de ordem que criticavam a ausência de medidas protetivas ao meio ambiente do governo federal. A Rede Eclesial Pan-Amazônia (Repam), a ONG Nossas e outros coletivos e influenciadores digitais participaram do ato com pautas projetadas no espaço, reforçando a importância da participação política pela proteção da Amazônia.

A ONG Nossas, através de ações do Minha Manaus e da campanha Cada Voto Conta, participou da vigília com objetivo de conversar com adolescentes que já estão aptos a votar nas eleições de 2022. De acordo com o TSE, até fevereiro deste ano, apenas 13% dos jovens de 16 e 17 anos que podem votar em outubro já emitiram seus títulos. Esta é a menor taxa de participação do grupo desde os anos 1990, quando o direito foi conquistado por eles. São 6 milhões de adolescentes que têm o poder de votar e ajudar a definir os novos representantes políticos para os próximos quatro anos.

“Estamos em ano eleitoral e, de acordo com o TSE, pelo menos 90% dos jovens que têm o poder de votar não exercem esse direito. Sabemos que cada voto tem o poder de mudar os rumos do nosso país, da educação, da saúde e da diminuição de desigualdades. Votos são ações que podem garantir os direitos das juventudes, das mulheres e de outras minorias sociais como comunidades tradicionais, periféricas e pessoas LGBTs. Além disso, os nosso votos também impactam na proteção e no futuro do nosso ambiente, na luta por justiça climática e por uma Amazônia de pé, por isso fazemos tanta questão de que cada um que tenha esse direito, saiba o quão importante e potente é utilize-o”, afirma Karina Penha, coordenadora de mobilizações do Nossas.

Desde abril, a campanha Cada Voto Conta vem mobilizando jovens ativistas a convencer outros adolescentes a tirar o título de eleitor, além de formar uma base engajada e consciente de seus direitos. Com uma plataforma online e contando com um grupo de jovens mobilizadores ativos nas redes sociais e espalhados pelo Brasil, a equipe da campanha pretende auxiliar no processo de emissão desse documento, compartilhando informações e dando suporte para que os interessados superem todos os obstáculos que surgirem no processo. Para que o adolescente esteja apto a votar nas eleições de 2022, ele precisa emitir o documento até o dia 4 de maio.


Mutirão dará prêmios
Como forma de mobilizar e incentivar o público adolescente, a campanha preparou uma ação com cara de videogame, chamada de "Mutirão Cada Voto Conta”. Será uma competição que vai premiar os jovens que conseguirem mobilizar mais pessoas a tirarem o título de eleitor. O participante se inscreve e, com um link próprio, pode incentivar que outros adolescentes façam a emissão do documento antes do prazo final. Entre os prêmios do mutirão estão: um Iphone 12 mini, para o primeiro colocado; um Nintendo Switch + 1 jogo Mario Kart, para o segundo; e um leitor de livros Kindle + R$1 mil reais em vale livros.

As inscrições para o mutirão já estão abertas. Para participar, basta tirar o título de eleitor, se cadastrar no site cadavotoconta.org.br para receber o código de multiplicador da campanha e convencer o maior número de pessoas a tirar o título com seu código. À medida que os participantes conseguirem concluir o processo no TSE, basta pedir que eles se cadastrem no site da campanha usando o código de multiplicador de quem o convenceu. Para participar é preciso que o adolescente tenha entre 16 (completos em 2022) a 18 anos.

Além do mutirão, o site da campanha oferece materiais para que professores, pais e outros jovens possam participar como multiplicadores da ação. Lá é possível acessar um plano de aulas com dinâmicas para incentivar o tema nas escolas, imagens e textos de apoio para compartilhar nas redes sociais, além de um passo-a-passo de como montar uma banca para oferecer informações sobre emissão de títulos de eleitor.
“Queremos trazer cada vez mais jovens para apoiar e se sentir participantes dos processos democráticos que podem transformar o Brasil através do voto. Por isso criamos vários incentivos, além de bate-papos, materiais e parcerias com influencers, coletivos e professores para ampliar o acesso à informação e criar incentivo à nossa campanha e, principalmente, ao voto”, finaliza Karina.

SOBRE NOSSAS:

A Nossas é uma organização sem fins lucrativos comprometida com o fortalecimento da democracia, da justiça social e da igualdade. Há mais de dez anos desenvolvendo projetos, táticas e estratégias de mobilização e solidariedade, ela está presente em todo o território nacional. Foram dezenas de campanhas realizadas na última década, mobilizando e formando redes de ativismo em torno de pautas como a violência de gênero e cor, justiça climática, defesa da democracia, entre outras.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024