Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Cuidados com o veículo para quem vai pegar a estrada no feriado da Páscoa

Todo condutor deve fazer uma revisão geral no veículo, antes de pegar a estrada.

Por Três Comunicação,
terça-feira, 12 de abril de 2022
 
 
 

Cuidados com o veículo para quem vai pegar a estrada no feriado da Páscoa
Se for viajar de carro, abasteça em postos que tenham um controle de segurança nos seus produtos. / Divulgação

Com a aproximação do feriado da Páscoa, há quem já tenha planejado pegar a estrada e aproveitar a folga pelas cidades do interior do estado. Para assegurar que tudo dê certo, é importante também planejar um check-up do veículo que irá conduzir a viagem. A Distribuidora Atem preparou uma lista de cuidados para que seu feriado não se transforme em dor de cabeça.

O engenheiro químico e de segurança do trabalho da Atem, Eliomar Oliveira, ressalta que, independente do trajeto, se longo ou curto, todo condutor deve fazer uma revisão geral no veículo, antes de pegar a estrada, garantindo que o percurso ocorra sem imprevistos indesejáveis que impactem em sua segurança ou em seu bolso.

Confira os itens mais importantes em uma revisão geral:

Pneus
Entre as condições mais importantes do check-up do veículo está a avaliação das condições dos pneus, incluindo aí, o estepe. “É muito importante a pessoa verificar a condição do pneu antes de começar a viagem”, explica o engenheiro químico e de segurança da Atem, Eliomar Oliveira, destacando também a calibragem do pneu, que deve respeitar a pressão indicada pelo manual do veículo e que está orientada no batente da porta do motorista. “Pneus calibrados reduzem o atrito do carro com o solo e isto também ajuda na eficiência do contato do pneu com o asfalto, gerando economia de combustível”, ressalta Oliveira.

Combustível 
Verificar o percurso e quantos quilômetros são de viagem, ajudam na programação do combustível e também no seu bolso. “Vale lembrar que abastecer em postos que possuam um controle de segurança nos seus produtos, contribui para garantia de uma boa viagem”, explica o engenheiro químico e de segurança.

A Distribuidora Atem mantém equipe de engenheiros químicos e químicos que atuam no controle de qualidade com visitas sistemáticas e planejadas que orientam os postos bandeirados sobre a qualidade e segurança dos combustíveis. Caso tenha uma dúvida, procure um especialista da Atem para orientação.

Gasolina comum ou aditivada?
A diferença entre a gasolina comum e a aditivada está no aditivo que tem função detergente dispersante e contribui para a limpeza. De acordo com Eliomar Oliveira, é importante evitar abastecer com pouca gasolina aditivada. “Quando for abastecer com aditivada, procure colocar no mínimo meio tanque; se colocar menos, corre o risco de ser somente realizada a primeira parte da função que remove a sujeira”, alerta.

E se o carro for uma pick-up?
Se o seu carro for uma pick-up, Eliomar Oliveira pede para que o condutor preste atenção no combustível que o fabricante indica. No caso de carros fabricados a partir de 2012, o uso é obrigatório de diesel B S10. “Não coloque diesel comum, pois seu carro pode ter problemas”, informa.

Kit de segurança
O estado de conservação de algumas estradas no Brasil é propício para trazer danos aos pneus dos veículos. Por isto, é importante que o condutor verifique se o kit de segurança, ou kit do estepe, esteja completo. Ou seja, deve conter um triângulo, um macaco e uma chave de roda, além do pneu reserva.

Freio
Nem precisamos falar o quanto o freio é importante em um veículo. Então, é preciso redobrar os cuidados com ele. Caso o fluido do freio, por exemplo, não esteja no nível correto ou se houver algum vazamento, o freio pode ser extremamente prejudicado. Por isto, Eliomar Oliveira pede muita atenção para este item durante a revisão do carro.

Óleo
A revisão do óleo é outro aspecto importante para todo condutor realizar, pois traz impactos diretos no funcionamento do motor. “É importante estar atento para evitar que o líquido não fique abaixo do valor mínimo indicado”, explica o engenheiro químico e de segurança, alertando que é importante procurar postos de serviços credenciados, como os da Atem, que irão oferecer os serviços de troca de óleo para deixar o veículo ainda mais seguro.

Fazer o check-up de todos os itens listados acima é a garantia de uma viagem sem imprevistos e um feriado tranquilo.

Sobre a Atem – O Grupo Atem é composto por diversas empresas no ramo de combustíveis, logística rodoviária e fluvial e construção naval, entre outras, sendo a principal delas a Atem Distribuidora de Petróleo, fundada há 21 anos. O Grupo está presente em 11 estados do Brasil, possuindo, a Distribuidora, mais de 300 postos franqueados, 5 bases de distribuição ativas, 5 bases em construção e milhares de clientes ativos, movimentando um total de mais de 5 bilhões de litros de combustíveis por ano.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024