Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


09 Esportes de invasão mais praticados da atualidade

As características dos esportes de invasão incluem os passes, lançamentos e recepções tanto da bola quanto dos objetos.

Por Luiz Affonso Mehi,
terça-feira, 26 de abril de 2022
 
 
 

09 Esportes de invasão mais praticados da atualidade
Futebol / Alessandro Ascione no Pexels

Esportes de invasão referem-se a esportes como handebol, futebol, futsal de basquete, críquete, frisbee, pólo aquático de futebol americano, bem como hóquei.
Nestes, as equipes têm o objetivo de entregar o objeto, muitas vezes a bola, em um ponto exato na quadra do adversário.

Da mesma forma, eles têm que defender sua quadra, impedindo seus adversários de marcar pontos.

As características dos esportes de invasão incluem os passes, lançamentos e recepções tanto da bola quanto dos objetos.

Exemplos de esportes de invasão

1. Futebol
Na Inglaterra do final do século XIX, o futebol se tornou o jogo mais lucrativo do Brasil. Um dos esportes mais conhecidos é o futebol de campo, que conta com onze jogadores que compõem o time. Eles são jogados em um campo de grama. O passado era quando o esporte era jogado apenas por homens, mas agora há a variante feminina.

É considerado um esporte ofensivo porque os jogadores são obrigados a levar a bola com os pés em direção à quadra adversária e depois inseri-la no gol. Para fazer isso, eles utilizam métodos como drible, arremesso, condução e passe.

Segundo a 22Bet online, o futebol um dos esportes que domina o topo do mescado de aposta esportivas que promete bater U$ 140 bilhões até 2025.

2. Basquete
É também um esporte jogado em equipes que envolve passar a bola com as mãos. Nesta forma, o objetivo é colocar a bola na cesta.

Nesse sentido, é o caso que os passes e os golpes de chão são utilizados além das posições ofensivas (ataque) e defensivas. Em geral, os jogadores de basquete têm uma altura impressionante, pois é um indicador de seu desempenho.

O jogo foi desenvolvido em 1891 pelo professor de educação física canadense James Naismith, como um esporte alternativo que poderia ser jogado na quadra nos meses de inverno.

3. Handebol
O handebol foi inventado na Alemanha em 1919. No início, o jogo era jogado em gramados. Hoje o esporte é praticado em quadras fechadas.

As equipes estão tentando marcar gols como no futebol, mas o jogo é jogado com as mãos. Esta é a razão pela qual recebeu o nome de “handebol”, que é a interseção de mão e bol, que são a palavra inglesa hand (mão) e a palavra bol (bola).

Neste estilo, a duração do jogo é de 1 hora, dividida em duas metades de 30 minutos. Envolve também o passe e o drible e o “arremesso” sendo uma técnica importante para pontuar. Para os jogos masculinos é aproximadamente maior do que nos jogos femininos.

4. Futsal
O futsal é um esporte semelhante ao futebol de campo, mas as quadras são fechadas e tem especificidades adicionais.

No Uruguai, na década de 1930, o futsal foi introduzido no Brasil em 1935. Porém, foi somente na década de 50 que suas regras foram codificadas.

Nesse tipo de jogo a bola pesa mais do que no futebol de campo, e a duração do jogo é menor e é dividida em dois períodos de 20 minutos.

É um jogo animado em que os jogadores utilizam dribles, passes e chutes como ferramentas estratégicas.

O futsal é muitas vezes confundido com futsal, no entanto, apesar de ser semelhante ao futsal, as duas modalidades diferem em alguns aspectos.

5. Rugby
O esporte do rugby, também conhecido como rugby, é uma forma de esporte que foi inventada por volta de 1823 na Inglaterra.

É composto por duas equipas com 7 ou 15 jogadores. A bola utilizada inclui uma bola oval que é transportada com os pés ou com as mãos.

O objetivo é pegar a viga H, que é um tipo de viga que fica atrás da quadra. O movimento que dá mais pontos é chamado de jogo que exige que você ultrapasse a linha de gol do seu oponente (a trave H) e coloque sua bola no chão.

Este jogo requer força e resistência, bem como muito contato. Portanto, é essencial que os jogadores usem protetores bucais.

6. Frisbee
O Frisbee começou nos anos 40 a partir de uma brincadeira entre estudantes dos EUA. O objetivo deste jogo é um disco de 175 gramas que deve ser levado para a área de gol situada na parte de trás da quadra.

Há sete jogadores em cada equipe. O frisbee, que é o título do disco, é compartilhado entre os jogadores que têm até 10 segundos para entregá-lo ao companheiro de equipe.

É interessante notar que este jogo não é governado por árbitros enquanto as regras e regras são aceites por todos os jogadores.

7. Futebol americano
O futebol americano foi um jogo descoberto pela primeira vez nos EUA durante o século XIX, como resultado do esporte do rugby. O esporte é conhecido como futebol, enquanto o futebol é referido como futebol.

Este jogo, disputado em espaço aberto, apresenta uma baliza em forma de Y que serve de zona de baliza. Tem 11 participantes em cada equipe, e o jogo é disputado em quatro períodos que duram 15 minutos.

O mais interessante é que um jogador é o único a ter a tarefa de coordenar o ataque. O único (quarterback) é o encarregado de chamar as jogadas, divididas em jogadas de corrida e de passe.

Portanto, há muito contato com o corpo que exige equipamentos de proteção como capacetes e outras roupas específicas.

8. Hóquei no gelo
É um esporte de invasão popular, pois o objetivo dos jogadores é fazer gols. Há seis jogadores na equipe e cada partida é disputada por três períodos de 20 minutos cada. A bola para o jogo é um pequeno disco conhecido como disco.

É um jogo que exige muito equilíbrio, pois é jogado sobre patins. Cada jogador está equipado com tacos, que são um tipo de taco que é usado para mover o disco para controlá-lo e depois jogá-lo em direção ao gol.

É também um esporte difícil que exige o uso de equipamentos de segurança e capacetes.

9. Polo Aquático

O pólo aquático é um esporte praticado em uma piscina. Foi introduzido pela primeira vez por volta de 1876 na Inglaterra e foi originalmente referido como "futebol aquático".

Há duas equipes de sete jogadores que jogam a partida em uma piscina de 30-20 x 20 metros. O jogo é disputado em quatro períodos de oito minutos.

Para conduzir a bola, os jogadores nadam e aplicam pressão na testa. Além disso, a bola só pode ser manuseada com apenas uma mão, podendo os goleiros segurá-la com as duas mãos.

Foi um dos primeiros esportes que fez parte das Olimpíadas atuais.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024