Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Corre Campo faz festa de aniversário neste sábado (14)

Conhecido como Boi do Mapa, Corre Campo festeja seus 80 anos.

Por Fabrício Nunes,
sexta-feira, 13 de maio de 2022
 
 
 

Corre Campo faz festa de aniversário neste sábado (14)
Corre Campo / Márcio Caipira

O bumbá manauara Corre Campo celebrou 80 anos no último dia 1° de maio. E para comemorar a data preparou uma festa ao seu modo, com muito folclore, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira (Av. Constantino Nery, s/n - Flores). O evento comemorativo será neste sábado (14), a partir das 20h com acesso gratuito.

Através do seu Circuito Cultural, a Associação Folclórica Cultural Boi Bumbá Corre Campo - AFCBBCC recebe diversos grupos folclóricos, entre eles, quadrilhas e cirandas, e claro, uma apresentação especial do aniversariante, onde apresentará seu tema para o Festival Folclórico do Amazonas.

A programação começa às 20h com a Ciranda do Aleixo, seguindo da Quadrilha 7 Queda, Ciranda da Betânia, Quadrilha de Duelo Pistoleiros da Roça, Quadrilha da Diversidade Kero é Close, Quadrilha Juventude na Roça, Ciranda Sensação de Raiz e a Quadrilha Família Gald.

Tema 2022

Ao encerrar as apresentações dos diversos grupos convidados, às 23h30, o Boi Corre Campo faz uma prévia do que levará para a arena em 2022.

Com o tema O Boi da Resistência, a associação contará a história dos seus 80 anos, bem como sua luta em prol do folclore manauara. A sinopse fala desde a criação pelas mãos de humildes famílias negras de herança nordestina, passando pela superação dos preconceitos e adversidades e da sua contribuição para a cultura do Amazonas e a diversidade cultural do Brasil.

Durante a sua apresentação na arena, o boi não deixará de fora o processo histórico das imposições políticas e econômicas da colonização, o bumba-meu-boi ou boi-bumbá, que hoje é importante instrumento de conscientização sobre as contribuições sociais e culturais dos povos indígenas e de negros africanos escravizados pelos colonizadores.

Em síntese, o objetivo temático do Boi Bumbá Corre Campo é celebrar a força popular que a brincadeira representa, através da resistência cultural e artística, tendo como base questões relevantes e problemas atuais que se repetem, desde a colonização, com constantes desrespeitos a negros e índios que vivem a saga da resistência diante das violentas agressões que sofrem à luz da contemporaneidade.

História

O Corre Campo foi fundado em maio de 1942, no bairro Cachoeirinha. Apesar das dificuldades, que provocaram o desaparecimento famosos bumbás da época, os jovens Astrogildo dos Santos (Tó), Wandiguaromiro dos Santos (Miro), Antônio da Silva (Pelica), Dionízio Gomes (Tucuxi) e Mauro Cruz (Ceará) decidiram seguir com o sonho de botar o boi na rua. As cores vermelho, branco e marrom foram escolhidas para a representação do boi.

O primeiro curral de ensaios foi construído na rua Ajuricaba, esquina com a rua Borba. Depois se transferiu para a Rua Ipixuna, canto com a Borba, em frente a Padaria Santo Antônio. Nessa área deram os primeiros passos, aprenderam a ser fortes e valentes para vencer dificuldades e ultrapassar obstáculos.

Títulos

O Boi Corre Campo figura entre os maiores vencedores de festivais do Amazonas. Suas primeiras conquistas foram no concurso de Melhor Bumbá. Das 11 edições do concurso, acredita-se que ele se consagrou seis vezes, porém, tem registro do Bumbá Corre Campo campeão em 1946 (a primeira edição), 1952, 1955 e 1956 (a última edição). Os troféus desta época foram perdidos no incêndio ocorrido na sede do boi em 17 de maio de 1958.

Já no Festival Folclórico do Amazonas, o Bumbá Corre Campo é o grupo que mais vezes participou e o que mais venceu. Há conquistas e fatos memoráveis, como por exemplo, o campeão do primeiro e do segundo Festival (1957 e 1958). Outro fato marcante é que foi o único a conseguir ser campeão nove vezes consecutivas (1987 a 1995). Outra curiosidade, é que ele conquistou o tetracampeonato em três ocasiões: 1955 a 1958; 1987 a 1990; 2015 a 2019 (já que em 2016 não foi realizado o festival).

Há registros do Bumbá Corre Campo campeão em vários anos, mas, acredita-se que haja mais títulos, porém, a escassez de informações dos Festivais da década de 60 e início da década de 70 acabam prejudicando os registros e sua autenticidade.

 

Serviço

Festa de Aniversário Corre Campo

Quando: sábado (14), a partir das 20h

Onde: Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira (Av. Constantino Nery, s/n - Flores)

Valor: Acesso gratuito

Atrações:  Boi Corre Campo, Ciranda do Aleixo, Quadrilha 7 Queda, Ciranda da Betânia, Quadrilha de Duelo Pistoleiros da Roça, Quadrilha da Diversidade Kero é Close, Quadrilha Juventude na Roça, Ciranda Sensação de Raiz e a Quadrilha Família Gald.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024