Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Governo do Amazonas beneficia colônia de pescadores de Maués

Por meio de doação onerosa, trabalhadores contarão, a partir de agora, com nova estrutura para feira e fábrica de gelo

Por Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas,
quinta-feira, 26 de maio de 2022
 
 
 

Governo do Amazonas beneficia colônia de pescadores de Maués
Pescadores contemplados com um kit feira e uma fábrica de gelo. / Lucas Silva/Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) assinou dois termos de doação onerosa com a Colônia de Pescadores Z-16, do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus). Por meio da ação, os pescadores foram contemplados com um kit feira e uma fábrica de gelo. Tanto a feira quanto a fábrica serão administradas pela Colônia Z-16.

As doações onerosas foram firmadas entre a presidente da ADS, Michelle Bessa, e a presidente da Z-16, Maria Cléia Martins. Com as tendas e os novos expositores de pescado, os pescadores poderão comercializar seus produtos em pontos estratégicos do município, tornando esta mais uma opção de venda direta ao consumidor.

Já a fábrica compreende uma máquina de gelo, com produção de 3 toneladas por dia, e uma câmara fria. Além disso, conta com um kit solar híbrido, com seis painéis solares, garantindo que a fábrica funcione a partir da energia solar.

“As doações onerosas atendem a um pleito da Colônia de Pescadores Z-16 do município de Maués e representam o compromisso do governador com esses trabalhadores. Esses investimentos irão gerar emprego, renda e novas oportunidades para os trabalhadores”, destacou Michelle Bessa.

A partir da doação onerosa, a Colônia de Pescadores Z-16 tem como contrapartida disponibilizar a mão de obra e custeio para operacionalização e funcionamento dos equipamentos para fabricação de gelo. Deve ainda se responsabilizar pelo equipamento e destinar todos os benefícios e recursos provenientes do funcionamento da fábrica pra incentivo ao setor de pesca e aquicultura local, de modo a estimular a geração de emprego, renda, além de promover o desenvolvimento pesqueiro e fomentar a economia local.

“Vai ficar na história o que este governo está fazendo pela colônia de pescadores de Maués. São mais de 2 mil pessoas que serão beneficiadas diretamente. Eu depositei minha esperança e agora esta promessa está sendo cumprida”, destacou Maria Cléia, presidente da colônia.

Capacitação
Ainda em Maués, no sábado (21/05), a ADS realizou o curso de Manipulação de Pescado, ministrado pelo engenheiro agrônomo Edson Luniere Porto.

Na ocasião, a ADS capacitou e entregou o certificado para 37 pescadores. O curso incluiu técnicas de retirada de espinha, garantindo um diferencial no produto dos pescadores.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024