Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Caprichoso e Garantido voltam a se enfrentar no Festival Folclórico de Parintins

Festa acontece entre os dias 24 e 26 de junho, no Amazonas

Por Secretaria de Cultura e Economia Criativa,
segunda-feira, 13 de junho de 2022
 
 
 

Caprichoso e Garantido voltam a se enfrentar no Festival Folclórico de Parintins
Festival Folclórico de Parintins / Michael Dantas/SEC

Após dois anos de saudade, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido voltam a se enfrentar na arena do Bumbódromo, durante o 55º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho. A festa promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, celebra as lendas amazônicas e a cultura, em um espetáculo que encanta pela ousadia e inovação nas alegorias.

A característica principal é a rivalidade entre os bumbás, ao ponto dos torcedores não pronunciarem o nome do adversário e adotarem o termo “contrário”.

Com fantasias, músicas e alegorias grandiosas, os bois encenam a lenda de Catirina, que, grávida, tem desejo de comer língua de boi. Para satisfazê-la, seu marido, pai Francisco, sacrifica o boi favorito do patrão, que o ameaça de morte. Quem salva tudo é um pajé, que ressuscita o animal e garante um final feliz.

Dentro dessa narrativa, os bois apresentam lendas amazônicas e misturam efeitos especiais no ritual tribal dentro da arena do Bumbódromo. No local, mais de 25 mil pessoas acompanham as três noites de Festival.

O show acontece em uma arena em formato estilizado, que lembra a cabeça de um boi. Dividido ao meio, nos dias da apresentação, a torcida, chamada de “galera”, fica em completo silêncio no momento da apresentação do boi adversário.

Os jurados vêm de outros estados e os nomes ficam sob sigilo até o dia da apresentação. Eles ficam com a tarefa de julgar 21 itens, analisando as toadas, alegorias, os personagens de cada agremiação, com a missão de encontrar os pontos que um boi é melhor que o outro, uma tarefa difícil.

Durante o dia, os visitantes e brincantes dos bois podem se divertir e ouvir muita toada nos eventos que acontecem nos palcos alternativos na orla da cidade.

Em 2019 – última edição –, mais de 60 mil pessoas visitaram a cidade no período da festa, assegurando a geração de emprego e renda para a população de Parintins.

Como chegar a Parintins 

Localizada na margem direita do rio Amazonas, Parintins está localizada a 369 quilômetros de Manaus, capital amazonense. A ilha é acessível por barco ou aéreo, mas os turistas podem chegar a Manaus de avião e pegar outro voo da capital amazonense para Parintins. Há voos diretos Manaus-Parintins, que podem durar de 40 minutos a 1 hora. A empresa Azul oferece voos diários no período da festa e alguns são fretados por agências.

Os barcos saem do porto de Manaus e da Manaus Moderna, ambos no Centro da capital. São 18 horas navegando pelas águas do rio Amazonas para chegar em Parintins e 30 horas subindo o rio na volta para Manaus.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024