Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


5 dicas para manter os cupins longe de casa



Por Luiz Affonso Mehu,
terça-feira, 28 de junho de 2022
 
 
 

5 dicas para manter os cupins longe de casa
Cupins / Peter Kai/Freepik

Pequenos e silenciosos, os cupins parecem ser inofensivos, mas podem tirar o sossego de muita gente. Esse tipo de praga urbana costuma se alojar em objetos de casa sem deixar vestígios. Por isso, em muitos casos só se percebe sua presença quando é tarde demais.

Segundo publicação da Universidade Estadual Paulista, a principal fonte de alimento dos cupins é a madeira, mas eles podem ainda sobreviver consumindo compensados, papelão, papel, tecidos de algodão, plantas vivas e bambu. Por esse motivo, é bem comum ouvir relatos de móveis relativamente novos que precisaram ser descartados pela ação desses insetos.

Embora os cuidados só sejam adotados quando a existência dos cupins é percebida, há algumas práticas que podem ajudar a prevenir seu surgimento em casa. A prevenção é um bom método para combatê-los, mas quando as pragas já estão alojadas, a melhor solução é entrar em contato com empresas especializadas em serviço de descupinização.

Veja 5 dicas para afastá-los de sua residência.


1. Proteja as entradas da casa
Durante a primavera-verão ocorre a revoada, quando os cupins reprodutores começam a voar em busca de parceiros. É nesse momento que eles podem ser notados pairando em volta das luzes da casa, já que são atraídos pela luminosidade.

Proteger portas e janelas com telas nesse período é importante. Após o acasalamento, as pragas buscam locais seguros para criar suas colônias, como os móveis da casa.

A ideia de utilizar telas nas áreas de entrada é uma boa solução, pois não compromete a ventilação e luminosidade do cômodo. Além disso, essa proteção também pode proteger contra outros insetos, como mosquitos e moscas.

2. Atenção às madeiras
Móveis de madeira que têm contato direto com o chão têm mais probabilidade de abrigar uma colônia. Por isso, é importante que o morador dirija um olhar atento a eles.

Cupins são silenciosos, mas é possível notar sua presença ao encontrar pequenos furos na superfície e pó debaixo dos objetos.

3. Observe vazamentos e umidade
Um fator que tende a levar muitos problemas para os moradores é a umidade. Além de danificar a estrutura dos móveis e da residência, ela também pode chamar a atenção de cupins e outros insetos, que gostam de ambientes úmidos e escuros para se desenvolver.

Dessa forma, vazamentos e infiltrações podem se tornar uma problemática ainda maior se não forem cuidados da forma correta. No caso dos cupins, além de ter atenção a esse ponto, também deve-se analisar se não há a presença de móveis próximo aos locais úmidos, pois isso poderá ser um prato cheio para os “roedores de madeira”.

4. Mantenha atenção também aos livros
Como visto, nem só de madeira se alimentam os cupins. Páginas de livros, folhas de plantas, papéis antigos e até mesmo caixas de papelão podem manter esses insetos bem nutridos.

Quando esses objetos ficam esquecidos em um canto acumulando poeira e umidade, não há cupim que resista. Manter todos os itens higienizados evita a proliferação da praga.

Com livros, invista em estantes de vidro, metal ou outros materiais que não chamem a atenção dos insetos para minimizar o risco de surgimento de uma colônia.

5. Conte com apoio profissional anualmente
Embora seja possível notar a presença de pó e pequenos furos nos objetos, detectar a presença de um cupim não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Por esse motivo, é importante contar com o trabalho de uma empresa de dedetização para realizar uma inspeção anual e minimizar prejuízos. Nesse processo, os profissionais utilizam produtos específicos para remover os insetos de todos os cômodos.

Aliado a medidas adequadas, o diagnóstico precoce é a melhor solução para acabar com os cupins.

Cabe ressaltar que a dedetização acaba funcionando como um serviço de economia em longo prazo, pois a prevenção evita a compra de outros móveis por conta do ataque de cupins.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024