Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Conheça a história da chegada do futebol e a formação dos clubes do Amazonas

Manaus foi a 1ª cidade do país em receber um jogo de futebol com todas as regras criadas pelos ingleses.

Por Redação,
segunda-feira, 1 de agosto de 2022
 
 
 

Conheça a história da chegada do futebol e a formação dos clubes do Amazonas
História do Futebol. / Canva

O futebol é um esporte muito mais antigo do que aprendemos com a história moderna. Antes da chegada dos ingleses trazendo o esporte para o Brasil, já haviam registros de que o futebol como atividade esportiva, e era praticado em solo amazonense há mais de 3 séculos.

Manaus também foi a 1.ª cidade do país em receber um jogo de futebol com todas as regras criadas pelos ingleses no fim do século XIX. No “País do Futebol”, o vínculo duradouro e a paixão pelo esporte abrange literalmente os quatro cantos do país e se estende até os confins da floresta amazônica.

O pioneirismo da região do Amazonas nem sempre é lembrado por historiadores do esporte, apesar do excelente documentário produzido há alguns anos.

Mas o futebol também nem sempre foi destaque nos diários do Amazonas, com a influência da Inglaterra sobre Manaus no começo do século XX, os britânicos introduziram diferentes modalidades esportivas, como o turfe, corrida de cavalos.

O 1º time que nasceu no Amazonas foi o Racing Club Amazonense, fundado no ano de 1906, nos primórdios do futebol amazonense, mas que não existe como tal. O Nacional Futebol Clube é o clube mais longevo em atividade, sendo estabelecido no dia 13 de janeiro de 1913.

Conheça os atuais clubes de futebol profissional do Estado do Amazonas e quando surgiram, por ordem alfabética:

Amazonas Futebol Clube — O Aurinegro Amazonense, a Onça Pintada da Zona Leste ou simplesmente Amazonas, é um clube de futebol profissional recente, fundado em 2019, e disputa a Série D, a quarta divisão do futebol brasileiro.

América Futebol Clube — Também conhecido como América de Manaus, Mequinha ou Diabos Vermelhos, o Colorado Amazonense foi fundado como em 2 de agosto de 1939.

Atlético Clipper Clube — Conhecido como Águia Dourada ou a Águia do Parque 10 foi fundado em 1 de junho de 1952.

Nacional Fast Clube — O Fast Clube é um time de futebol brasileiro de Manaus, fundado em 8 de julho de 1930. Também conhecido como Tricolor do Boulevard ou Rolo Compressor.

Grêmio Atlético Coariense — Gavião da Floresta ou Tricolor de Coari, comumente conhecido como Grêmio Coariense, é um clube com sede em Coari, fundado em 1977.

Holanda Esporte Clube — Fundado em 1984 como Curumim e depois mudando em 2007 para Holanda e popularmente conhecido como Laranja Mecânica é um clube com sede em Rio Preto da Eva, Amazonas. Venceram o Campeonato Amazonense e competiram na Série C e na Copa do Brasil por 1 vez.

Esporte Clube Iranduba da Amazônia — Fundado em 2011 e comumente conhecido Esmeralda, Alviverde ou Hulk da Amazônia, é um clube brasileiro de futebol masculino e feminino com sede em Iranduba.

Libermorro Futebol Clube — Conhecido também como Lili ou Tigrão do Morro está em atividade desde o ano de 1947.

Manaus Compensação Esporte Clube — O clube foi fundado em 20 de agosto de 2009, após competir por vários anos em competições amadoras.
Manaus Futebol Clube — Gavião Real ou do Norte, também conhecido como Esmeraldino foi fundado 9 anos atrás, em 2013.

Centro de Desenvolvimento Comunitário Manicoré — comumente conhecido como CDC Manicoré, foi fundado em 2007 e também atende pelos nomes de Bacurau do Madeira ou Gigante do Madeira.

Nacional Futebol Clube — Em 1913, o clube foi inicialmente nomeado Eleven Nacional. O Naça ou Leão da Vila Municipal, também conhecido como Clube da Estrela Azul, é o maior campeão do  Campeonato Amazonense da 1.ª Divisão com 43 títulos.

Olímpico Clube — Fundado em 1938, tem sua sede em Manaus e já ganhou o Campeonato Amazonense por 3 vezes.
Operário Esporte Clube — O Sapão da Terra Preta é um clube com sede em Manacapuru, fundado em 10 de junho de 1982.

Princesa do Solimões Esporte Clube — Comumente referido como Tubarão do Norte, é um clube com sede em Manacapuru, fundado em 1971.
Atlético Rio Negro Clube — Barriga Preta ou Galo da Praça da Saudade é o segundo clube mais antigo do Estado e é onze meses mais novo que seu rival, o Nacional.

São Raimundo Esporte Clube — Compete na Série D, leva o nome de seu bairro, fundado em 1918, conhecido como Alviceleste ou Tufão da Colina.

Sul América Esporte Clube — Desde 1932, o time conhecido como Trem da Colina, O Tempo da Glória ou simplesmente Sulão, conquistaram o Campeonato Amazonense duas vezes e disputaram a Copa do Brasil uma vez.

Esporte Clube Tarumã — O Lobo do Norte foi fundado em 1974 na Avenida Tarumã, Manaus, daí o nome do clube.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024