Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Sem luz em 80% das vias, Distrito de Realidade, na BR 319, agora está 100% iluminado por LED

Localizado em Humaitá, a comunidade estava sob total escuridão na maioria das ruas, antes da chegada do programa Ilumina+ Amazonas

Por Avanço Construções,
quinta-feira, 25 de agosto de 2022
 
 
 

Sem luz em 80% das vias, Distrito de Realidade, na BR 319, agora está 100% iluminado por LED
Distrito de Realidade, na BR 319. / Divulgação

O Distrito de Realidade, na BR-319, em Humaitá (a 591 quilômetros de Manaus), é a primeira comunidade do município a receber iluminação de LED, por meio do programa Ilumina+ Amazonas. Localizada à beira da estrada, a 100 quilômetros do centro da sede do município, Realidade já conta com 100% do território iluminado. Antes da chegada do programa de modernização da iluminação pública no interior, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, o local tinha mais de 80% da sua área sob total escuridão.

 

Dos 325 pontos luminosos implantados na comunidade, 273 luminárias foram instaladas pela primeira vez, totalizando 23 ruas. Segundo a coordenadora executiva em exercício da UGPE, Daniella Jaime, apenas seis postes, em uma única via, já possuíam iluminação. “Os demais pontos substituídos estavam no quilômetro 571 da BR-319, na altura do vilarejo, onde foram retiradas 46 luminárias antigas”, afirmou Daniella Jaime.

 

Onde havia luminárias mistas, de vapor metálico e vapor de sódio, foram instalados os novos equipamentos modernos que proporcionam mais luminosidade, são mais eficientes e sustentáveis. As luminárias de LED garantem economia de cerca de 60% aos municípios.

 

O Ilumina+ Amazonas já está presente em 19 comunidades rurais do Amazonas e em 13 municípios. São 28,3 mil pontos luminosos implantados desde maio, quando foi lançado o programa do Governo do Estado. Na sede de Humaitá, que também é contemplada com a modernização, os trabalhos estão em fase de conclusão.  

 

Com mais de 880 quilômetros de extensão, a BR-319 é a única ligação terrestre entre Manaus e Porto Velho. Por cortar a floresta amazônica, são poucos os trechos habitados ao longo da estrada. Para quem passa pela rodovia, a Vila de Realidade fica localizada no meio do percurso e é um dos raros locais para que os viajantes encontrem alimento, comércio e auxílio com o veículo, em caso de pane. Por não ser pavimentado, o trecho do meio é onde os motoristas encontram mais dificuldade para trafegabilidade, principalmente no período chuvoso, com grandes riscos de o veículo atolar.

 

Moradores da comunidade, trabalhadores e autoridades locais comemoraram a chegada da iluminação na Vila Realidade. "Quero agradecer aqui esse trabalho, o apoio total do nosso prefeito Dedei Lobo e do Governo do Estado, por essa transformação que está acontecendo no Distrito de Realidade. O trabalho continua avançando, porque o futuro é uma realidade", destacou o vereador Raimundo Santos Cruz.

 

Balanço - O programa de modernização da iluminação pública do interior segue avançando em Presidente Figueiredo, sede de Humaitá e zona rural de Itacoatiara. Com 28,3 mil pontos luminosos já implantados, o Ilumina+ Amazonas caminha para 50% de execução do planejamento para este ano, que deve fechar com 27 municípios beneficiados. 

 

Os próximos municípios a serem contemplados são: Eirunepé, Carauari, Benjamin Constant, Tabatinga, Boca do Acre e São Gabriel da Cachoeira. 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024