Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Modernização da iluminação pública tem início em Novo Airão

Serão implantados 1,5 mil pontos de iluminação de LED na cidade, conhecida por abrigar o Parque Nacional de Anavilhanas

Por Avanço Construções,
sexta-feira, 9 de setembro de 2022
 
 
 

Modernização da iluminação pública tem início em Novo Airão
Iluminação pública em Novo Airão. / Caio de Biasi

A cidade de Novo Airão, na região metropolitana de Manaus (a 115 quilômetros da capital), começou a receber, nesta semana, a iluminação pública de LED. Serão implantados 1,5 mil pontos de iluminação com a nova tecnologia, no município, conhecido por abrigar o Parque Nacional de Anavilhanas, o segundo maior arquipélago do mundo.

A substituição das lâmpadas a vapor de mercúrio, de sódio, metálico e mistas, pelas luminárias de LED, ocorre por meio do programa de modernização da iluminação pública do interior, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas.

Conforme a coordenadora executiva em exercício da UGPE, Daniella Jaime, cerca de 31 mil luminárias foram implantadas em pouco mais de três meses no interior. “Já alcançamos a área urbana de 15 municípios e 22 comunidades rurais, desde que lançamos o programa, em maio deste ano. Em 12 deles os serviços foram concluídos e em outros três estão em andamento.  Até o fim de 2022, 27 municípios serão beneficiados com cerca de 60 mil luminárias”, detalhou.

Entre os bairros contemplados na área urbana de Novo Airão, estão o Alemão e Chicó, localizados nos extremos da cidade e que receberão iluminação pública pela primeira vez. Conforme a Avanço Construções, empresa que executa os trabalhos no interior do Amazonas, ambos os locais estavam conectados à rede de distribuição de energia, mas, até então, não possuíam nenhum tipo de luminária. A Praça dos Dinossauros, um dos cartões postais do município, também está entre as áreas a terem a paisagem transformada com mais luminosidade.

O prefeito de Novo Airão, Frederico Júnior, destacou a importância da iluminação pública de LED para a cidade turística que tanto aguardava pela melhoria. "Eu fiquei muito feliz. Realmente,  Novo Airão precisa disso, por ser um município com a vocação turística. Uma cidade bem iluminada é uma cidade mais segura", destacou o prefeito.

Segundo o engenheiro eletricista e diretor operacional da Avanço Construções, Anderson Bittencourt, em Novo Airão, o parque de iluminação pública é composto, em sua maioria, por lâmpadas de vapor metálico. "Também estão presentes, mas em menor quantidade, as lâmpadas de vapor de mercúrio, que é um metal altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente. Todos os equipamentos da área urbana serão substituídos por luminárias de LED, modernas, econômicas, eficientes e sustentáveis", salienta o engenheiro.

Esse tipo de lâmpada, a vapor de mercúrio, já deixou de ser produzido pela indústria, conforme decreto de 14 de agosto de 2018, que promulga a Convenção de Minamata sobre mercúrio e recomenda a substituição por luminárias com menor quantidade ou livres de metais pesados, como as de LED.


Além de Novo Airão, a modernização da iluminação pública no interior avança em Boca do Acre e Humaitá. Também serão contemplados em setembro Tabatinga, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé e Carauari.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024