Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


O que é carta de crédito e como funciona para comprar um imóvel?

Modalidade permite adquirir casa própria, pagando aos poucos, como parte de um consórcio.

Por Luiz Affonso Mehu,
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
 
 
 

O que é carta de crédito e como funciona para comprar um imóvel?
Carta de crédito imobiliário / Rawpixel.com/Freepik

A carta de crédito imobiliário é uma maneira de comprar imóvel pagando parcelas, como parte de um consórcio. Quem vende o bem, ou seja, está do outro lado da negociação, pode receber o valor da carta como um pagamento à vista.

Para entender o que significa uma carta de crédito, é preciso compreender primeiro a figura do consórcio imobiliário. Trata-se de uma forma de compra programada, em que um grupo de pessoas – físicas ou jurídicas – se une com vontade de adquirir um imóvel de qualquer tipo: na planta ou construído, apartamento ou casa, residencial ou comercial, entre outros.

Essa modalidade de crédito é feita de forma coletiva por essas pessoas, chamadas de consorciados, que criam um fundo administrado por um banco ou instituição administradora credenciada pelo Banco Central. A partir daí, são emitidas cartas de crédito para que os consorciados paguem pelo bem que desejam comprar por meio do financiamento do banco credenciado. A instituição emite essas cartas via lances mensais ou sorteios.

Em um cenário de avanço de vendas e lançamentos, o consórcio imobiliário contou com aumento no volume de créditos concedidos para aquisição desses bens. Na história do segmento, em 2021, foi registrado o maior número de pessoas contempladas e de recursos disponibilizados em um mesmo ano.

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), 85,44 mil consorciados foram contemplados. Eles tiveram R$ 15,73 bilhões em créditos à disposição.

Como a carta de crédito funciona na prática?

Na prática, conforme a Abac, o consumidor que opta pelo consórcio imobiliário adere a um plano e paga parcelas no valor e no prazo estabelecidos em contrato. A partir daí, uma ou mais pessoas são sorteadas a cada mês e podem utilizar a carta de crédito para comprar o bem.

As pessoas que não quiserem depender somente do sorteio podem ofertar lances, que funcionam como uma espécie de leilão – ou seja, quem oferta o maior percentual ou valor é contemplado. Essa quantia é abatida do saldo devedor, o que faz com que o lance seja um adiantamento de parcelas.

É importante lembrar que, depois de adquirir o bem, o consorciado continua pagando as parcelas restantes até o final do período estipulado.

Consórcio ou financiamento?

Na hora de adquirir um bem móvel ou imóvel, pode surgir a dúvida sobre fazer a compra por meio de consórcio ou de financiamento.

Vale ressaltar que, diferente do consórcio, a negociação do financiamento é feita diretamente com o banco. Cria-se, assim, uma dívida, como em qualquer compra parcelada. Nessa transação, há a incidência de juros e, por isso, o consumidor acaba pagando mais para possuir o bem.

No consórcio, não há cobrança de juros, somente uma taxa de administração, que tem custo menor. Segundo a Abac, é por utilizar recursos dos próprios participantes que o consórcio não tem juros, sendo uma maneira de autofinanciamento. Assim, o comprador gasta menos, lida com menos burocracia e não precisa dar entrada. Por outro lado, é necessário esperar ser sorteado – o que faz com que o acesso ao bem seja mais demorado –, caso o consumidor não queira fazer lances.

Vantagens da carta de crédito imobiliário

A carta de crédito imobiliário oferece algumas vantagens para quem prefere a modalidade do consórcio. A segurança patrimonial é uma delas, mantendo controle total sobre a compra, já que a carta só pode ser utilizada pelo consorciado que a solicitar.

A flexibilidade também é um ponto importante desse tipo de negócio, como a variedade de imóvel que o consorciado pode escolher para comprar.

Negociação e prazos de parcelas são estabelecidos entre consorciados e instituições administradoras. A Abac ressalta que a carta de crédito também garante poder de negócio para o vendedor, porque ele recebe o pagamento à vista do banco.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024