Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Marketing e Medicina Combinam? Entenda como funciona essa parceria e porque ela é importante

Investir no marketing digital é essencial para atrair leads, fidelizar clientes, fortalecer a marca.

Por A Redação,
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
 
 
 

Marketing e Medicina Combinam? Entenda como funciona essa parceria e porque ela é importante
Marketing e Medicina / Pixabay

A preocupação com o marketing da clínica médica está completamente relacionada aos resultados do negócio, afinal, todo profissional que atua de forma particular, quer atrair a atenção do público e mais pacientes.

Na prática, tudo depende da estratégia e das ações praticadas, incluindo a definição do canal, a mensagem escolhida e a forma como a empresa decide se posicionar.

Todos esses aspectos devem fazer parte do plano de marketing para médicos e clínicas, seja ele executado por uma empresa especializada ou por profissionais capacitados para atuar de dentro do negócio.

Investir no marketing digital é essencial para atrair leads, fidelizar clientes, fortalecer a marca e ser reconhecido como autoridade, além de auxiliar a criar eventos que incentivem o bom e velho boca a boca.

Algumas dicas podem ajudar quem ainda não começou (mas precisa começar) a fazer ações que auxiliem na aquisição e fidelização de pacientes:

Vale a pena investir em marketing para médicos e clínicas?

Segundo Dr. Fernando Bray, médico e especialista, que já conta com esse tipo de estratégia há muitos anos, sim! Vale muito a pena!

Afinal, as pessoas possuem necessidades a serem atendidas e nem sempre sabem onde e como resolver os problemas e desejos que possuem. Por isso, estar bem posicionado nos locais onde elas passam boa parte do seu tempo (nas mídias sociais, por exemplo), pode ser um fator decisivo, tanto para os especialistas, quanto para os paciente que precisam encontrá-los.

Em qualquer tipo de negócio, investir em marketing é mais do que essencial não só para atrair atenção, mas também para construir e consolidar sua imagem pública.

Além de criar proximidade e identidade entre a clínica e seus pacientes, a exposição dos serviços e, do próprio perfil, ao público promove a comunicação e uma relação de confiança.

O marketing bem feito pode levar visibilidade e reconhecimento pela qualidade dos serviços da clínica, além de ressaltar o respeito e a ética entre profissionais e pacientes.

Para que serve o marketing para clínicas médicas?

Marketing bem feito é o que combina práticas e estratégias para gerar visibilidade e atrair leads, ou seja, pessoas que demonstrem interesse pelo conteúdo ou oferta da empresa que está divulgando seus serviços.

É um esforço que fortalece a confiança e fidelização de quem já conhece um negócio, ao mesmo tempo em que possibilita alcançar e despertar o interesse de novas pessoas.

O objetivo do marketing não é apenas atração (realização de vendas e contratações), mas consiste em reconhecer o valor e a credibilidade do nome dos profissionais que atuam no negócio e dos serviços prestados pela empresa.

A importância do desenvolvimento de personas

Conhecer o público-alvo a ser impactado com as campanhas de marketing a serem realizadas é o primeiro passo para começar a planejar.
Suas características e interesses servem de base para a criação da estratégia de marketing da clínica.

Um conceito fortemente relevante para o marketing é o de personas, que são representações fictícias do perfil de cliente ideal.

Definir personas significa que é possível identificar mais facilmente qualquer coisa que o público gostaria de receber, não apenas na oferta, mas na forma.

Escolher os canais de marketing e a mensagem a ser transmitida, incluindo o tom de voz utilizado na comunicação, são detalhes mais fáceis de compreender quando as personas estão definidas.

Como fazer isso?


Classificando idade, sexo, faixa de renda, interesses, nível de escolaridade, região onde o público desejado mora e trabalha, já se tem alguns dos muitos aspectos que precisam ser observados e analisados.

O conhecimento dessas informações pode ajudar a planejar a linguagem, os recursos visuais e o conteúdo que permitirão que a clínica ou o médico falem com esse público.

Vale pensar em perguntas como:
·         O que pode interessar ao público?
·         Do que eles gostam?
·         Quais são suas necessidades?

As respostas serão úteis para criar materiais para criar e anúncios que possam interessar a clínica.

O marketing, quando bem feito, com certeza é uma estratégia fantástica para médicos e clínicas atingirem seus objetivos.
É através da divulgação de benefícios para personas bem definidas que acontece a atração de pacientes e superar os desafios para aumentar as vendas.

E não há outra forma de alcançar esse resultado, a não ser por meio de uma boa estratégia de marketing.

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que, antes de colocar em prática qualquer ação de marketing, é necessário que as pessoas responsáveis pela clínica e suas estratégias de publicidade, consulte o Código de Ética Médica e a Resolução CFM nº 1.974/2011, que estabelece critérios sobre a divulgação de medicamentos, por exemplo.

A publicidade médica precisa ser feita com respeito à ética e às normais específicas a respeito dos profissionais de saúde.

O Manual de Publicidade Médica, produzido pelo Conselho Federal de Medicina, é outro documento que vale a pena consultar e estudar para começar a definir as estratégias de marketing.

Levando em conta todos esses aspectos, e com a devida atenção às restrições impostas pelas leis e códigos específicos pertinentes à profissão, o marketing pode ser aplicado de formas diversas e melhorar, muito, o resultado de médicos e clínicas, tornando-os mais próximos e acessíveis de seus pacientes e muito mais conhecidos e respeitados na área em que atuam.

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2022