Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Por que personalizar produtos pode aumentar as vendas?

A personalização de produtos é algo que faz parte da cultura de consumo no mundo todo.

Por Luiz Affonso Mehu,
sexta-feira, 14 de outubro de 2022
 
 
 

Por que personalizar produtos pode aumentar as vendas?
Personalizar produtos ganha espaço no mercado. / Pexels

Cada vez mais a personalização de produtos tem sido procurada no mercado como um recurso a mais nas vendas. Por que isso ocorre e qual o impacto que causa nos consumidores?

A personalização de produtos é algo que faz parte da cultura de consumo no mundo todo. Quando compramos um produto, não estamos apenas o fazendo por causa da necessidade.

O compramos levados quase sempre pela emoção, pelo impacto que a embalagem também nos confere, pela qualidade que transmite desde a apresentação da logomarca e seu posicionamento no mercado até o próprio formato do produto.

Tudo isso compõe a sua personalização, em cores, desenhos, estilos, formas, tudo que transmite ao consumidor a identidade da empresa, seus conceitos e sobretudo, o que pensa a respeito do seu público consumidor.

É o que a distinguirá de outras marcas e determinará ou não, o seu sucesso.

Personalizar é garantir conversão!

Uma mochila personalizada com um sistema que redistribui o peso sobre as costas, é uma mochila voltada não apenas aos estudantes como profissionais de todas as áreas que não sofrem com aquela dor sobre os ombros no fim do dia.

Agora, o design desta mochila, as cores, as letras, tudo evidentemente vai contribuir para a sua venda. Se não tiver nada que a destaque da concorrência, dificilmente converterá clientes.

Uma pesquisa recente da Nielsen comprovou que 70% dos consumos em loja física, são frutos de decisões tomadas no ponto de venda.

Estas decisões, segundo a pesquisa, levam apenas 15 segundos para ocorrer, sendo que o estímulo ocorre nos dois primeiros segundos.

O que isso significa?

Significa que a aparência do produto é o principal fator, aliado às cores, formato, logomarca, embalagem e outros na hora em que o cliente sente o desejo de comprar.

Comprar é mais do se que adquirir o que precisa

Calças são todas iguais? Não.

Existem tipos de tecido diferentes, funções diferentes, ocasiões diferentes. Contudo, ao adquirir uma calça, uma pessoa não baseia-se apenas no tipo ou no preço. 

A forma como a marca da calça se apresenta ao cliente conta muito na decisão de compra. O tipo de corte, de tecido, cores, a apresentação da marca e embalagem, tudo soma um ponto a favor da compra. 

E no fim, a compra que era por necessidade, vai esbarrar em outros sentimentos como desejo, nostalgia (memória afetiva), status, todo um valor que o produto também agrega a quem o possui.

Como promover a personalização dos produtos?

Levando em consideração os públicos-alvos e suas escolhas nos pontos de venda. O que vende mais e o porquê?

Personalizar produtos é aproximar mais a marca do consumidor, posicioná-la no mercado conforme a necessidade e aumentar seu engajamento com quem a procura e consome.

Podem ser personalizados:

Logomarca: É preciso diferenciá-la da concorrência. Cores vivas e diferentes, layout fácil de lembrar e letras / desenhos bem elaborados ajudam no processo.

Cores: As cores usadas no produto e na embalagem também ajudam a impulsionar as vendas. Existe na publicidade a psicologia das cores que é muito utilizada por despertar os desejos corretos em quem se quer converter.

Geralmente, opta-se muito por cores que chamem a atenção dos clientes nas prateleiras de lojas e mercados.

Embalagem: O tipo de embalagem chama muito a atenção. A embalagem desperta o estímulo à compra, que vai influenciar a tomada de decisão.

A troca das latinhas pelo refil de plástico, por exemplo, aumentou o retorno nas empresas de molho de tomate, visto a economia que rendeu aos consumidores e a preocupação ambiental - que também agregou valor às marcas.

A chamada “responsabilidade ambiental” que se tornou propaganda a favor da empresa.

Produto: Identificar mudanças que possam agregar valor ao produto faz toda diferença. Um exemplo famoso são os televisores atuais.

 

Personalizar é conquistar desde o começo os clientes e despertar-lhes a atenção para o valor que a marca oferece.

É fazê-los comprar não por necessidade, mas pelo prazer e fascínio que só a marca pode oferecer.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024