Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Governo do Amazonas divulga calendário de novas exposições de artes visuais

Ao todo, são dez mostras, com obras inéditas e entrada gratuita.

Por Secretaria de Estado de Cultura,
terça-feira, 1 de novembro de 2022
 
 
 

Governo do Amazonas divulga calendário de novas exposições de artes visuais
Centro Cultural Palácio Rio Negro / Manausonline.com

Com entrada gratuita, mostras coletivas contemplam fotografias e pinturas de artistas amazonenses


No mês de novembro, a agenda de exposições promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, entra em cartaz no circuito de exibição na capital. Ao todo, são dez mostras, com obras inéditas e entrada gratuita, em quatro espaços culturais do estado. As exposições são, majoritariamente, coletivas e fornecem maior visibilidade aos artistas locais.

De acordo com o secretário em exercício, Candido Jeremias, as exposições ocupam os espaços culturais para estimular o olhar artístico de cada indivíduo. “A programação é diversificada e visa estimular e movimentar a área cultural e artística do nosso estado. Com essas exposições, o público prestigia o talento dos artistas da nossa terra e traz esse olhar apurado ao Amazonas”, disse o secretário.

A produtora da Central de Exposições da Secretaria de Cultura, Aline Alexandrina, conta que as mostras apresentam obras de diferentes linguagens e conceitos. “Procuramos sempre incentivar a produção de exposições para gerar oportunidades de expor o trabalho dos artistas”, relata Aline. “Trazer essas mostras aos nossos espaços tem esses pontos positivos, além de deixar o público visitante a par do que acontece no cenário regional”.

A programação nos espaços culturais pode ser conferida a seguir:

PALACETE PROVINCIAL

• Exposição “Verde Amazonas”
Local: Sala Jozé Bernardo Michilles, Galeria Manoel Santiago e jardins
Período: de 5 de novembro de 2022 a 29 de janeiro de 2023
Reunindo mais de 26 artistas, a mostra apresenta o conceito do habitat e visual do Amazonas, com suas nuances geográficas, cores em diversos ângulos da arte contemporânea no Amazonas. É uma exposição com artistas visuais, performática e sonora, com curadoria de Jair Jacqmont.

• Exposição de peças em marcenaria
Local: Corredor do piso superior do Palacete Provincial
Data: 12 de novembro
Exibição organizada e realizada pelos responsáveis do curso de Marcenaria Básica e Economia Criativa do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro

• Exposição fotográfica “Numisma e Monetiformes”
Local: Corredor do piso superior
Período: de 30 de novembro a 30 de dezembro
Seleção de registros e participantes pela curadora e também fotógrafa Mariana Rebouças, em alusão ao aniversário dos 122 anos do Museu Bernardo Ramos, comemorado no dia 30 de novembro. O museu traz em seu acervo mais 35 mil peças, entre moedas, medalhas, cédulas, condecorações, selos, cartões-postais.

CENTRO CULTURAL PALÁCIO RIO NEGRO

• Exposição “Fluxos de Mim”
Período: de 20 de novembro de 2022 a fevereiro de 2023
Sob curadoria de Turenko Beça, essa é a primeira mostra individual da acadêmica de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que iniciou seus estudos nas Artes Visuais com Bjarne Furtado. A exposição traz obras em lambe de média dimensão que trazem em comum autorretratos da artista, numa busca dessas visões de natureza euro e “usacêntricas”, presentes na contemporaneidade, ainda enraizado em seu cotidiano.

LARGO DE SÃO SEBASTIÃO

• Exposição coletiva fotográfica “Sonhos de uma Belle Époque”
Período: em cartaz até o dia 27 de novembro
Com curadoria de Jandr Reis, a mostra fotográfica em comemoração aos 353 anos da cidade de Manaus reúne 15 fotógrafos premiados, que compartilham suas visões por meio de registros que evocam a temática Belle Époque. A mostra permitiu que cada profissional dedicasse seu olhar artístico a cada edificação, espaço ou paisagem de Manaus.

CENTRO DE ARTES VISUAIS GALERIA DO LARGO

• Exposição coletiva “AmazonasDiverso”
Período: em cartaz
Exposições como as da Pinacoteca, das Zonartes e dos Salões Plástica Amazônia dos anos de 1998 e 1999 serão apresentadas. Artistas da geração da década de 1990, que começou a expor na Biblioteca Pública, onde ficava a Pinacoteca, e em espaços como o Claudio Santoro e o Ludiarte, do Sesc no Amazonas Shopping, se encontram. A geração dos anos 2000, de egressos do Liceu Claudio Santoro e do curso de Artes da Ufam, também marcam presença, na tentativa de se realizar uma abordagem contemporânea da cidade, da Amazônia e da “Amazonicidade”.

• Exposição “Yurupari 2022”
Período: a partir de 11 de novembro de 2022
Com curadoria de Denilson Baniwa, “Yurupari 2022” enfoca duas entidades importantes na proteção das florestas e biodiversidade, o Jurupari e a Kipaé. O Jurupari, na forma do grande líder anticolonial Cunhambebe, e a Kipaé, na forma de arauto antiextinção humana. A mostra é uma ode aos conhecimentos indígenas que podem nos ensinar a como viver num mundo em declínio.

• Exposição “Bisignólio”
Período: a partir de 11 de novembro de 2022
A arte de Helen Rossy representada nesta mostra chamada “Bisignólio” é um poema, retirado das “árvores nupciais”, que ganha nova vida através de suas mãos habilidosas em arrebatar dos “troncos mortos”. Na exibição, com curadoria de Cléia Viana, estão esculturas que povoam o imaginário de uma artista apaixonada pela natureza que a circunda e que, como profunda observadora dos ciclos dos rios, desde sempre deixou que as águas guiassem sua vida. Como todo poema revela sua criação, “Bisignólio” é o nome que pauta a criação da artista, cujo significado curiosamente está materializado nas formas dos “seres” desta coleção.

• Exposição coletiva “Mediações – 6ª edição”
Período: a partir de 16 de novembro de 2022
A mostra dá continuidade ao projeto conceitual do ateliê e laboratório Espaço Mediações com a participação de jovens artistas e propostas em artes visuais na contemporaneidade, com diálogos construtivos e críticos com os mediadores.

• Exposição “Beiradão em Brasa”
Período: a partir de 25 de novembro de 2022
A proposta do projeto “Beiradão em Brasa”, com curadoria de Cristóvão Coutinho, foi pautada na ideia de trazer fragmentos e recortes fotográficos do lugar mais movimentado e importante da cidade, na visão dos artistas. São 15 fotografias em pesquisa de imagens entre os anos 2000 e 2002, com suas íntimas cores expostas numa instalação que impulsiona a uma imersão memorial e propositiva de aproximações entre o indivíduo e a cultura do gesto, da produção, da terra, dos peixes e das viagens amazônicas, o ir e vir natural e seus costumes, na chegada e partida em meio rítmico atemporal.

 

Publicidade


   
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
Twitter   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
Copyright © 1996-2022