Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Formiga Maniwara é tema de palestra no Mesa São Paulo 2022

O Amazonas está bem representado em um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil.

Por Fabricio Nunes,
quinta-feira, 3 de novembro de 2022
 
 
 

Formiga Maniwara é tema de palestra no Mesa São Paulo 2022
Chef de cuisine Elisangela Valle / Divulgação

Chef de cuisine Elisangela Valle apresenta estudo gastronômico de alimento indígena realizado em São Gabriel da Cachoeira (AM)

O Amazonas está bem representado em um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil e da América Latina, o Mesa São Paulo 2022, com a participação da chef de cuisine Elisangela Valle, que é socia proprietária do Grupo Roteros, composto pelos restaurantes Filhote do Pará, Muy Gringo e Tambaqui de Banda.

Com o tema “A cozinha do abraço – A força que nutre, revoluciona, regenera e pacífica" o evento acontece de 3 a 5 de novembro e recebe os melhores nomes da gastronomia nacional e internacional que apresentarão aulas, degustações, palestras, feira de produtores, congresso e jantares especiais.

A chef Elisangela Valle é especialista na gastronomia Amazônica e vai apresentar aos participantes a farinha de Maniwara, tendo como base a formiga que é muito utilizada como alimento em comunidades da região do Alto Rio Negro, no Amazonas. Mais conhecida como "saúva que ferra", o alimento foi estudado por uma equipe multidisciplinar e foi transformado em uma farinha nutritiva.

“Após uma série de estudos realizados, incluímos uma expedição ao município de São Gabriel da Cachoeira (852 km de Manaus). Estudamos desde os hábitos indígenas, a coleta e o modo de preparo da Maniwara. Após sabermos como a nossa matéria prima era tratada, levamos ao laboratório de tecnologia dos Alimentos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e, juntamente com a professora doutora Lídia Medina, estudamos um produto final, que resultou na farinha que pode ser utilizada para fortificar pães, pizzas e outros”, explicou Elisangela.

Em São Paulo, além de explicar os benefícios proteicos e vitamínicos do produto, ela vai expor as formas de consumo da Maniwara, que passa pela in natura ou com tucupi (negro ou natural), e em forma de alimentos como o quinhapira, tradicional iguaria indígena.

Expedição e Curso

Durante a sua exposição no Mesa São Paulo 2022, a chef Elisângela Valle, faz o lançamento da terceira edição da Expedição Gastronômica com destino a São Gabriel da Cachoeira, onde estenderá convites para os chefs e jornalistas.

Com duração de cinco dias, a expedição de estudos gastronômicos sairá da cidade de Manaus até São Gabriel da Cachoeira, onde os integrantes vão vivenciar as experiências amazônicas e visitarão alguns pontos turísticos, como Encontro das Águas e seguirão para o destino final, onde irão vivenciar a experiência de conhecer os peixes da região e suas formas de cocção, além de visita à roça de mandioca para conhecer seus derivados e coletar formigas Maniwara, além de degustar todos esses alimentos e poderão conhecer esses hábitos alimentares junto aos ribeirinhos.

Elisangela é presidente da delegação de pesquisas em Ciência e Cozinha da Amazônia do SCWC - Science Cooking World Congress e outra grande ação que será desenvolvida pela chef amazonense será o lançamento do Curso de Ciência e Cozinha Amazônica, que será ministrado em 2023, em Manaus de forma híbrida e online.

 

Sabores em terras cariocas

Já no dia 10, quinta-feira, Elisângela Valle, apresentará um coquetel da gastronomia Amazonense para 150 pessoas no Rio de Janeiro, a convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), com o objetivo de expor a gastronomia amazonense.

Com um cardápio criado exclusivamente na cozinha amazonense, os drinques serão uma apresentação à parte. Criados em parceria com a barmaid Gabriela Guedes. Durante o serviço, ela leva um digestivo de cumarú, a excentricidade da formiga amazônica será servida no moscow mule com espuma do xarope da formiga saúva macerada - que tem sabor de gengibre, e outra bebida com espuma de açaí.

Um dos ingredientes mais saborosos da nossa gastronomia não ficará de fora. O pirarucu será apresentado como ‘Caboco enrolado’, que leva banana pacovã frita, pirarucu seco e cream cheese. Outro prato que será levado pela chef será um ‘Crab cake de de piracuí de bodó’, servido com maionese de tucupi reduzido e empanado com farinha panko. E encerrando o menu principal, ‘caldinho de tucupi’ é um mini camarão seco chamado aviú, ‘casquinha de tambaqui’ picado na faca com farofinha e ‘crocante de pirarucu’ com molho de cupuaçu apimentado.

Para a sobremesa, as estrelas amazônicas serão, o ‘Botacoco’, bolo de macaxeira caramelizado com sorvete de tapioca e coco em lascas crocante e o ‘Chocuca’, um brownie de chocolate em uma cama doce de cupuaçu, creme de cupuaçu e lascas de castanha da Amazônia crocante.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024