Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Arquiteta e urbanista ressalta que revitalizações em Patrimônios Históricos e Culturais precisam de equipe técnica

A escultura de Tenreiro Aranha que originalmente é feita de bronze, foi pintada irregularmente de dourado.

Por Assessoria de Comunicação,
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023
 
 
 

Arquiteta e urbanista ressalta que revitalizações em Patrimônios Históricos e Culturais precisam de equipe técnica
Escultura de Tenreiro Aranha. / Divulgação

Na última semana, durante as obras de revitalização da Praça 5 de Setembro, conhecida como Praça da Saudade, no Centro da capital. A escultura de Tenreiro Aranha que originalmente é feita de bronze, foi pintada irregularmente de dourado.

O assunto repercutiu entre especialistas de diversas áreas e a arquiteta e urbanista Melissa Toledo, enfatizou a necessidade de profissionais técnicos para qualquer intervenção em obras ou esculturas que fazem parte do Patrimônio Histórico e Cultural.

“É importante ressaltar que a obra não passou por nenhuma restauração e sim houve uma pintura. Pois para se restaurar uma obra de grande importância como essa, é necessário se cumprir etapas, como contexto histórico, iconografia, a busca da originalidade, a parte operacional e execução. Logo aparentemente nada disso foi feito”, afirmou a arquiteta.

Para se fazer uma restauração é preciso tirar as camadas não originais, buscar uma reintegração do material, uma consolidação e conservação do que seria o resquício do material original e a busca de uma pintura adequada. Já que o material contemporâneo, não tem a mesma composição do século XVIII.

Quando se faz um trabalho de cunho patrimonial e um trabalho em uma escala maior, sempre se faz necessário um resgate histórico e por isso um historiador sempre está presente.

“Além de todo contexto material que uma restauração precisa, é necessário saber a importância da historicidade, da originalidade, da composição tecnológica da época. Não é só a história, são outras informações de acervo e de cunho arquitetônico”, completou Melissa.

Para a arquiteta e urbanista, uma intervenção em qualquer obra, pode ser tanto positiva, quanto negativa, o caso da intervenção feita em Tenreiro Aranha trouxe repercussão totalmente negativa, pois não se viu profissionais técnicos envolvidos.

Um profissional responsável técnico pode ser um arquiteto e urbanista, um artista plástico ou até um engenheiro civil, desde que todos sejam especializados em patrimônio e restauro. Mesmo um profissional que não tenha essa especialização, ele pode acompanhar e fazer o projeto, mas é preciso de um restaurador em conjunto com a equipe.

Quando se fala em curso e especializações é necessário entender toda sua complexidade e diversas categorias em restauro e materiais, é muito delicado e amplo.

“Todo patrimônio precisa ser conservado. É uma obra que conta a nossa história, é um bem que é intangível e imaterial que materializamos na escrita”, finaliza Melissa.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que o restauro do monumento não teve autorização do órgão e que gostaria de consolidar uma parceria junto à prefeitura, para que qualquer futura intervenção seja feita uma análise técnica que não impacte o patrimônio cultural na sua qualidade de memória e identidade cultural da cidade.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024