Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Carnaval na Floresta: blocos e escolas de samba do Grupo Experimental se apresentam na zona norte a partir desta quinta (09/02)

Festa acontece também na sexta e no domingo (10 e 12/02) e traz como destaque a abertura do Esquenta do Carnaboi

Por Secretaria de Cultura e Economia Criativa,
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023
 
 
 

Carnaval na Floresta: blocos e escolas de samba do Grupo Experimental se apresentam na zona norte a partir desta quinta (09/02)
Carnaval na Floresta / Arquivo/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Resgatar a história do Carnaval amazonense e reviver uma época em que os desfiles aconteciam, de maneira informal, no Centro de Manaus, é uma das propostas do “Carnaval do Povão”. O projeto traz o Grupo Experimental, formado por blocos de rua e escolas de samba, para desfilar em uma estrutura montada na praça Mindu Norte, alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. A programação acontece nesta quinta e sexta-feira e no domingo (9, 10 e 12/02), a partir das 20h, com entrada gratuita.


A atração integra o conjunto de ações do “Carnaval na Floresta – Amazonas 2023”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Idealizado pelo Instituto de Inovação Desportivo e Cultural do Amazonas (Idama) e pela União das Escolas de Samba do Amazonas (Uesam), o Carnaval do Povão acontece pela primeira vez em Manaus.

O secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que o evento leva as atrações carnavalescas para próximo das comunidades e movimenta a economia criativa.

“Com o projeto, moradores de várias zonas de Manaus têm acesso a uma programação de Carnaval, além de incentivar a formação de novos blocos e escolas de samba. A comunidade e os moradores dos bairros adjacentes também encontram a oportunidade de reforçar a renda com venda de produtos, confecção de fantasias e adereços, entre outras atividades que fazem parte da cadeia produtiva do Carnaval”, disse Apolo.

Programação
Na quinta-feira, primeira noite do “Carnaval do Povão”, desfilam, a partir das 20h, os blocos de rua. Na sexta será a vez das escolas de samba levarem para a avenida o enredo e a alegria dos foliões, em 40 minutos de apresentação para cada. As agremiações seguem a seguinte ordem:

20h – GRES do Amor
20h40 – GRES União Leste
21h20 – GRES Mocidade da União
22h – GRES Império do Cajual
22h40 – GRES Acadêmicos do Rio Negro

No domingo, às 14h, os foliões vão conhecer a agremiação campeã, que sobe para o Grupo de Acesso B das Escolas de Samba de Manaus. No mesmo dia, às 19h, será dada a largada para o ritmo do “dois pra lá e dois pra cá”, com a abertura do “Esquenta do Carnaboi”. Mais de 30 atrações se apresentam dando o início à temporada bovina de ensaios em Manaus.

Após a abertura no Novo Aleixo, o “Esquenta do Carnaboi” será realizado de 13 a 22 de fevereiro, no parque Largo do Mestre Chico, na Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus. No local, das 19h até meia-noite, os artistas se apresentam com as melhores toadas dos bois Caprichoso e Garantido. O esquenta é um “aquecimento” para a tradicional festa do Carnaboi, que acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024