Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Museu do Crime chama atenção de visitantes por acervo e estrutura preservada no Palácio da Justiça

Visitações guiadas são gratuitas e acontecem de terça a sábado, das 9h às 17h

Por Secretaria de Cultura e Economia Criativa,
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
 
 
 

Museu do Crime chama atenção de visitantes por acervo e estrutura preservada no Palácio da Justiça
Museu do Crime no Palácio da Justiça / Márcio James/SEC

Uma das exposições permanentes do Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), localizado na avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro, o Museu do Crime atrai o público com um grande acervo criminal do estado, além de ter a estrutura do antigo Tribunal de Justiça do Amazonas preservada. As visitações guiadas são gratuitas e acontecem de terça a sábado, das 9h às 17h, com visitantes divididos em grupos, a cada 30 minutos.


Ao público que se interessa pelas histórias de “true crime”, que viralizam nas redes sociais e resgatam relatos de crimes antigos, o Museu, com a exposição “Do Crime ao Castigo”, é uma opção curiosa e imersiva, com visitas guiadas e envolvimento do público em dinâmicas de júri popular e informações sobre casos que tiveram grande repercussão na sociedade amazonense.

De acordo com a turismóloga do Palácio da Justiça, Hany Cândido, o espaço cultural recebe muitos visitantes, e o Museu do Crime é dividido em cinco espaços que despertam a curiosidade do público pelo acervo de crimes reais que marcaram o Amazonas e, até mesmo, outros lugares do mundo.

“O Museu do Crime tem cincos espaços divididos em: sala dos crimes, o tribunal do júri popular, sala secreta onde os juízes decidiam a sentença do réu, exposição de crimes e explicações legislativas, além da sala de desembargadores", conta a turismóloga.

“O Museu do Crime tem a maior parte da estrutura original preservada, além de contar sobre casos de grande repercussão que marcaram o Amazonas, e isso deixa o público curioso com os desfechos e em ver as provas e materiais apreendidos, como armas, máscaras, motosserra, caça-níqueis e outros”, informa.

História e beleza
É que o Palácio da Justiça, hoje transformado em Centro Cultural administrado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foi durante muito tempo a sede do Poder Judiciário do estado.

A turista curitibana Bruna Gattiboni, 22, destacou que visitar o Palácio da Justiça foi importante para ver como estão preservadas a história e a beleza do espaço, inaugurado em 1900 e tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas em 1980.

“A experiência de ter conhecido esse espaço foi muito bacana, pela explicação e, principalmente, por ver a preservação do espaço e da história, que é sobre a legislação local. O Museu do Crime expõe vários crimes curiosos e que deixam um questionamento, são atrocidades que aconteceram e é curioso acompanhar, além do lugar ser lindo e incrível”, conta Bruna.

Outras informações sobre o Museu do Crime podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam e Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).  

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024