Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Creatina: o que é e para que serve?

Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa substância.

Por Parcerias Dipgitais Marketing,
sexta-feira, 10 de março de 2023
 
 
 

Creatina: o que é e para que serve?
Creatina / Reprodução

A creatina é um dos suplementos mais populares entre os atletas e praticantes de atividades físicas. Ela é amplamente utilizada por aqueles que querem melhorar o desempenho em treinos de força e resistência. Mas afinal, o que é a creatina e para que ela serve? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa substância.

O que é creatina?
A creatina é uma substância natural produzida pelo nosso corpo, mais precisamente pelo fígado, pelos rins e pelo pâncreas. Também está presente em alimentos como carnes vermelhas e peixes. A creatina é armazenada nos músculos em forma de fosfocreatina, que serve como fonte de energia durante a contração muscular.

Para que serve?
A creatina tem a capacidade de aumentar a quantidade de fosfocreatina nos músculos, o que aumenta a disponibilidade de energia para as contrações musculares. Isso faz com que a creatina seja um suplemento popular entre os praticantes de atividades físicas que buscam melhorar o desempenho em treinos de força e resistência.

Além disso, a creatina também pode ajudar na recuperação muscular após os treinos, reduzindo a fadiga e aumentando a síntese de proteínas. Isso pode contribuir para o ganho de massa muscular e melhoria da composição corporal.

Quais são os benefícios da creatina?
A creatina é um dos suplementos mais estudados pela ciência e já foram comprovados diversos benefícios do seu uso. Entre eles, podemos citar:

  • Aumento da força muscular: é capaz de aumentar a quantidade de fosfocreatina nos músculos, o que aumenta a disponibilidade de energia para as contrações musculares. Isso pode resultar em um aumento da força muscular em exercícios de alta intensidade.
  • Melhoria da resistência: pode melhorar a capacidade de resistência dos músculos, permitindo que o praticante de atividades físicas realize exercícios de alta intensidade por mais tempo.
  • Recuperação muscular: ajuda na recuperação muscular após os treinos, reduzindo a fadiga e aumentando a síntese de proteínas. Isso pode contribuir para o ganho de massa muscular e melhoria da composição corporal.
  • Redução da fadiga: reduz a sensação de fadiga durante os exercícios de alta intensidade, permitindo que o praticante de atividades físicas realize treinos mais longos e intensos.
  • Melhoria da composição corporal: contribui para o ganho de massa muscular e redução da gordura corporal, o que pode melhorar a composição corporal.
  • Melhoria da saúde mental: melhora a função cerebral, reduzindo a fadiga mental e melhorando a memória e a capacidade de raciocínio.

Como utilizar?
Encontra-se para comprar de diversas formas. As mais comuns são a monohidratada em pó e as cápsulas de creatina. A dosagem recomendada varia de acordo com o peso corporal e os objetivos do praticante de atividades físicas.

O protocolo mais comum de utilização da creatina é o chamado "protocolo de carga", que consiste em consumir de 20 a 25 gramas de creatina por dia durante uma semana, divididos em doses de 5 gramas a cada 3 ou 4 horas. Após esse período, reduz-se a dosagem para 5 gramas por dia, que é a dose de manutenção.

É importante lembrar que deve-se consumi-la juntamente com água ou outra bebida sem cafeína para garantir a sua absorção pelo organismo. Além disso, é importante consultar um nutricionista ou médico antes de iniciar o uso da creatina. É importante saber se há indicação para o seu caso e para receber orientações sobre a dosagem ideal.

Existem efeitos colaterais da creatina?
Considera-se uma substância segura para a maioria das pessoas quando utilizada de acordo com as dosagens recomendadas. No entanto, alguns indivíduos podem apresentar efeitos colaterais como dor de estômago, náusea, diarreia e ganho de peso devido à retenção de líquidos.
Além disso, o uso prolongado da creatina pode levar a uma diminuição da sua produção natural pelo organismo, o que pode levar a uma dependência do suplemento. Por isso, é importante utilizar a creatina de forma consciente e sempre seguindo as orientações de um profissional de saúde.

A creatina é um suplemento amplamente utilizado por praticantes de atividades físicas que buscam melhorar o desempenho em treinos de força e resistência. Ela é capaz de aumentar a quantidade de energia disponível para as contrações musculares, o que pode resultar em um aumento da força e resistência muscular.

Além disso, a creatina também pode contribuir para a recuperação muscular, redução da fadiga, melhoria da composição corporal e saúde mental. No entanto, é importante utilizar a creatina de forma consciente e sempre seguindo as orientações de um profissional de saúde para evitar efeitos colaterais e garantir a sua eficácia.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024