Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Criar um site grátis ou pagar para fazer: o que vale a pena?

Para tirar essa dúvida, decidimos trazer esse artigo explicando as vantagens e as desvantagens

Por A Redação,
quinta-feira, 1 de junho de 2023
 
 
 

Criar um site grátis ou pagar para fazer: o que vale a pena?
Criar um site grátis ou pagar / Pixabay.

Seja criando um site institucional ou um ecommerce, é comum vermos empreendedores se questionarem sobre o que vale mais a pena, pagar para criar esses portais ou construí-los utilizando ferramentas gratuitas.  

Para tirar essa dúvida, decidimos trazer esse artigo explicando as vantagens e as desvantagens de ambos, tudo isso de uma forma simples e prática. Confira.

Site gratuito: quais são suas vantagens e desvantagens?
Os sites gratuitos são uma opção atraente para indivíduos e empresas que desejam estabelecer uma presença online sem gastar muito dinheiro.

Embora existam muitos benefícios em usar um site gratuito, também existem desvantagens que devem ser consideradas antes de fazer uma escolha. Confira as vantagens e desvantagens a seguir:

Vantagens
A escolha de um site gratuito deve ser avaliada com cuidado, levando em consideração as necessidades e expectativas individuais. Para isso, confira as vantagens de ter um site gratuito:

Baixo custo
Basicamente, o baixo valor de investimento é a única vantagem do site gratuito. Ou seja, você poderá criar um portal simples e com algumas funcionalidades básicas investindo um valor irrisório. Desse modo:

  • Wix;
  • Webnode;
  • Wordpress;
  • Entre outros.

Essas são algumas das plataformas que oferecem esse tipo de serviço.

Desvantagens
Embora os sites gratuitos possam oferecer uma solução rápida e econômica, é importante considerar os possíveis comprometimentos em termos de qualidade e funcionalidade. Confira algumas desvantagens de um site gratuito:

Site pouco responsivo
Um dos parâmetros utilizados pelo Google para avaliar a qualidade de uma página, está relacionado a sua capacidade de se adequar a diferentes tamanhos de tela. Infelizmente, sites gratuitos não são responsivos, o que acaba interferindo negativamente na experiência do usuário.

Customização  
Quando você decide criar um portal de forma gratuita, é possível que a interface da sua página fique muito aquém do que você esperava.

Isso porque essas plataformas não permitem que os usuários façam customizações, liberando apenas templates prontos e que na maioria das vezes não condizem com a identidade visual da empresa.

Não ser achado no Google e outros motores de busca
Como se sabe, boas práticas de SEO fazem com que seu portal receba visitas orgânicas diárias, sem que você precise investir em anúncios a todo momento.

Entretanto, quando se trata de Search Engine Optimization, sites gratuitos se tornam grandes vilões. Para começar, os códigos disponibilizados por essas ferramentas não são limpos, além da dificuldade em inserir heading tags, palavras-chave e etc.

Como se isso não bastasse, o Google tem problemas para encontrar e indexar o site, vez que ele fica alocado dentro da plataforma gratuita.

Métricas inexatas
Uma das formas de garantir o sucesso do seu site é verificando suas métricas de desempenho e promovendo melhorias sempre que necessário. Porém, os construtores gratuitos não oferecem essas informações para o usuário, impedindo que qualquer tipo de análise possa ser realizada.

Site pago: quais são as suas vantagens e desvantagens?
Os sites pagos são aqueles em que é necessário pagar uma taxa para ter acesso a determinados conteúdos ou funcionalidades.

Desvantagens
No entanto, apresentam algumas desvantagens, confira alguma delas para você escolher a que melhor se adequa a sua empresa:

Valor de investimento
Conforme havíamos falado, o site gratuito não necessita de investimento, e esse acaba sendo o seu principal benefício. Por outro lado, ao criar um site pago, você precisará dispor de uma certa quantia para que a sua ideia possa sair do papel.

Contudo, engana-se quem pensa que o valor investido deverá ser algo exorbitante. Em suma, tudo vai depender do tamanho do seu projeto e da quantidade de funcionalidades que você deseja inserir. Os valores para a criação de um site profissional variam de R$ 600 à R$ 50.000,00.

Vantagens
Esses sites podem oferecer diversas vantagens, confira algumas delas

Sem propagandas
Os sites pagos não ficam mostrando propagandas para o seu cliente o tempo todo, diferente do que acontece com as plataformas gratuitas. Em síntese, as propagandas não apenas prejudicam a experiência do cliente, como também diminuem a credibilidade da sua página. 

Venda de anúncios
Comercializar anúncios ajuda a sua empresa a cobrir as despesas do site e até mesmo lucrar com eles. Contudo, grande parte dos serviços gratuitos não permitem que o usuário venda propagandas na página, o que pode ser um problema dependendo dos seus objetivos com o site.

Maior segurança
Se a sua intenção for criar um ecommerce, por exemplo, é necessário que o servidor utilizado ofereça total segurança aos visitantes, correto?!

Nesse sentido, os hosts gratuitos são uma péssima escolha, vez que seus servidores não contam com o nível de proteção necessário para resguardar as informações sensíveis dos seus clientes.

Domínio próprio
Ao criar um site na wix, gratuitamente, o domínio da sua empresa ficará assim: “https://www.nomedaempresa.wix.com.br/”

Isso faz com que o site não pareça nada profissional, além de fazer com que seus clientes não se sintam à vontade ao se relacionar com o seu negócio.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024