Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Foto profissional: conheça a importância em escolher um ponto focal

Definir qual será o assunto principal da sua foto profissional é um dos aspectos mais importantes a serem considerados.

Por A Redação,
quinta-feira, 1 de junho de 2023
 
 
 

Foto profissional: conheça a importância em escolher um ponto focal
Fotografia / Jeshoots.com

A princípio, definir qual será o assunto principal da sua foto profissional é um dos aspectos mais importantes a serem considerados. Afinal, ele será o responsável por atrair a visão do espectador e mantê-lo entretido na imagem.  

Mas, o que de fato é o ponto focal e qual a sua real importância? É o que vamos explicar no decorrer desse artigo. Confira.

O que é o ponto focal?

O ponto focal é o assunto no qual o espectador deverá focar a sua atenção. Pode ser uma pessoa, um objeto ou até mesmo um ponto específico numa paisagem.

Por exemplo, quando você abre uma revista e vê uma modelo em destaque logo ao centro da página, ela é o que chamamos de ponto focal. Contudo, entender a fundo como funciona esse elemento é primordial para obter fotos perfeitas, sendo necessário mesclar conhecimentos técnicos em fotografia e o ajuste correto da máquina.

Qual a importância do ponto focal?

Conforme falamos anteriormente, o ponto focal é responsável por orientar o olhar do espectador ao observar uma imagem.

Porém, ele também está incumbido de manter os outros elementos da foto devidamente conectados. Assim, se não houver uma estrutura criada em torno do ponto focal, é muito provável que a pessoa perca o interesse em contemplar a fotografia.

Fora isso, ele também ajuda a determinar a escala do assunto principal. Vejamos o exemplo de uma loja de móveis que, ao fotografar os itens à venda, posiciona-os de tal forma a auxiliar o comprador a compreender o tamanho real do objeto.

Quais os efeitos criados?

Tanto o ponto focal, quanto o fundo da imagem, precisam trabalhar em conjunto. Na grande maioria dos casos, é preferível deixar o objeto com mais nitidez e o fundo fica mais desfocado.

Isso faz com que os ensaios tenham mais proporção e harmonia, garantindo que os espectadores não se sintam cansados ao visualizarem as fotos.

O que fazer para criar um ponto focal chamativo?

De antemão, defina o seu ponto de interesse. O que você quer que as pessoas observem logo de início? Veja que a ausência desse elemento pode fazer com que a imagem não se comunique de maneira adequada e fique sem sentido.

Dependendo do ensaio a ser realizado, é muito provável que existam diferentes pontos focais dentro da mesma imagem. Logo, seu trabalho é organizar todos eles de forma harmônica e direcionar toda atenção para o ponto de interesse.

Dito isso, confira algumas dicas que poderão te ajudar a criar um ponto focal atraente e notável: 

Escolha uma cor e se concentre nela

Para que as suas fotos consigam prender a atenção de quem as vê, experimente utilizar pontos de foco com cores vivas. Assim, se você estiver fotografando uma cesta de frutas, direcione a lente da câmera para os objetos com cores mais intensas – maçãs, ameixas e abacates são alguns dos exemplos.
Use o contratres

Utilize o contraste para subexpor alguns elementos da imagem. Isso ajuda a realçar os pontos com mais iluminação.

Profundidade de campo

O efeito de profundidade de campo faz com que as pessoas consigam focar no objeto principal com mais facilidade, já que os outros elementos ficaram com menos nitidez.

Fique atento ao peso visual da imagem

Como se sabe, alguns objetos/assuntos costumam se destacar com mais facilidade. Desse modo, procure utilizar pessoas, animais e itens com formas definidas como pontos focais.

Existe diferença entre composição e ponto focal?

De antemão, saiba que toda composição possui um ponto focal, já que elas estão diretamente relacionadas à forma como você organiza os elementos da foto. Por outro lado, o ponto focal diz respeito ao objetivo principal da composição, o qual deverá atrair atenção do espectador.

Conclusão

De acordo com o que aprendemos no texto, o ponto focal pode ser considerado o componente mais importante de uma fotografia, pois sem ele é quase impossível entender a mensagem que se deseja transmitir. Assim, ele auxilia os fotógrafos a criarem fotos com composições simétricas e fáceis de identificar.

Como o treinamento leva a perfeição, continue praticando e testando diferentes métodos até chegar no resultado almejado.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024