Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Melhore sua memória e capacidade cognitiva: aprender um novo idioma tem benefícios para a saúde cerebral

A princípio, aprender um novo idioma vai muito além das oportunidades profissionais inerentes a essa atividade.

Por A Redação,
quinta-feira, 1 de junho de 2023
 
 
 

Melhore sua memória e capacidade cognitiva: aprender um novo idioma tem benefícios para a saúde cerebral
Aprendendo um idioma / Tima Miroshnichenko

A princípio, aprender um novo idioma vai muito além das oportunidades profissionais inerentes a essa atividade.

Na verdade, ao se especializar numa nova língua, você faz com que seu cérebro trabalhe numa frequência diferente, reduzindo as chances de doenças como o Alzheimer e a demência. Contudo, essas não são as únicas vantagens.

Dito isso, fique com a gente até o final desse artigo e descubra os principais benefícios provenientes dessa prática. 

7 vantagens em aprender uma segunda língua

Aperfeiçoamento da memória

Em suma, estudar um idioma estrangeiro aprimora sua capacidade de memorização. Afinal, você passará boa parte do tempo analisando e decorando palavras, regras e estruturas gramaticais.

Além disso, todo esse esforço faz com que suas células cinzentas precisem trabalhar ainda mais, o que ajuda a retardar o aparecimento de doenças como a demência e o Alzheimer

Cérebro mais saudável
 
O cérebro das pessoas que estudam um novo idioma costuma apresentar alterações em algumas regiões importantes, como o córtex cerebral e o hipocampo – área relativa às emoções e à memória. Essas alterações mantém o cérebro saudável, além de realçar diversas habilidades cognitivas.

Aumenta a concentração

Ao se tornar bilíngue, você passa a absorver informações não tão relevantes de forma natural, o que contribui para a otimização do foco e da concentração. Fora isso, o fato de saber falar duas línguas faz com que seu cérebro se exercite com mais frequência, já que ele estará o tempo todo oscilando entre um idioma e outro.

Elevação da inteligência

Conhecer a fundo uma nova língua pode fazer com que a pessoa performe melhor em diferentes áreas do conhecimento, como por exemplo a matemática e raciocínio lógico. Para mais, o senso criativo também é afetado de forma positiva.

A captação de informações sensoriais é outro ponto interessante, garantindo que o indivíduo se sinta ambientado ao espaço onde se encontra e ainda consiga absorver as informações de modo ágil e eficiente.

Em partes, podemos dizer que essa é uma das razões pelas quais as pessoas que já são bilíngues, não têm dificuldades em aprender uma terceira língua.

Melhora na tomada de decisão

Conforme mostra um estudo realizado pela Universidade de Chicago, indivíduos que raciocinam em outro idioma conseguem reduzir algumas inconstâncias do cérebro e tomar decisões mais assertivas. Em síntese, quando você deixa de raciocinar na sua língua nativa, as decisões tomadas costumam ser mais pragmáticas e menos negativas.

Identificação de padrões

Segundo estudo disponibilizado pela Universidade de Pompeu Fabra, na Espanha, os indivíduos bilíngues possuem facilidade em identificar diferentes padrões, além de se mostrarem bastante observadores. Da mesma forma, essas pessoas conseguem identificar informações incorretas ou inconsistentes com muito mais agilidade.

Capacidade de realizar multitarefas 

Embora essa habilidade se mostre mais acentuada nas crianças bilíngues, adultos que falam um segundo idioma conseguem se concentrar de forma simultânea em dois ou mais sistemas de escrita e fala.

Essa competência é fundamental para que possamos lidar com mais de uma tarefa ao mesmo tempo, uma vez que o cérebro torna-se capaz de alternar entre duas ou mais estruturas linguísticas simultaneamente.

E então, o que achou do artigo? Esperamos que tenha gostado e entendido os benefícios  de se aprender uma nova língua.

Por fim, caso esteja procurando por um professor particular de Francês na cidade de São Paulo, saiba que a Percurso Idiomas pode te ajudar.

Isso porque a instituição conta docentes altamente capacitados e experientes, além de garantir que a metodologia de ensino aplicada esteja de acordo com as suas necessidades.

Para mais informações, acesse nosso site e converse com um de nossos representantes.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024