Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Garantido abre primeira noite do 56º Festival Folclórico de Parintins

O evento segue até domingo (02/07), em Parintins

Por Secretaria de Cultura e Economia Criativa,
sábado, 1 de julho de 2023
 
 
 

Garantido abre primeira noite do 56º Festival Folclórico de Parintins
Boi Garantido. / Marcio James / SEC

O evento segue até domingo (02/07), em Parintins

O Boi-Bumbá Garantido abriu, nesta sexta-feira (30/06), a primeira noite do 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), levando a galera vermelha e branca ao delírio. O evento ocorre no Bumbódromo e segue até o domingo (02/07).

O 56º Festival Folclórico de Parintins é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Neste ano, o evento foca em três pilares: cultura, turismo e sustentabilidade.

Com início às 21h, o boi do coração na testa defendeu, durante duas horas e meia, o tema da agremiação deste ano: “Garantido por Toda Vida!”. O tema visa promover um manifesto dos povos da floresta em defesa da vida, ressalta que é preciso lutar para que a intolerância não divida e empobreça culturalmente o mundo.

O presidente interino do Garantido, Adson Silveira, falou um pouco do trabalho desenvolvido para levar o bumbá para a arena. “Depois de muito trabalho, muita dedicação, muito esforço da galera, e esforço dos kaçauerés, nós chegamos aqui. O trabalho foi intenso, um trabalho de três meses. Nossa Comissão de Arte concebeu o projeto e foi executado pelos nossos artistas. É em defesa da vida [o tema], da vida das pessoas, dos vegetais, dos animais, da floresta”, disse Adson.

A agremiação conta com aproximadamente 2.500 brincantes e para as três noites deve levar 17 alegorias e módulos para surpreender os torcedores da baixa do São José, região que é o berço do bumbá Garantido. A maior alegoria da agremiação folclórica mede 21 metros de altura.

O Pajé do boi Garantido, Adriano Paketá, explicou que o amor pelo boi vem desde a infância. Segundo ele, defender o item 12 é um momento de felicidade, principalmente por sentir o amor da nação vermelha e branca.

“Mais uma vez ver o Bumbódromo lotado, essa galera vermelha e branca esperando todos os 21 itens do Garantido é muito gratificante. Essa felicidade que a nação vermelha e branca passa para a gente, a partir do momento que entramos na arena para fazer nossa evolução, faz com que o coração pulse mais forte e a emoção vem a flor da pele. E a energia emanada de todos eles faz com que a gente se sobressaia”, afirmou Paketa.

Durante a apresentação do ritual indígena, o bumbá homenageou o cacique Raoni Metuktire, líder indígena brasileiro da etnia Kayapó, reconhecido internacionalmente pela defesa dos povos indígenas, que esteve presente na apresentação do Garantido na arena de Parintins.

A engenheira Daniele Braz, 30, estava na galera do Garantido desde o início da manhã. Ela veio de Manaus, especialmente, para assistir à apresentação e estava na fila para garantir os primeiros lugares na arquibancada do boi do povão, desde o início da manhã de sábado.

“Eu sou Garantido desde criança, desde quando eu me entendo por gente eu torço pelo Garantido. Eu não tenho nem palavras para dizer o que é torcer pelo Garantido. A gente enfrenta o sol, a gente enfrenta chuva. Estamos aqui todo o ano para prestigiar o que o Garantido vai apresentar e prestigiar o Festival Folclórico, porque é a nossa maior riqueza. Por toda a Vida e por todas as outras vidas que tiver eu sou Garantido”, pontuou a torcedora.

O Festival

O Festival Folclórico de Parintins é realizado no último final de semana de junho. Neste ano, o evento ocorre nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. As ações do governo visam fortalecer a promoção cultural, o turismo, a sustentabilidade, além de ações na segurança, fiscalização de embarcações e o combate à violação de direitos humanos.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024