Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Mastite pode acometer até 20% das mulheres em período de amamentação

Problema pode ser preocupante, mas com o acompanhamento adequado e a adoção de medidas preventivas, é possível evitar e tratar a inflamação.

Por A Redação,
quarta-feira, 5 de julho de 2023
 
 
 

Mastite pode acometer até 20% das mulheres em período de amamentação
Amamentação / Freepik

Problema pode ser preocupante, mas com o acompanhamento adequado e a adoção de medidas preventivas, é possível evitar e tratar a inflamação.


Calcula-se que 3% a 20% das mulheres em período de amamentação sejam acometidas pela mastite, a inflamação na mama. O dado é da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional de São Paulo (SBM), que estima pelo menos um quadro da condição no primeiro trimestre de vida do bebê. O problema pode ser preocupante para as mães, mas com o acompanhamento adequado e a adoção de medidas preventivas, é possível evitar e tratar a inflamação mamária.

De acordo com a SBM, a mastite pode levar ao aparecimento de sintomas como vermelhidão, inchaço, dor e aumento da temperatura local. É importante que a mulher procure um médico assim que perceber algum desses sintomas para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.

Uma das formas de prevenir a mastite é garantir que o bebê mame corretamente e retire todo o leite da mama. Isso porque a estase láctea é a principal causa da mastite, sendo caracterizada pelo acúmulo prolongado de leite em um ou mais ductos lactíferos, resultando na estagnação do alimento. O uso de um extrator de leite pode ajudar na retirada do excesso de líquido e evitar o seu acúmulo nos ductos mamários.

Vale lembrar que tanto órgãos públicos quanto empresas privadas têm se preocupado em fornecer atendimento adequado para as mulheres em período de amamentação, com orientações e acompanhamento médico especializado. O D'Or mais Saúde, por exemplo, ressalta a importância de uma boa higiene durante as mamadas e a utilização correta do extrator de leite para ajudar a garantir o sucesso da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, como orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Causas da mastite
A mastite é uma inflamação e infecção da glândula mamária, causada geralmente por bactérias, como os estafilococos. Conforme destacado em artigo publicado no portal Dráuzio Varella, isso acontece quando o leite materno fica preso nos canais que o levam dos alvéolos mamários até o seio lactífero, localizado atrás da aréola. Esse bloqueio pode impedir que o leite flua naturalmente, o que cria um ambiente favorável para a proliferação de bactérias que causam a infecção.

Embora seja mais frequente em mulheres com recém-nascidos, a mastite pode ocorrer em qualquer período do aleitamento, inclusive durante o processo de desmame da criança. A boa notícia é que, uma vez identificadas suas causas, a inflamação pode ser facilmente prevenida e tratada, oferecendo alívio aos sintomas e permitindo que a amamentação seja retomada com segurança e conforto.

O acúmulo de leite estagnado geralmente ocorre devido a diversos fatores, tais como esvaziamento incompleto das mamas durante as mamadas; obstrução no ducto lactífero que impede a drenagem do leite; pequenas lesões ou fissuras nos mamilos ou aréolas, que podem facilitar a entrada de bactérias; e por uma técnica de pega incorreta durante a amamentação, o que pode dificultar o esvaziamento adequado da mama.

As bactérias responsáveis pela mastite podem ser transmitidas para a mãe durante a amamentação, através da boca, nariz ou garganta do bebê. Assim, além do cuidado de sempre esvaziar completamente as mamas a cada amamentação, é preciso lavar as mãos antes de lidar com o bebê e manter uma boa higiene dos objetos que entram em contato com ele para evitar a infecção.

Sintomas da inflamação mamária
A mastite puerperal apresenta sinais e sintomas que são importantes de serem observados pelas mães. Segundo a SBM, alguns deles são a dor local, vermelhidão, calor, inchaço e perda de função da mama. Esses sintomas podem aparecer de repente, acompanhados de febre alta, calafrios, taquicardia, cansaço extremo, sensibilidade ao toque, estresse, mal-estar e ansiedade.

É possível também sentir o tecido mamário mais espesso, ter ingurgitamento e nódulos na mama. Esses sintomas devem ser observados e tratados com bastante atenção, já que podem afetar a amamentação e o cuidado da mãe com o bebê, levando ao risco de desmame precoce em alguns casos.

Prevenção e tratamento
Medidas simples que podem ajudar a prevenir a mastite e evitar complicações graves. Segundo os especialistas, o principal objetivo é não deixar o leite acumular nos ductos lactíferos, o que pode levar ao aparecimento de lesões nos mamilos e favorecer a ocorrência da inflamação.

Para isso, é importante seguir recomendações, como não estabelecer horários rígidos para amamentar o bebê e respeitar a livre demanda, ou seja, oferecer o peito sempre que o pequeno estiver com fome. Se não for possível esvaziar a mama completamente durante a mamada, a orientação é retirar o leite manualmente ou usar um extrator.

Além disso, deve-se fazer a higiene cuidadosa dos mamilos antes e depois de cada mamada, utilizando o próprio leite para limpá-los. Deixar os mamilos tomarem um pouco de ar antes de recolhê-los sob a roupa também é uma dica para evitar lesões ou fissuras.

Aplicar compressas frias na região da aréola e do mamilo e massagear suavemente o local por alguns minutos antes de iniciar a mamada ajuda a aliviar a dor e a descongestionar a mama, permitindo que o bebê mame mais facilmente. Outra recomendação é esperar o bebê esvaziar completamente um dos seios antes de oferecer-lhe o outro e proporcionar mudanças de posição durante a amamentação.

Na maioria dos casos, a mastite puerperal pode regredir espontaneamente. No entanto, quando há infecção bacteriana, é necessário realizar o tratamento adequado, que pode incluir a prescrição de medicamentos antitérmicos, analgésicos, anti-inflamatórios e, em casos mais graves, antibióticos específicos. Mesmo durante o tratamento, a amamentação deve ser mantida, pois ela ajuda a aliviar os sintomas e é fundamental para a saúde do bebê.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024