Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Passo a passo para aproveitar melhor os treinos em casa

Criar uma rotina e prestar atenção nos níveis da aula são dicas que podem ajudar a vencer a preguiça para se exercitar sozinho em casa

Por A Redação,
quarta-feira, 5 de julho de 2023
 
 
 

Passo a passo para aproveitar melhor os treinos em casa
Treino em casa / Vanesa Barcelos / Freepik

Criar uma rotina e prestar atenção nos níveis da aula são dicas que podem ajudar a vencer a preguiça para se exercitar sozinho em casa

Ao falar de exercícios físicos, é inevitável não pensar em pessoas se movimentando em academias, clubes ou centros esportivos. No entanto, diante da correria do dia a dia, entre trabalho e vida pessoal, muitas pessoas têm usado espaços dentro de casa para manter o corpo ativo e em busca de uma vida saudável.

Seja na sala de estar, cozinha, varanda ou no quarto, treinar em casa uma realidade entre os brasileiros. Diferentes plataformas e aplicativos oferecem aulas variadas para aqueles que não abrem mão de se exercitar. Queima diária, Academia Foguete, Fitdance e Nike Training Club são alguns exemplos disponíveis na internet atualmente.

Mas para aproveitar os benefícios que a prática de exercícios físicos em casa pode oferecer, é importante se atentar a alguns detalhes. O uso de roupas e acessórios adequados, por exemplo, é fundamental para garantir conforto e mobilidade durante os treinos. Além disso, atentar-se ao nível das aulas, ao alongamento e à hidratação é essencial para ter um melhor aproveitamento das atividades físicas no conforto do lar.

Use roupas adequadas

É normal pensar que quem treina em casa se exercita de pijama ou com peças aleatórias do guarda-roupa. Embora nem todo praticante dessa modalidade seja assim, ainda existem pessoas que aproveitam da liberdade e comodidade em casa para experimentarem diferentes tipos de roupa nos treinos.

No entanto, é preciso ter atenção ao uso de peças escolhidas para a prática de exercícios físicos, pois há um motivo específico para as roupas fitness existirem. Os itens dessa categoria são confeccionados com tecidos respiráveis e flexíveis e apresentam uma modelagem própria que garante conforto e a mobilidade necessária para realizar os movimentos.

Usar pijamas, jeans, moletom e outras roupas do armário pode comprometer no desempenho das atividades e ainda causar desconforto durante e após os treinos. No caso das mulheres, por exemplo, o uso de top feminino é indicado para sustentação dos seios e a falta dele pode acarretar dores no busto e na coluna.

Outro detalhe importante é o tamanho da roupa, pois peças apertadas ou folgadas demais podem dificultar a execução dos movimentos. Além disso, o uso de tênis esportivo nos treinos também é fundamental.

Não esqueça do alongamento

Antes de fazer qualquer atividade física, é importante aquecer o corpo com alongamento. Essa prática prepara musculatura e articulações para os exercícios que estão por vir e permite a realização dos exercícios com maior amplitude e flexibilidade.

Além disso, esse movimento também é benéfico para evitar lesões. De acordo com uma cartilha sobre dicas de saúde do Ministério da Saúde, os alongamentos podem prevenir lesões nos músculos e articulações, promover relaxamento, melhorar a circulação sanguínea e fortalecer os ligamentos e tendões.

Faça treinos do seu nível

É normal começar uma atividade física com empolgação, mas é preciso ter cautela para evitar lesões e desconfortos posteriores. Por esse motivo, ao decidir treinar em casa, é fundamental buscar por aulas e modalidades esportivas conforme o nível do praticante.

Normalmente, as plataformas que oferecem aulas para serem feitas em casa contam com profissionais que orientam seus alunos. É importante ouvir as recomendações e respeitar o próprio ritmo e limitações.

O progresso virá com a prática e conforme for adquirindo mais experiência será possível ir para níveis maiores e potencializar os resultados dos treinos.

Crie uma rotina

Treinar em casa requer disciplina, afinal, se bater uma preguiça, é fácil desistir dos exercícios e deitar no sofá ou na cama. Portanto, é fundamental criar uma rotina de treinos para ajudar nessa tarefa.

A recomendação é definir um horário fixo para os exercícios. Nesse momento, a dica é pensar na rotina e nos afazeres que costumam ser feitos no dia. Dessa forma, será mais fácil escolher um momento adequado para a atividade física e manter a constância dos treinos.

Mantenha uma garrafa d’água por perto

A hidratação é um detalhe essencial para a prática de qualquer atividade física. Segundo o Ministério da Saúde, durante os exercícios o corpo perde bastante líquido e a água ajuda a repor essa perda e a regular a temperatura corporal.

Manter-se hidratado durante os treinos é fundamental para garantir um bom rendimento e aproveitamento das atividades desempenhadas. A recomendação do Ministério da Saúde é que adultos consumam, ao menos, dois litros de água por dia.

Durante os treinos há a opção de consumir outros líquidos. O órgão aponta que também vale apostar em itens que restituem os sais minerais do corpo, como a água de coco e os isotônicos.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024