Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Casos de acidente com escorpiões são comuns em vários estados brasileiros

Números de ocorrências com o animal peçonhento têm aumentado em diferentes regiões do país. Veja medidas de prevenção

Por Luiz Affonso Mehu,
segunda-feira, 31 de julho de 2023
 
 
 

Casos de acidente com escorpiões são comuns em vários estados brasileiros
Escorpião / Nattawatstocker / Freepik

Para muitas pessoas, os escorpiões são pequenos animais vistos apenas em livros de biologia ou em filmes. Mas a realidade é que eles podem estar bem mais próximos do que se imagina. De acordo com o Instituto Butantan, existem mais de duas mil espécies de escorpiões registradas em todo mundo, sendo 172 delas residentes no Brasil.

Conforme dados divulgados pela Gerência de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar (Gevitha) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), os números de picadas de escorpiões aumentaram 45% em 2023 na localidade. Apenas entre janeiro e maio, houve 1.134 ocorrências. Para efeitos de comparação, no mesmo período de 2022, foram registrados 780 episódios desse tipo.

Outros dados também trazem o aumento dessas pragas no país. Segundo a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da SES-DF, em 2022 foram recebidas 899 chamadas para a captura de escorpião entre janeiro e maio, enquanto, no mesmo período de 2023, os casos atingiram a marca de 1.222, representando um aumento de 35%.

Já um estudo liderado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), revelou que o risco de levar uma ferroada de escorpião em São Paulo aumentou oito vezes nos últimos 15 anos. Com o fim do inverno e a chegada do verão, a tendência é que os números em todo o país subam ainda mais.

Por esse motivo, é fundamental estar ciente das espécies de escorpiões mais comuns no Brasil, os riscos de uma ferroada e o que fazer ao ser picado. Além disso, conhecer as formas de prevenção e a importância do serviço de dedetização é essencial.

Espécies mais comuns no Brasil

De acordo com o Butantan, as espécies de escorpião que existem no Brasil são divididas em quatro famílias, sendo três inofensivas ou causadoras de picadas com efeitos leves.

Os Bothriuridae estão na lista dos menos perigosos, possuem porte pequeno e são encontrados no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Os escorpiões Chactidae são escuros e de tamanhos variados, sendo bastante comuns na Amazônia. Já os Hormuridae são grandes e também possuem coloração escura, vivem em regiões do Centro-Oeste e da Amazônia e raramente provocam acidentes.

Os escorpiões mais temidos do território brasileiro são da família Buthidae. Esses aracnídeos são encontrados em todo o Brasil e, segundo o Butantan, compõem cerca de 60% das espécies nacionais.

Vale ressaltar que os escorpiões não apenas causam acidentes. Esses animais desempenham papel importante para o equilíbrio ambiental e para a área da saúde científica, uma vez que são usados constantemente para tratar doenças.

O que fazer ao ser picado?

Ao ser picado por um escorpião, é importante seguir alguns passos para evitar complicações. Mesmo que a pessoa não apresente sintomas imediatos após o acidente, segundo o Ministério da Saúde, é essencial lavar abundantemente a região com água e sabão e realizar uma compressa morna no local enquanto se encaminha a uma unidade de saúde mais próxima.

Além disso, se houver a possibilidade, aconselha-se fotografar o animal responsável pela picada para que o serviço de saúde possa realizar o tratamento mais adequado àquela espécie.

Formas de prevenir

Nem sempre é possível fugir do acidente causado por um escorpião, por esse motivo, o ideal é adotar medidas de prevenção para evitar o aparecimento desses pequenos animais. As principais dicas estão relacionadas a hábitos de higiene e contenção de pragas urbanas.
Elimine focos de água parada

Grande parte dos portais e artigos relacionados a escorpiões apontam que esses animais gostam de umidade e costumam procurar por locais que tenham fontes de água. Por esse motivo, eliminar focos de água parada pode ajudar a evitar o aparecimento desses aracnídeos. Calhas no telhado, vasos de plantas, parte interna de pneus e locais próximos a vazamentos costumam ser os mais buscados por esses animais.

Verifique locais escuros regularmente

Alguns espaços em casa, por apresentarem pouca claridade, costumam chamar a atenção de animais como escorpiões e aranhas. Fissuras em torno das portas, armários, parte interna de sapatos, embaixo da cama, bueiros e outros locais similares podem servir de esconderijos para esses aracnídeos. Sendo assim, sempre que possível, recomenda-se verificar esses locais para evitar acidentes.

Limpe matos e remova os entulhos

Além dos ambientes escuros, regiões com acúmulo de mato e entulhos também podem servir de abrigo para os escorpiões. Ao andar por esses espaços, os riscos de acidentes podem ser maiores. Sendo assim, deixar esses locais limpos pode minimizar as chances do aparecimento de aracnídeos.
Contate uma empresa de dedetização

O ambiente e a fonte de alimento são os principais fatores que chamam a atenção de um animal como o escorpião. No caso desses aracnídeos, são as pragas urbanas a principal base de alimentação. Uma das formas mais eficientes de eliminar esses visitantes indesejados e também a presença dos escorpiões é a dedetização.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024