Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Curiosidades sobre a Fórmula 1: um esporte amado no Brasil

Essa paixão pela Fórmula 1 é evidente nos muitos pilotos brasileiros que competiram e nos muitos fãs

Por A Redação,
terça-feira, 12 de setembro de 2023
 
 
 

Curiosidades sobre a Fórmula 1: um esporte amado no Brasil
Curiosidades sobre a Fórmula 1 / Freepik

A Fórmula 1 é um esporte muito amado no Brasil, com uma longa e célebre história. O país é um dos cinco maiores mercados de televisão da Fórmula 1, com mais de 70 milhões de espectadores. O Grande Prêmio de São Paulo de 2021 foi o evento de Fórmula 1 mais assistido do Brasil, com 181.000 espectadores.

Essa paixão pela Fórmula 1 é evidente nos muitos pilotos brasileiros que competiram e nos muitos fãs que demonstraram apoio aos seus pilotos favoritos. Alguns até participam de apostas Fórmula 1 para demonstrar ainda mais seu amor pelo esporte.

Embora o país esteja envolvido desde o início dos campeonatos, foi somente em 1973 que o Grande Prêmio do Brasil – atualmente chamado de Grande Prêmio de São Paulo – entrou para o calendário. Desde então, ele testemunhou algumas corridas emocionantes, incluindo a lendária decisão do campeonato de 2007.

Aqui estão mais alguns fatos divertidos sobre a relação entre a F1 e o Brasil que você precisa saber:

Casa dos campeões
Os brasileiros conhecem bem o legado de Ayrton Senna, que atuou nas décadas de 1980 e 1990.

Sua morte em 1º de maio de 1994, após um acidente no Grande Prêmio de San Marino, foi uma tragédia nacional no Brasil. Seu velório foi um dos maiores e mais emocionantes da história do país, com mais de 22 horas de duração e um número estimado de 240.000 pessoas.

Ao longo de sua carreira, Senna conquistou três títulos de campeão e 41 vitórias em corridas. Ele é conhecido por formar uma grande rivalidade com o tetracampeão mundial Alain Prost.

Além de Senna, o Brasil conta com o bicampeão mundial Emerson Fittipaldi e o tricampeão mundial Nelson Piquet. Embora não sejam campeões mundiais, Rubens Barrichello, Felipe Massa e Carlos Pace também venceram várias corridas.

Circuitos únicos
O Brasil tem dois circuitos de Fórmula 1: Autódromo José Carlos Pace e Autódromo José Nelson Piquet. Os dois circuitos têm o nome de dois importantes pilotos de F1 do Brasil.

Cinco pilotos brasileiros venceram nessas pistas desde que elas passaram a fazer parte do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 1973. Fittipaldi, Piquet, Massa e Senna venceram a corrida duas vezes, enquanto Pace venceu uma vez.

O Autódromo José Carlos Pace, que muitos chamam de Circuito de Interlagos ou Autódromo de Interlagos, está localizado a 800 metros acima do nível do mar, semelhante à pista do Grande Prêmio do México.

Essa característica única apresenta desafios adicionais para os pilotos, uma vez que o ar em Interlagos é mais rarefeito do que no nível do mar, o que leva a várias implicações tanto para as equipes quanto para os pilotos.

Interlagos também é um dos poucos circuitos de F1 no sentido anti-horário. Até o momento, ele foi modificado três vezes.

Embora o Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio, não seja usado atualmente para corridas de F1, ele já testemunhou dez corridas de Grande Prêmio com escândalos e vitórias lendárias.

Identifique as corujas de toca
É incomum ver a vida selvagem perto de um circuito de corrida, mas as corujas escavadoras (conhecidas como Shoco) fizeram sua casa em Interlagos. Essas pequenas corujas são únicas por terem pernas mais longas do que outras corujas. Elas podem "correr" e voar quando estão caçando.

Ao contrário de outras corujas, elas são ativas durante o dia. Isso as torna uma atração única na pista. Tente avistar uma em sua próxima visita ao circuito!

Mudança de espaço no calendário
Desde a sua criação, em 1973, até 2003, o Grande Prêmio do Brasil teve uma vaga no início da temporada do calendário do Campeonato Mundial. No entanto, em 2004, ele foi transferido para o final da temporada, tornando-se a última corrida de cinco anos até Abu Dhabi entrar no calendário em 2009. Atualmente, ela ocupa a posição de penúltima corrida.

Há alguns motivos para a mudança do cronograma. Um dos motivos é a popularidade da corrida entre os fãs, e transferi-la para o final da temporada dá aos pilotos e equipes a chance de terminar a temporada com uma nota alta. Outro motivo é o clima favorável no Brasil durante o período entre o final do outono e a primavera, o que proporciona melhores condições de corrida.
 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024