Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Exposição fotográfica mistura lenda e realidade para alertar sobre a situação das espécies no Amazonas

Durante a seca mais severa já registrada no Amazonas, mais de 10% da população de botos do Lago Tefé foi vitimada pelo aumento na temperatura da água.

Por Secretaria de Cultura e Economia Criativa,
terça-feira, 23 de janeiro de 2024
 
 
 

Exposição fotográfica mistura lenda e realidade para alertar sobre a situação das espécies no Amazonas
Exposição fotográfica / Divulgação/SEC

Durante a seca mais severa já registrada no Amazonas, entre os meses de setembro e outubro de 2023, mais de 10% da população de botos do Lago Tefé, no interior do estado, foi vitimada pelo aumento na temperatura da água. Usando a arte como ferramenta, o fotógrafo Tácio Melo encontrou uma forma poética e sensível de chamar a atenção da sociedade para os perigos que esses animais enfrentam em tempos de eventos climáticos extremos.

No mês de fevereiro, o artista lançará a exposição “O Último Boto”, que vai misturar lenda e realidade para conscientizar sobre a importância da preservação dos rios, florestas e das espécies de golfinho amazônico, endêmicas da região. Segundo ele, o boto-cor-de-rosa e o tucuxi estão classificados como "em perigo de extinção" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

“O projeto dá relevância a acontecimentos frequentes em nossa região, como a última seca, que afetou milhares de ribeirinhos e acarretou a morte de várias espécies, incluindo centenas de botos. O boto é um dos animais mais simbólicos do Amazonas, muito presente em nosso folclore, e tudo isso será representado por fotografias artísticas que vão retratar a vida e morte do animal na região, junto com textos que alertam para o seu risco de extinção”, explica Tácio Melo.

A iniciativa foi contemplada no Edital de Fomento às Artes e Cultura 2023 - Lei Paulo Gustavo, com apoio do Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Exposição

As fotografias, em estilo surrealista, foram produzidas no Lago Tefé (Praia do Amor) e nas margens urbanas do município, localizado a 575 quilômetros de Manaus. Para o trabalho, o fotógrafo escalou o bailarino Felipe Cassiano, integrante do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), que interpretou o boto com as características presentes nas histórias da cultura popular.

O projeto resultará em uma exposição itinerante programada para estrear no prédio histórico da antiga prefeitura de Tefé, em meados de fevereiro, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura. A mostra será totalmente adaptada para receber Pessoas com Deficiência (PcDs), que terão acesso à audiodescrição das obras, tradução em Libras e espaço adequado para pessoas com deficiência física/motora. Em seguida, a exposição percorrerá escolas públicas do município, alcançando estudantes e profissionais da educação.

“O Último Boto” faz parte da série fotográfica “Sinfonia na Floresta”, que Tácio Melo iniciou em 2011, dedicada ao tema ambiental. Futuramente, o artista pretende dar continuidade ao trabalho para abordar outros animais da fauna amazônica. Acompanhe essa e outras produções nas redes sociais do fotógrafo (@fototacio).

 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024