Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas inicia preparativos para a II Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se

O foco do projeto, coordenado em todo o País pela Corregedoria Nacional, é a emissão da certidão de nascimento a grupos populacionais vulneráveis: pessoas em situação de rua, povos indígenas e migrantes.

Por , Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
 
 
 

Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas inicia preparativos para a II Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se
Termo de Cessão de Uso com a Direção da Amazonastur / Chico Batata

O foco do projeto, coordenado em todo o País pela Corregedoria Nacional, é a emissão da certidão de nascimento a grupos populacionais vulneráveis: pessoas em situação de rua, povos indígenas e migrantes.


Na manhã desta segunda-feira (26/2), o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, assinou o Termo de Cessão de Uso com a Direção da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) para a utilização do Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado em Manaus, com objetivo de o local sediar as atividades da II Semana Nacional de Registro Civil – “Registre-se”, que este ano ocorrerá entre os dias 13 e 17 de maio.

Além do corregedor, o Termo de Cessão de Uso também foi assinado pelo presidente da Amazonastur, Ian Henderson Carmo Ribeiro, na sede da Corregedoria, e destacou a cooperação do Governo do Estado desde a primeira edição do projeto, em maio do ano passado. “É uma grande satisfação o Governo do Estado, através da Amazonastur, poder colaborar para a realização de mais uma programação do ‘Registre-se’. Trata-se de um projeto fundamental que procura resgatar a cidadania da população em situação de vulnerabilidade e a nossa parceria com a Corregedoria-Geral e com o Tribunal de Justiça do Amazonas reflete o compromisso do Estado em buscar a promoção da igualdade e da justiça social em nossa região”, comentou Ribeiro.

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Fernandes, lembrou que, através desta iniciativa, a CGJ/AM reitera o empenho em assegurar que as pessoas em situação de vulnerabilidade (povos indígenas, pessoas em situação de rua e migrantes) tenham acesso aos seus direitos fundamentais, começando pelo reconhecimento de sua identidade civil. “Sabemos que o registro civil é o primeiro passo para o exercício pleno da cidadania e para o acesso a uma série de serviços essenciais. Ao unirmos esforços com a Amazonastur para promover a II Semana Nacional do Registro Civil no ‘Vasco Vasques’, estaremos contribuindo para a inclusão e a dignidade de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade que, por diferentes razões, não tiveram seus direitos civis reconhecidos”, comentou o corregedor.

No início deste mês, a equipe da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) realizou uma visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques como parte dos preparativos para o “Registre-se 2024”. “A conscientização sobre a importância da certidão de nascimento, que é um documento básico para que o cidadão possa assegurar seus direitos, também é uma das ênfases dessa grande campanha de resgate da cidadania de uma pessoa, pois não possuir o registro é como não existir para a sociedade”, comentou o corregedor, acrescentando que na certidão de nascimento estão informações fundamentais para a identificação de um indivíduo como nome, filiação, naturalidade, nacionalidade, dentre outros dados.

“É crucial ressaltar que a emissão da certidão de nascimento é um documento essencial para o exercício da cidadania. Sem ele, os cidadãos enfrentam dificuldades no acesso a uma série de serviços públicos como educação, saúde, previdência social, dentre outros. A II Semana Nacional de Registro Civil - ‘Registre-se’ representa, portanto, uma oportunidade para fortalecer os direitos civis e promover o acesso à documentação básica a esses grupos populacionais mais vulneráveis”, reforçou o juiz-corregedor auxiliar Rafael Cró, que está na coordenação dos trabalhos no Amazonas.

Na visita técnica da CGJ ao Vasco Vasques, realizada no dia 9 de fevereiro, estiveram presentes o juiz Rafael Cró e servidores do Gabinete, da Comunicação e Secretaria Judiciária da Corregedoria e do setor de Cerimonial do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Eles percorreram as instalações do Centro de Convenções Vasco Vasques – 2.ª Etapa, sob coordenação da Amazonastur, e conheceram a sua estrutura: 14.350 metros quadrados, capacidade para mais de 8 mil pessoas no total, sendo uma unidade destinada a eventos de grande porte, exposições, conferências e eventos sociais, com facilidade de acesso às pessoas com deficiências.

Ano passado

O juiz Rafael Cró lembrou que no ano passado atuaram os dez cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais de Manaus; o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); Governo do Estado; Prefeitura Municipal de Manaus; Defensoria Pública; Polícias Civil, Militar e Federal; Receita Federal; Funai; Programa Justiça Itinerante do TJAM; Comitê Interno de Apoio à Implementação e ao Monitoramento da Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua; Acnur; Adra; Instituto Mana; Agência da ONU para Migrações (OIM); dentre outras instituições.

Todos órgãos e entidades desenvolveram ações específicas: os cartórios, por exemplo, realizaram a emissão da 1.ª e 2.ª vias da Certidão de Nascimento, de forma gratuita, às pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa Justiça Itinerante, do TJAM, Defensoria Pública do Estado, Vara de Registros Públicos e o órgão ministerial atenderam as demandas jurídicas.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) emitiu título de eleitor. O Setor de Certidão da CGJ/AM promoveu a triagem, orientação e encaminhamento aos registradores. A expedição do “RG” (1.ª e 2.ª vias) ficou sob coordenação da Polícia Civil do Amazonas; e a do CPF, com a Receita Federal. A Polícia Federal, a Agência da ONU para Migrações (OIM) e as entidades Acnur, Adra e Instituto Mana realizaram atendimento e orientações aos refugiados e migrantes.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Manaus (Semasc) atendeu o cidadão interessado no Cadastro Único. E a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) participou oferecendo orientações e consultas ao SPC e Serasa e cadastramento para vagas de emprego.

Registre-se

A iniciativa cumpre o estabelecido pelo Provimento n.º 140/2023 (original2114002023022363f7d718d3b3d.pdf (cnj.jus.br), da Corregedoria Nacional de Justiça. Em todo o País, as Corregedorias dos Tribunais estão responsáveis pela organização do evento em seus estados e que ocorre sempre no mês de maio com a finalidade de combater o sub-registro civil de nascimento, além de ampliar o acesso à documentação civil básica aos grupos populacionais em situação de vulnerabilidade (povos indígenas, pessoas em situação de rua e migrantes).

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024