Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Ensaios dos Bumbás 2024: Caprichoso e Garantido mostram que temporada será especial

Na primeira noite de Ensaios dos Bumbás, os dois bois levaram suas respectivas galeras ao delírio com suas apresentaçőes

Por Secretaria de Cultura e Economia Criativa,
segunda-feira, 25 de março de 2024
 
 
 

Ensaios dos Bumbás 2024: Caprichoso e Garantido mostram que temporada será especial
Ensaios dos Bumbás 2024 / Mauro Neto / Secom

Dirigentes dos Movimentos Marujada e Amigos do Garantido, itens oficiais e público mostraram que a expectativa é de grandes noites no Bar do Boi Caprichoso e Curral do Garantido, no Sambódromo

A primeira noite de Ensaios dos Bumbás, realizada no sábado (23/03) pelos Bois Caprichoso e Garantido, mostrou que a temporada 2024 promete ser diferenciada. O público compareceu em peso, lotando a ferradura do Sambódromo, os bumbás e seus itens oficiais mostraram garra e vontade de serem campeões do Festival de Parintins, neste ano, que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Os dirigentes dos Movimentos Marujada e Amigos do Garantido, responsáveis pela realização dos ensaios, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, também apresentaram a opinião em comum de que a temporada de 2024 será especial.

Para o presidente do Movimento Marujada (MM), Rogério de Jesus, o Roca, a temporada do Bar do Boi este ano será centrada na busca do tricampeonato do boi-bumbá Caprichoso. “Então, por causa disso, a galera azulada pode esperar que estamos firmes em busca do tricampeonato. E, para isso, a preparação vai ser aqui no Sambódromo e lá no Rio Negro, todas as sextas-feiras, e aqui aos sábados. Então, estamos firmes para ter grandes espetáculos sempre aos sábados aqui, no Bar do Boi”, afirmou.

A presidente do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Cláudia Santos, afirmou que a temporada de 2024, para o MAG, começou em fevereiro, com a festa de aniversário de 28 anos do movimento. “Os torcedores vermelhos e brancos podem esperar várias novidades porque o primeiro Curral do Garantido é dia 30. Então, nós já estamos convidando as pessoas para o nosso evento. Hoje tem novidades, com todos os artistas tanto do Garantido quanto do Caprichoso. Tem os artistas de ponta, os itens”, afirmou.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, lembrou que a temporada de 2024 começou de forma frenética, com o lançamento do Festival de Parintins, no Bumbódromo, na sexta-feira (22/03), na Ilha Tupinambarana, e o início dos Ensaios do Bumbás, no sábado (23/03), no Sambódromo, em Manaus.

“Mais uma vez o governo Wilson Lima vem valorizando a nossa cultura, fazendo um trabalho de investimento voltado para a potencialização do trabalho que já é feito pelos artistas do boi e, dessa forma, gerando tantos empregos e oportunidades”, disse o secretário. “A gente já vê aqui a casa com um público expressivo. Ontem, em Parintins, também tivemos um espetáculo belíssimo com mais de 15 mil pessoas e a gente segue com um calendário intenso, que vai até a data oficial de realização do festival, nos dias 28, 29 e 30 de junho”, afirmou.

Para o tripa do Caprichoso, Alexandre Azevedo, 2024 é um ano atípico, porque o festival tem sido muito comentado em todo o Brasil. “Com certeza, o Caprichoso vai apresentar um grande espetáculo para quem for a Parintins e, também, para quem vai acompanhar na televisão. Caprichoso vem muito forte para conquistar esse tricampeonato. Então, pode esperar, galera, que o Caprichoso vem padrão Caprichoso, como a gente costuma falar”, declarou.

O apresentador oficial do Garantido, Israel Paulain, afirmou que a festa do lançamento em Parintins foi linda e impressionou a todos, com o Bumbódromo superlotado. “Eu estou muito empolgado, energizado, estou muito animado com esse novo momento do Boi-bumbá Garantido, agora na gestão do presidente Fred Goes. Garantido resgatando a sua essência, voltando para sua sina de ser campeão e nós vamos entrar no bumbódromo para conquistar o 33º título”, garantiu.

Os torcedores dos bumbás também mostraram empolgação. A torcedora Karen de Queiroz, do boi-bumbá Caprichoso, disse que estava ansiosa para o início dos Ensaios dos bumbás. “Todo ano eu venho e, assim, eu venho em todos os ensaios. Pode estar chovendo, pode estar do jeito que for, mas eu sempre venho. É uma honra poder acompanhar o meu boi”, declarou.

A torcedora Raíssa Teixeira, do boi-bumbá Garantido, também disse que estava esperando ansiosamente o início dos ensaios. “É o início de uma temporada que a gente está esperando muito do Garantido. Dois anos que não foram tão bons, então estar aqui, iniciando, é uma expectativa muito grande”, disse.

Os shows

Na primeira noite de Ensaios dos Bumbás, os dois bois levaram suas respectivas galeras ao delírio com suas apresentações, revezando-se no palco a cada hora, das 21h da noite de sábado (23/02) às 3h da madrugada de domingo (24/03).

Os levantadores de toadas Leonardo Castelo e Felipe Júnior abriram a noite às 21h, cantando toadas recentes e históricas do Garantido, em uma espécie de esquenta dos grandes shows que seriam apresentados em seguida pelos bumbás.

No segundo show da noite, às 22h, foi a vez do Caprichoso apresentar seu grande espetáculo, com a participação de todos os itens oficiais.  Patrick Araújo (levantador oficial) e Edmundo Oran (apresentador) foram os primeiros a subir ao palco do Sambódromo com a Marujada de Guerra. Um início apoteótico, que contou com os itens individuais: Marciele Albuquerque (cunhã poranga), Cleise Simas (rainha do folclore), Marcela Mariavla (porta-estandarte), Valentina Cid (sinhazinha) e o pajé Erick Beltrão, além do Touro Negro da Francesa, movimentado pelo tripa Alexandre Azevedo.

No segundo momento de show do Garantido, às 23h, os itens oficiais individuais se apresentaram, realizando o grande espetáculo do bumbá da Baixa do São José. Para alegria dos torcedores encarnados Edilene Tavares (rainha do folclore), Lívia Christina (porta-estandarte), Adriano Paketá (pajé), Valentina Coimbra (sinhazinha-da-fazenda) e o amo do boi João Paulo Faria se apresentaram.

Em seguida, depois da meia-noite, Prince do Boi (amo do boi) dividiu o palco com Júnior Paulain, em uma combinação que promete levar momentos de tradição e folclore ao Sambódromo. Em seguida, David Assayag (levantador oficial) cantou acompanhado da Batucada. O Comando Garantido (torcida oficial) e o Garantido Show (grupo de dança oficial) também fecharam o cenário das atrações do Garantido.

A noitada bovina foi encerrada, na madrugada do domingo (24/03), com Klinger Júnior e Arlindo Neto, dois herdeiros de grandes nomes da família azulada. O boi de pano se apresentou novamente sob o comando do tripa Alexandre Azevedo, que defende o item 10 do Festival (boi-bumbá evolução). As torcidas oficiais FAB e Raça Azul, Troup Caprichoso e Corpo de Dança Caprichoso (CDC) Manaus completaram o elenco de atrações azuladas.

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024