Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Mudanças climáticas, desafios em regiões transfronteiriças e inserção socioeconômica foram temas debatidos na COMIGRAR

As conferências estaduais foram etapas preparatórias para a II COMIGRAR

Por ACNUR - Agência da ONU para Refugiados,
segunda-feira, 25 de março de 2024
 
 
 

Mudanças climáticas, desafios em regiões transfronteiriças e inserção socioeconômica foram temas debatidos na COMIGRAR
Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Amazonas / Paula Mariane/ACNUR

As conferências estaduais foram etapas preparatórias para a II COMIGRAR, evento nacional que visa discutir a elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas para refugiados, apátridas e migrantes

Desafios enfrentados por pessoas refugiadas, apátridas e migrantes em regiões transfronteiriças, os impactos das mudanças climáticas no deslocamento forçado de pessoas e a insegurança de viver em áreas suscetíveis aos desastres naturais, assim como a superação de barreiras para a inserção socioeconômica e a garantia do acesso aos serviços públicos foram alguns dos temas abordados durante as conferências estaduais de Migração, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR) recentemente realizadas nos estados do Acre e do Amazonas.

Durante o mês de março, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), junto a outras entidades, apoiou a realização das conferências que consistiram em etapas preparatórias para a II Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de junho em Foz do Iguaçu (PR).

A COMIGRAR visa promover um processo colaborativo de desenvolvimento de políticas públicas sobre migração, refúgio e apatridia a partir da perspectiva dessas populações. Além disso, a conferência tem em vista fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas refugiadas, apátridas e migrantes que atuam no tema. 

Além do apoio fornecido pelo ACNUR para a realização das conferências em si, a mobilização das comunidades refugiadas é outro elemento fundamental trabalhado pela agência para assegurar a pluralidade das vozes e de seus pontos de vista sobre os temas que impactam suas vidas. A participação de organizações lideradas por pessoas refugiadas, previamente levantadas pelo ACNUR, é um exemplo desse processo de inclusão.

Laura Lima, chefe do escritório do ACNUR em Manaus, que abrange atividades em ambos os estados, destacou o papel assumido pelo Amazonas e Acre na recepção de fluxos de pessoas deslocadas à força que buscam recomeçar suas vidas com dignidade no país. 

“Não podemos esquecer que garantir os direitos às pessoas refugiadas, apátridas e migrantes, é também uma forma de garantir direitos para todos; construindo-se uma relação de ganhos mútuos com as comunidades de acolhida”, afirma. 

“Estamos falando de um tema transversal em um contexto histórico; não podemos discutir deslocamento forçado de pessoas se não falarmos também de pauta climática e desastres naturais, especialmente estando no coração da Amazônia. O ACNUR seguirá trabalhando com as comunidades e seus governos para aprimorarmos mecanismos de alerta e resposta precoce, visando aperfeiçoar as políticas públicas para serem estruturadas não somente para atender as necessidades emergenciais”, destaca Laura.

Durante a etapa estadual, os presentes votaram para eleger os delegados que representarão o Amazonas e o Acre na II COMIGRAR nacional, assim como as propostas que eles levarão relativas aos seguintes eixos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental; e interculturalidade e diversidades.

No Acre, mais de 150 participantes se reuniram para discutir propostas de melhoria de políticas públicas, considerando os desafios inerentes às pessoas refugiadas, apátridas e migrantes nas regiões transfronteiriças. No Amazonas, o evento contou com mais de 200 participantes. 

“Espero representar a todos os refugiados e migrantes, incluindo às populações indígenas, não só da Venezuela, mas de todos os países para incorporar nas políticas públicas, a nível nacional, todas as nossas propostas”, afirma a presidente da Organização dos Indígenas Venezuelanos no Amazonas e Brasil (OIVAB), Fiorella Ramos, indígena Warao eleita na conferência do Amazonas.

O presidente da Associação dos Trabalhadores Haitianos no Amazonas (ATHAM), Abdias Dolce, afirma que participar da COMIGRAR e ser um dos delegados eleitos foi uma honra. “Vamos fazer de tudo para que nossa representação ao nível nacional seja um sucesso, para o bem de todas as pessoas refugiadas, apátridas e migrantes no Brasil”.

A representante da Cáritas Articulação Noroeste e Pastoral do Migrante, Aurinete Brasil, eleita delegada durante a conferência estadual do Acre, afirma que este é um momento histórico e um “divisor de águas” para a consolidação das políticas públicas voltadas às pessoas refugiadas, apátridas e migrantes.  “Após 10 anos, estamos retomando uma Conferência Nacional sobre Migrações, Refúgio e Apatridia não só para a elaboração de uma política nacional, mas também para uma implementação dessas políticas públicas federalmente”.

No Amazonas, a conferência foi organizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e ocorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). No Acre, o evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) no anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

Além do suporte do ACNUR, ambas as conferências contaram com o apoio da Agência da ONU para as Migrações (OIM). 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024