Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Opy Health aumenta segurança na manipulação de resíduos hospitalares

Operação permite queda expressiva no total de ocorrências na manipulação dos resíduos hospitalares

Por Luana Dallabrida, LAM Comunicação
quinta-feira, 9 de maio de 2024
 
 
 

Opy Health aumenta segurança na manipulação de resíduos hospitalares
Manipulação de resíduos hospitalares / Divulgação

Operação bem integrada com o serviço assistencial permite queda expressiva no total de ocorrências na manipulação dos resíduos hospitalares

A operação sincronizada e parceria próxima entre a gestão assistencial e não-assistencial no Hospital Delphina Aziz (Manaus-AM) têm sido peça-chave para alcançar bons resultados nos cuidados com a segurança dos profissionais que manipulam resíduos hospitalares antes de sua destinação final. Dados recentes revelam uma queda de 33% no total de ocorrências envolvendo o time de higienização e limpeza com objetos perfurocortantes. Estes acidentes podem ocorrer principalmente devido ao descarte incorreto de resíduos pela equipe clínica, em desacordo com as normas de segurança. Esta queda foi fruto do trabalho realizado em parceria da Opy Health junto à equipe assistencial com realização de campanhas de conscientização promovidas ao longo do ano.

De acordo com o Gerente de Operações da Opy Health, Leonardo Marques, a integração é fundamental para o bom funcionamento do hospital público, que é referência no estado do Amazonas. “A operação sincronizada entre a gestão assistencial e não-assistencial é essencial para garantir não apenas a eficiência operacional, mas também a segurança de todos”, afirma.

Em 2023, 590 toneladas de resíduos foram gerenciados, sendo 377 toneladas com resíduos perigosos (infectantes, perfurocortantes e químicos). Embora a destinação dos resíduos perigosos seja responsabilidade do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o impacto negativo desses materiais nos colaboradores pode ser significativo se descartado incorretamente.

Para incentivar a conscientização entre os colaboradores, a Opy Health promove trimestralmente, em cada setor, a “Blitz do Descarte Correto”, na qual a equipe de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) supervisiona o correto direcionamento dos resíduos aos coletores apropriados. Além disso, ao longo do ano, o time de QSMS realiza palestras, como a “Boas Práticas de Segregação de Resíduos Hospitalares”, visando reforçar a importância dessas ações para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

SOBRE OPY HEALTH

A Opy Health é gestora de serviços não clínicos e de infraestrutura em hospitais públicos e privados. Iniciou suas operações em fevereiro de 2020 e atualmente opera o Hospital Delphina Aziz (Manaus, AM) e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC – Belo Horizonte, MG), além de parceria com a Sociedade Israelita Albert Einstein na operação do HMAP – Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia. Opy Health é uma empresa IG4 Capital. 

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
X   Facebook   Instagram


No seu bolso:
Download na Apple Store

Download na Google Play

ManausOnline.com
CNPJ: 30.125.646/0001-66
Copyright © 1996-2024