Principal        Turismo        Lazer        Gastronomia        Notícias        Serviços        Educação      


Notícias


Garantido abre e Caprichoso fecha primeira noite do 58º Festival de Parintins

Sorteio definiu a ordem das apresentações dos bois; Caprichoso busca o tetracampeonato e Garantido aposta no “Boi do Povão” para conquistar seu 33º título

Por Secretaria de Estado Cultura e Economia Criativa,
sábado, 21 de junho de 2025
 
 
 

Garantido abre e Caprichoso fecha primeira noite do 58º Festival de Parintins
Sorteio definiu a ordem das apresentações dos bois / Foto: © Aguilar Abecassis/SEC

O Boi Garantido será o primeiro bumbá a se apresentar na arena no 58º Festival de Parintins. O Boi Caprichoso fecha a primeira noite de apresentação, que acontece no dia 27 de junho. A ordem de apresentação foi definida em sorteio realizado no Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), neste sábado (21/06).

O Festival de Parintins é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.  Em 2025, o evento ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho.

O sorteio foi definido com base no maior número que cada presidente tirava da caixa e, com isso, escolhiam se abriam ou fechavam as noites de Festival. Cada agremiação terá cerca de duas horas e 30 minutos para se apresentar.

No sábado (28/06), o Boi Caprichoso inicia a segunda noite e o Boi Garantido encerra o espetáculo. No domingo (29/06), último dia do festival, o Boi Caprichoso novamente abre as apresentações enquanto o Boi Garantido será o encarregado de fechar o evento em 2025.

Boi Caprichoso

Neste ano, o Boi Caprichoso busca conquistar o inédito tetracampeonato com o tema “É Tempo de Retomada”. O bumbá azul e branco pretende resgatar, na arena do Bumbódromo, histórias esquecidas e exaltar as raízes caboclas, afro-brasileiras e indígenas.

O presidente do bumbá azul e branco, Rossy Amoedo, comemorou a ordem da apresentação, principalmente no primeiro dia do festival.

“Acredito que abrir o festival exige um momento de tensão, corre-corre na concentração. O segundo boi tem mais tempo para se preparar. Já na segunda noite não passa por esse processo, é melhor de abrir, o boi está mais leve. Na terceira noite a mesma coisa A galera também precisa descansar na segunda e na terceira noite. Então abrir, nós damos um fôlego à nossa galera. Então, com muito carinho a gente sempre pensa em abrir as noites”, declarou Rossy Amoedo.

Boi Garantido

O Boi Garantido disputa o Festival de Parintins 2025 com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, em busca do 33º título de sua história. A proposta do tema é destacar a tradição e o legado do bumbá da Baixa do São José.

Após o sorteio, o presidente do Boi Garantido, Fred Góes, afirmou que a direção do bumbá pretendia escolher abrir a noite do primeiro dia de espetáculo.

“Eu não tive dúvida de escolher abrir. Na segunda noite temos tempo para nos preparar. Por exemplo, você sai da noite anterior, passou nove meses preparando o boi, quando você termina a primeira noite você está exausto. Então é um tempo que a gente tem um tempo um pouco maior para a gente nos preparar para fazermos o show”, comentou Fred Góes.

Troféu Sincretismo Cultural

Durante o sorteio, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, apresentou o troféu Sincretismo Cultural, desenvolvido pelo artista parintinense Lucijones Cursino, da CriArt’s Atelier, e que teve apoio na criação de Silvio Pinto Júnior.

“Daqui a pouco a gente vai mostrar para todo mundo quem vai ser o novo campeão e vai poder ter essa plaquinha aqui no novo troféu que será mostrado para todos. A todo lugar que se vai em Parintins, já se impacta com essa arte que transpira o céu dessa cidade, e essa economia circula através de tudo isso, valorizando nossos artistas, valorizando nossa cultura, seja na dança, seja no teatro, seja na musicalidade, na nossa ancestralidade, é isso que conta e é por isso que Parintins encanta e maravilha o mundo inteiro”, frisou o secretário de Cultura e Economia Criativa. Caio André.

O troféu é uma peça emblemática criada para o Festival de Parintins, com detalhes que refletem a união de culturas, crenças, raças e ideologia. Cada fatia unida representa a formação do festival.

A peça mede 90cm de altura, por 78,5cm de largura e 63cm de profundidade. É feito em material sustentável, pois a reciclagem reduz a necessidade de extração de recursos naturais. Com figuras representando os bois Caprichoso, Garantido e o Bumbódromo, a base, feita em madeira, é ornamentada com plaquinhas de metal, registrando desde o início do festival, em 1966, os campeões de cada ano do Festival de Parintins, com espaço para próximas plaquinhas de campeão até o ano de 2036.  É uma ideia inovadora, além de ser troféus, será uma obra de arte, podendo ser apreciada por décadas.

Ordem de Apresentações

27 de junho:
Boi Garantido – 20h às 22h30
Boi Caprichoso – 23h a 1h30

28 de junho:
Boi Caprichoso - 20h às 22h30
Boi Garantido -23h a 1h30

29 de junho:
Boi Caprichoso - 20h às 22h30
Boi Garantido - 23h a 1h30

 

Publicidade




   
 
TURISMO
Agências de Turismo
Artesanato
Bibliotecas
Casas de Câmbio
Consulados
Ficha
Fotos
História
Hospedagem
Igrejas
Informações
Pontos Turísticos
Mapas
Municípios
Museus
Pescaria
Shoppings
Teatros
Zona Franca de Manaus

LAZER
Bares
Casas Noturnas
Eventos

GASTRONOMIA
Cafeterias
Café Regional
Churrascarias
Guloseimas
Lanchonetes
Pizzarias
Restaurantes
Sorveterias
SERVIÇOS
Caixas Eletrônicos 24h
Delegacias
Farmácias 24h
Hospitais
Notícias
Telefones Úteis
Táxi

EDUCAÇÃO
Infantil
Escolas Públicas
Escolas Particulares
Curso Superior
Curso Técnico
Siga nas redes sociais:
BlueSky    Canal no WhatsApp    X   
Facebook    Instagram
ManausOnline.com
Copyright © 1996-2025